Empresas de Saneamento possuem vital importância no desenvolvimento da região onde se encontram instaladas e estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida e bem estar da população.
Sistemas de captação de água, adutoras, elevatórias de água e esgoto para complexas estações de tratamento fazem parte, junto com outros complexos de edificações, do conjunto de ativos de uma empresa de saneamento.
Desta forma, projetar novos ativos e possuir metodologias que auxiliem no gerenciamento dos atuais se torna fundamental para que a empresa atenda as demandas de uma população em constante, e, massivo crescimento.
Felizmente, hoje as empresas de saneamento podem contar com ferramentas que permitem a aplicação da metodologia BIM, do acrônimo, Building Information Modelling, que ao ser corretamente implementada possibilita criar modelos tridimensionais repletos de informações que facilitarão a execução, manutenção e gerenciamento de ativos de uma forma jamais vista.
Uma das grandes vantagens da aplicação da metodologia BIM é concentrar, em um único modelo, todas as informações e disciplinas de um projeto, permitindo à todos os membros da equipe trabalhar de forma colaborativa.
Para melhor ilustrar as vantagens do BIM aplicado à projetos de saneamento, os gráficos abaixo apresentam o resultado de uma pesquisa realizada pela Dodge Analytics, no relatório chamado “The Business Value of BIM for Water Projects” (você pode baixar aqui) com empresas e profissionais que aplicaram esta metodologia em seus projetos de saneamento. Neles é possível visualizar os pontos onde o BIM é mais aplicado, assim como onde as vantagens de sua aplicação são mais evidentes.
Ambos os gráficos refletem a opinião de usuários reais do BIM aplicado em projetos de saneamento mostrando a eficiência do uso neste tipo de projeto.
Dentre as principais vantagens do uso do BIM em projetos de saneamento podemos destacar a redução de erros e omissões em projetos graças as vantagens da elaboração de modelos 3D unificando em um único local todas as disciplinas de um projeto permitindo uma melhor compatibilização entre elas. Isto permite a equipe tomar decisões mais assertivas uma vez que é possível visualizar e analisar erros durante a etapa de projeto, onde sua solução é mais simples do que na etapa de construção.
Outro ponto importante é a maior eficiência durante a etapa de orçamentação uma vez que é possível extrair quantitativos com uma maior precisão.
Por fim, a fantástica possibilidade de gerenciar ativos de uma forma impensável sem a utilização das ferramentas corretas.
A partir do uso do BIM é possível analisar todo o clico de vida de um ativo e melhor direcionar um plano de manutenção e seus custos. A partir de um monitoramento constante é posível obter relatórios de performance que aumentarão o conhecimento sobre um determinado equipamento o que permite às equipes de reforma e manutenção atuarem de forma colaborativa, o que além de trazer benefícios financeiros, auxilia na preservação do meio ambiente devido à uma melhor operação.
Assim, uma ampla implementação da metodologia BIM gera benefícios a curto, médio e longo prazo, ampliando as capacidades das empresas de saneamento e de toda sua equipe.