twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.

Escrito por Karoline Skatteboe | Traduzido por Mariana Real

Precisa de uma visão geral de nossas capacidades de análise e como usá-las? Leia este artigo para uma introdução geral à análise.


A análise de ruído é uma ferramenta poderosa para tomadores de decisão lidarem com problemas relacionados ao ruído ambiental. Morar em áreas com altos níveis de ruído está associado a efeitos adversos significativos à saúde, e reduzir o número de pessoas que vivem nessas condições é uma grande parte de nossa missão de projetar cidades melhores.

Nossa análise de ruído ajudará você a identificar esses riscos o mais cedo possível e avaliar o impacto de suas alterações de projeto. Para obter um cálculo preciso e ser capaz de inspecionar dados em pontos específicos do seu local, você pode usar nossa análise de ruído detalhada (atualmente em beta).

Com nossa análise de ruído rápida, baseada em um modelo de ruído preditivo alimentado por IA, você pode obter insights em tempo real enquanto está projetando e reagir rapidamente a eles.

Este guia irá orientá-lo em:

  1. Como onfigurar e executar uma análise de ruído rápida
  2. Como justar seus parâmetros
  3. Como interpretar seus resultados

1. Configuração e execução de uma análise de ruído rápida

Adicionando estradas ou trilhos como fontes de ruído

Para executar a análise, você precisa adicionar fontes de ruído.

  1. Adicione fontes de ruído desenhando ou importando uma estrada ou trilho para o seu projeto.
  2. Quando você tiver suas estradas ou trilhos posicionados, você pode adicionar os dados de tráfego correspondentes a essa estrada ao selecioná-la. Você também precisa distribuir o tráfego ao longo do dia (day) (06h00-18h00), noite (evening) (18h00-22h00) e madrugada (night) (22h00-06h00).

a. Para estradas:

  • ADT (Tráfego Médio Diário): quantidade média de carros que passam todos os dias em todas as direções e faixas.
  • Tráfego pesado (heavy traffic): a quantidade de veículos pesados como ônibus e caminhões afetará o nível de ruído geral.

b. Para trilhos:

  • ADT (Tráfego Médio Diário): número combinado de carros de trem que passam todos os dias em todas as direções e faixas.
  • Comprimento do veículo: comprimento por carro de trem.
  • Tipo de trilho: trem, metrô ou bonde.

3. Dados de tráfego podem ser fornecidos pelos órgãos de mobilidade urbana e companhias de engenharia de tráfego da sua região.

Execute a análise

Execute a análise Para acessar a análise de ruído rápida, clique no ícone de análise de ruído no menu principal de análise. Não é necessário clicar em nada para executá-la – ela será atualizada automaticamente sempre que você fizer uma alteração nos prédios da cena ou voltar para o modo de design principal a partir do 3D Sketch.

2. Como ajustar os parâmetros

Área de análise

A área de análise para a análise de ruído rápida é um círculo de tamanho fixo. Não é possível editar o tamanho do círculo neste momento. Ao selecionar uma zona ou limite do local, o círculo será centralizado no meio dessas formas. Você seleciona a área de análise clicando no limite do local no canto superior direito.

3. Como interpretar os resultados

Abaixo, você verá um resultado típico de uma análise de ruído. As cores nas fachadas dos prédios e na área do solo ilustram os níveis de ruído calculados em decibéis (dB). Na parte inferior da janela, uma barra mostra o nível de decibéis para cada tonalidade de cor. Simplificando, verde significa silencioso, vermelho significa barulhento e amarelo significa algo intermediário.

NB: o modelo de aprendizado de máquina que alimenta a análise de ruído rápida é treinado em um conjunto de dados que inclui velocidades de tráfego na faixa de 50-120 km/h, e, portanto, não podemos garantir que ele permanecerá preciso para velocidades fora dessa faixa. Acreditamos que ele deve generalizar razoavelmente bem fora da faixa treinada, mas isso não é algo que testamos rigorosamente ainda.

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'