twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A Turner Construction Company utiliza o Autodesk BIM 360 para ajudar a manter o complexo projeto do Aeroporto Internacional de Oakland no caminho certo

 

 

Fundada em 1902 por Henry Turner, a Turner Construction Company, com sede em Nova York, tornou-se uma das maiores empresas de gerenciamento de construção da América do Norte. Hoje, a empresa supervisiona uma média de 1.500 projetos por ano e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. A Turner Construction Company é uma das principais defensoras do desenvolvimento e utilização de ferramentas tecnológicas e práticas de construção ecológica, com o maior número de funcionários credenciados pelo LEED e maior volume de construção verde nos Estados Unidos.

Para esse fim, a empresa faz uso da Building Information Modeling (BIM) para criar modelos informativos de gerenciamento de informações para abordar possíveis problemas de construção antes da mesma começar; melhorando, em última análise, os resultados do projeto. Em 2011, a Turner Construction Company foi reconhecida pela Building Design & Construction por ter o maior volume de projetos utilizando ferramentas BIM (4,6 bilhões) e atualmente se mantem como a empresa que mais implementa BIM (7,6 bilhões), ainda de acordo com a Building Design & Construction.

No início de 2012 a Turner Construction Company foi contatada para construir a nova planta central do Aeroporto Internacional de Oakland em Oakland, Califórnia; um projeto de 8.300 metros quadrados, US $ 26 milhões e uma rede extremamente complexa de sistemas prediais (elétricos, de aquecimento, de ventilação e de ar condicionado), os quais são críticos para manter o aeroporto funcionando de forma eficiente.

 

O desafio

“É uma instalação complicada, com escopo mecânico e elétrico muito denso”, disse Lincoln Wood, engenheiro na Turner Construction Company. “Construí-lo exige uma complexa coordenação dos esforços, porque os esforços dos muitos subcontratados devem ser integrados. Muito do equipamento – aparelhagem elétrica e equipamento mecânico, incluindo caldeiras, bombas e torre de resfriamento – é interdependente. Todos – desde o arquiteto, contratado e subcontratado ao proprietário e gerente da instalação – devem estar totalmente de acordo, desde a fase de envio até a entrega, instalação e operação. Se algo não está certo, existe o potencial de um efeito dominó que compromete toda a nossa linha de tempo e orçamento. Há muitos riscos.”

Cortesia Turner Construction Company

 

A solução

Para melhorar a colaboração e a tomada de decisão interdisciplinar durante o processo de pré-construção, a Turner criou um modelo BIM rico em informações do projeto usando o Autodesk® Revit® e depois o trouxe para o software de coordenação e revisão de projetos Autodesk® Navisworks® Manage. A empresa decidiu que a colaboração baseada em BIM precisava continuar durante a fase de construção, a fim de ajudar a manter o projeto no prazo previsto. Então, a Turner alavancou o BIM baseado na computação em nuvem com o Autodesk® BIM 360® para dar a sua equipe diversificada de subcontratados acesso remoto ao modelo.

Wood explica, “O Autodesk BIM 360 tem sido uma parte muito importante do projeto do Aeroporto de Oakland. Os usuários são capazes de visualizar o edifício e caminhar por todas as áreas virtualmente. Isso ajuda a quebrar as barreiras que dificultam a colaboração entre nossa equipe e os subcontratados. Não só promove a economia de tempo, mas há também o valor da capacidade do serviço de facilitar a documentação do projeto e a manutenção de registros. Os benefícios são óbvios para todos nós.”

 

Colaboração mais fácil e segura

Embora alguns dos principais membros da equipe do projeto nunca tivessem trabalhado em um ambiente 3D antes, eles rapidamente aprenderam. “Com o BIM 360, não é apenas uma curva de aprendizado mais rápida” disse Tyler Gross, gerente de design virtual e construção da Turner Construction Company. “É a velocidade da adoção. As pessoas que eu nunca esperaria nem em mil anos que se engajariam com um modelo, agora adoram.”

BIM 360 realmente mexeu com as pessoas”, diz Wood. “Possibilita a conversa entre o gerente de campo e o engenheiro no escritório de uma maneira direta. Simples.”

De acordo com a Wood, parte do motivo pelo qual os subcontratados se sentiram mais rapidamente à vontade colaborando no Autodesk BIM 360 foi porque eles estavam confiantes de que proporcionava um ambiente de trabalho mais seguro. O Autodesk BIM 360 oferece permissões personalizadas para as necessidades e habilidades de um usuário, permitindo o acesso apropriado ao modelo, ajudando a proteger contra mudanças indesejadas. “Apenas alguns cliques e você está no modelo e se sente seguro”, ele explica. “O BIM 360 mantém um histórico de cada versão do modelo, que pode ser acessada a qualquer momento. Existe a sensação de que a informação é segura e sempre acessível sem qualquer probabilidade de adulteração”.

Cortesia Turner Construction Company

 

Fluxo de Trabalho acelerado, decisões melhoradas

Incorporando o Autodesk BIM 360 em suas sessões de planejamento, a equipe do projeto conseguiu racionalizar o seu fluxo de trabalho promovendo uma tomada de decisão mais precisa. Com o suporte de um modelo inteligente, os subcontratados são capazes de rapidamente descobrir qualquer problema, colaborar em soluções e manter o projeto em andamento.

“Todos os subcontratados se reúnem para tratar de caminho crítico durante a construção, para reavaliar e confirmar o cronograma para a próxima fase de trabalho”, diz Wood. “Nós começamos determinando o objetivo final para a fase e trabalhamos atrás desse objetivo, levando todos os participantes da reunião a um acordo. Usando o Autodesk 360, eu estou trabalhando com um modelo em tempo real. Na medida que as decisões são tomadas, todos podem ver o que está acontecendo.”

Na visão de Wood, ter um modelo mais preciso disponível ajuda a equipe a evitar qualquer confusão ou adivinhação. “Ao consolidar toda a informação em um modelo” ele diz, “ninguém adivinha qual versão é a mais atual. Para mim, isso faz do Autodesk BIM 360 um poderoso mecanismo de coordenação que nos ajuda a minimizar qualquer retrabalho. O software ajuda a manter todos na mesma página.”

 

Trazendo a visualização do modelo BIM para o canteiro

Para aprimorar ainda mais a coordenação entre equipes, a Turner disponibilizou o Autodesk BIM 360 aos subcontratados no canteiro de obras, através de um aplicativo disponível em dispositivos móveis Apple® iPad®. “O aplicativo móvel é muito mais dinâmico do que o software que não pode sair do escritório, porque conecta todo mundo no momento da entrega”, diz Wood. “Aí, você tem o mestre de obras no campo, olhando para o iPad durante uma sessão de planejamento Pull Planing; o gerente de projeto – que é o principal tomador de decisão em relação ao dinheiro, cronograma e compromissos; juntamente com o projetista – que potencialmente poderia estar trabalhando de casa (home office), editando desenhos, ou mesmo adicionando comentários – e todas essas pessoas estão participando ativamente da mesma reunião.”

“Obter o Autodesk BIM 360 no iPad ajuda a trazer a visualização BIM para as pessoas que estão realmente construindo o prédio – eles têm ótimas ideias, mas tradicionalmente não possuíam uma maneira de compartilhá-las de forma eficiente “, diz Wood. “O aplicativo móvel é o futuro da coordenação e comunicação com o canteiro de obras. Como empreiteiro, acho que o campo está em posição de aproveitar essa tecnologia de maneiras interessantes”.

 

Os resultados

O Autodesk BIM 360 contribuiu bastante na conclusão do projeto da planta central do aeroporto de Oakland, mantendo cronograma e orçamento, acelerando o fluxo de trabalho e suportando a tomada de decisão informada. A Turner Construction Company também utilizou o Autodesk BIM 360 na fase seguinte do projeto de construção do aeroporto de Oakland, uma adaptação do Terminal 1, que também envolverá componentes logísticos complicados, incluindo a coordenação com a Administração de Segurança de Transporte dos EUA. “Para mim, é uma ”, diz Wood. “O escopo do trabalho é muito maior e haverá muita coordenação. Autodesk BIM 360 não é apenas visualização. Ele apoia a colaboração de informações e melhorou nossa eficiência”.

 

Fontes: Traduzido e adaptado de Turner Construction Company Customer Story

Featured Links

Diana Siqueira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, já estagiou em escritório de arquitetura e em construtoras, onde teve a oportunidade de acompanhar as diferentes fases da obra, desde a concepção e modelagem do projeto, até a entrega a clientes. Atualmente faz parte - como estagiária - da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'