Estamos inaugurando um novo BLOG, o
Mundo AEC – Blog Oficial sobre AEC da Autodesk Brasil
A Autodesk neste ano apresentou a AEC Collection, porque entende que o mundo AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) está todo conectado, sendo só um elemento. Imagine você projetar um edifício sem entender como será a sua implantação? Qual será o trabalho de terraplenagem? A drenagem? O seu impacto no entorno? Na mobilidade urbana? Ou mesmo um projeto de uma ponte, no qual preciso das mesmas ferramentas de detalhamento de estruturas de edifícios, ou se preciso fazer estudos preliminares, planejamento, avaliações diversas, levantamento por captura da realidade, etc.
Neste intuito, o time técnico da Autodesk resolveu unir os blogs http://autocad-revit-arquitetura.typepad.com/ e o blog infrabrasil.autodesk.com em um novo blog sobre AEC, aonde vamos discutir todas as nossas soluções e tecnologias para esta industria, além também de assuntos referentes ao mundo AEC em geral, como tendencias, BIM, o mercado e o futuro de como se projetar e fazer as coisas, entre outros.
Além disto a Autodesk tem investido fortemente em soluções de colaboração como o Collaboration for Revit e BIM 360 Team e em construção com a sua linha BIM 360, além de ferramentas de visualização e gameficação como o Autodesk Live e o Autodesk Stingray
E para esta missão contamos com o time de especialista da Autodesk para AEC
Convido a conhecer cada um deles melhor aqui
Conheça também o nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/c/MundoAECAutodesk
Mas do que vamos falar aqui? Em todo o mundo, indústrias evoluem à medida que novas tecnologias transformam a maneira como as pessoas criam produtos, edifícios, infraestrutura e muito mais. Tendências tecnológicas têm mudado a maneira com a qual os profissionais de arquitetura, engenharia e construção planejam, projetam, constroem e mantêm o ambiente construído e os serviços públicos oferecidos à população. A tecnologia tem sempre transformado a maneira como as coisas são feitas e tem aberto oportunidades para determinar e moldar o nosso futuro. Neste contexto de inovação e transformação tecnológica a “Modelagem da Informação da Construção” (Building Information Modeling – BIM) insere-se como um novo processo que se baseia em modelos tridimensionais inteligentes para a criação, a construção e o gerenciamento de edifícios e infraestrutura. As informações precisas e acessíveis nesses modelos capacitam os membros de um projeto a tomar melhores decisões e a responder mais rapidamente às necessidades do projeto. BIM já é um processo amplamente aceito em várias partes do mundo. De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria McGraw-Hill em empresas de construção norte-americanas, BIM é usado atualmente por mais de 70% da indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Em acrésBIMo, 50% das empresas relataram o uso de BIM para projetos de infraestrutura. Além disso, o número de governos, incluindo os dos EUA, Reino Unido, Cingapura, Finlândia, Alemanha, França, Brasil e China, com mandatos (“BIM Mandates”) estabelecidos ou políticas BIM emergentes continua a crescer.
Entendemos que hoje o BIM ele tem sua relevância para todos os setores da Arquitetura, Engenharia e Construção, isto é, mesmo havendo hoje algumas definições complementares como CIM (Civil Information Modeling) não utilizamos a mesma. Primeiro a norma ISO/ABNT 12006/15965 que traduziu BIM como “Modelagem da Informação da Construção”, sendo Construção tanto de infraestrutura civil e edificação, como estradas, ferrovias, etc. Como também vários grupos de trabalho ao redor do mundo que trata o BIM como um grande corpo de metodologia que entende as suas aplicações como subgrupos do uso do BIM para Edificação, o BIM para Infraestrutura, etc. Sendo assim o BLOG trata o BIM de maneira ampla e plural.
À medida que o uso de BIM avança, cresce a quantidade de informações de projeto mantidas em meio digital. A continuidade desta informação ao longo do ciclo de vida de um projeto é fundamental para o cumprimento dos valores e do sucesso de um projeto baseado em BIM. Com a proliferação de informações, as empresas precisam de uma abordagem mais integrada para capturar, gerenciar e compartilhar dados entre equipes de projeto e construção cada vez mais diversas e distribuídas, afim de maximizar os benefícios para os negócios.
Entretanto, a implementação de BIM não é uma tarefa fácil. Envolve tanto revisão de processos quanto adoção de nova tecnologia. Destes dois, os processos representam cerca de 80% da solução e a tecnologia apenas 20%. As pessoas, ainda mais importantes, representam 100% da solução, pois são elas que devem abraçar os novos processos e as novas tecnologias.
As empresas mais bem-sucedidas com BIM já perceberam que a Modelagem da Informação da Construção é, em primeiro lugar, uma decisão de negócios e têm clareza de como BIM apoiará a estratégia da sua organização. Elas também reconhecem que BIM é uma decisão de gestão, pois sem as pessoas certas a implementação BIM não será bem-sucedida. E, por último, mas não menos importante, elas concordam que adotar BIM envolve mudar muitos dos processos existentes.