twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A importância do BIM nas empresas de Saneamento

Colucci
24/07/2018

Empresas de Saneamento possuem vital importância no desenvolvimento da região onde se encontram instaladas e estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida e bem estar da população.

Sistemas de captação de água, adutoras, elevatórias de água e esgoto para complexas estações de tratamento fazem parte, junto com outros complexos de edificações, do conjunto de ativos de uma empresa de saneamento.

represa billings e o bim no saneamento

Foto aérea da Represa Billings. Fonte: Folha de São Paulo

Desta forma, projetar novos ativos e possuir metodologias que auxiliem no gerenciamento dos atuais se torna fundamental para que a empresa atenda as demandas de uma população em constante, e, massivo crescimento.

Felizmente, hoje as empresas de saneamento podem contar com ferramentas que permitem a aplicação da metodologia BIM, do acrônimo, Building Information Modelling, que ao ser corretamente implementada possibilita criar modelos tridimensionais repletos de informações que facilitarão a execução, manutenção e gerenciamento de ativos de uma forma jamais vista.

Uma das grandes vantagens da aplicação da metodologia BIM é concentrar, em um único modelo, todas as informações e disciplinas de um projeto, permitindo à todos os membros da equipe trabalhar de forma colaborativa.

Para melhor ilustrar as vantagens do BIM aplicado à projetos de saneamento, os gráficos abaixo apresentam o resultado de uma pesquisa realizada pela Dodge Analytics, no relatório chamado “The Business Value of BIM for Water Projects” (você pode baixar aqui) com empresas e profissionais que aplicaram esta metodologia em seus projetos de saneamento. Neles é possível visualizar os pontos onde o BIM é mais aplicado, assim como onde as vantagens de sua aplicação são mais evidentes.

diferentes pontos de uso do bim em empresas de saneamento

Uso do BIM em empresas de Saneamento.

Ambos os gráficos refletem a opinião de usuários reais do BIM aplicado em projetos de saneamento mostrando a eficiência do uso neste tipo de projeto.

fatores que são impactados pelo uso do BIM em empresas de saneamento

Fatores determinantes do uso do BIM em empresas de Saneamento.

Dentre as principais vantagens do uso do BIM em projetos de saneamento  podemos destacar a redução de erros e omissões em projetos graças as vantagens da elaboração de modelos 3D unificando em um único local todas as disciplinas de um projeto permitindo uma melhor compatibilização entre elas. Isto permite a equipe tomar decisões mais assertivas uma vez que é possível visualizar e analisar erros durante a etapa de projeto, onde sua solução é mais simples do que na etapa de construção.

Outro ponto importante é a maior eficiência durante a etapa de orçamentação uma vez que é possível extrair quantitativos com uma maior precisão.

Por fim, a fantástica possibilidade de gerenciar ativos de uma forma impensável sem a utilização das ferramentas corretas.

A partir do uso do BIM é possível analisar todo o clico de vida de um ativo e melhor direcionar um plano de manutenção e seus custos. A partir de um monitoramento constante é posível obter relatórios de performance que aumentarão o conhecimento sobre um determinado equipamento o que permite às equipes de reforma e manutenção atuarem de forma colaborativa, o que além de trazer benefícios financeiros, auxilia na preservação do meio ambiente devido à uma melhor operação.

Assim, uma ampla implementação da metodologia BIM gera benefícios a curto, médio e longo prazo, ampliando as capacidades das empresas de saneamento e de toda sua equipe.

Featured Links

Colucci

0 Comments

'