twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Aprenda como usar nossa análise rápida alimentada por IA para prever as condições do vento em tempo real.

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.

Escrito por Karoline Skatteboe | Traduzido por Mariana Real

Precisa de uma visão geral das nossas capacidades de análise e de como utilizá-las? Leia este artigo para uma introdução geral à análise.


Prédios podem criar ventos desconfortáveis ​​ou até perigosos na área circundante. Levar em consideração as condições de vento ao projetar seu local é importante para evitar áreas externas de alto vento que afetarão o conforto e a segurança dos pedestres.

Nossa análise de vento ajudará você a identificar esses riscos o mais cedo possível e avaliar o impacto das alterações em seu projeto. Para obter um cálculo preciso e poder inspecionar dados em pontos específicos do seu local, você pode usar nossa análise de vento detalhada.

Com nossa análise rápida de vento, baseada em um modelo de vento preditivo alimentado por IA, você pode obter informações em tempo real enquanto estiver projetando e reagir rapidamente a elas.

Este guia irá orientá-lo(a) sobre:

  1. Como executar a análise rápida de vento
  2. Como ajustar os parâmetros
  3. Como interpretar seus resultados

1. Como executar a análise rápida de vento

Para acessar a análise de vento rápida, clique no ícone de análise de vento no menu principal de análises. Não é necessário clicar em nada para executá-la – ela será atualizada automaticamente sempre que você fizer uma alteração nos prédios na cena ou voltar para o modo de design principal a partir do 3D Sketch.

2. Como ajustar os parâmetros

Área de análise

A área de análise para a análise de vento rápida é um círculo de tamanho fixo. Não é possível editar o tamanho do círculo neste momento. Ao selecionar uma zona ou limite do local, o círculo será centralizado no meio dessas formas. Você também pode alterar a área de análise para “círculo personalizado” para mover o círculo ao redor da tela. Mais detalhes sobre a seleção do que analisar podem ser encontrados no artigo de visão geral da análise.

Tipo de análise

Existem dois modos de análise: conforto e direção. A análise de conforto fornece informações sobre o conforto dos pedestres ao examinar holisticamente seu local. A análise de direção permite que você selecione a velocidade e direção do vento de seu interesse.

Rosa dos Ventos

Se você estiver olhando para a análise direcional, você pode alterar a direção e a velocidade interagindo com a rosa dos ventos. Nós redesenhamos a tradicional rosa dos ventos para uso interativo:

A direção é mostrada em relação à orientação da bússola (Norte, Leste, Sul, Oeste). A frequência de ocorrência para uma determinada direção é identificada pelo tamanho do segmento correspondente. Além disso, a probabilidade percentual da direção escolhida é mostrada no centro da rosa dos ventos quando você seleciona uma direção.

A própria rosa dos ventos é uma ótima ferramenta para uma avaliação rápida das condições de vento no local. Ao simplesmente observar a rosa dos ventos, é possível responder a perguntas gerais como:

  • Para quais direções de vento meu projeto deve atuar como um escudo para áreas externas?
  • Minhas ruas estão alinhadas com as direções de vento dominantes?

Isso pode ser uma vantagem (ventilação) e uma fraqueza (altas velocidades de vento devido ao canalização).

3. Como interpretar os resultados

Direção

A análise direcional pode fornecer pistas importantes sobre qual direção está causando desconforto aos pedestres. Algumas áreas do local podem ser propensas a ventos de uma direção específica, o que nem sempre é fácil de interpretar apenas pelos resultados da análise de conforto.

Conforto dos pedestres

A análise de conforto dos pedestres combina os padrões de fluxo de vento com as probabilidades definidas na rosa dos ventos para prever onde haverá áreas com velocidades desconfortáveis ​​de vento ao longo do tempo.

Na guia “Comfort”, podemos visualizar os resultados da análise de conforto para uma determinada rosa dos ventos. Novamente, cabe ao usuário escolher qual fonte de dados de vento utilizar e qual estação do ano analisar. A escala de conforto utilizada é a escala Lawson LDDC, conforme recomendado pelas diretrizes mencionadas anteriormente. Detalhes sobre o conforto dos pedestres e as diferentes escalas estão disponíveis neste artigo.

O exemplo abaixo mostra um resultado da análise de conforto. A escala de conforto é mostrada à direita, indicando onde é mais provável que seja confortável para diferentes níveis de atividade ao longo de períodos mais longos de tempo.

Análise Baseada em Previsão vs. Simulação

Essa análise de vento rápida é baseada em um modelo preditivo de aprendizado de máquina. Esse modelo é treinado em milhares de simulações. A imagem abaixo é um exemplo que ilustra a precisão típica da análise de vento rápida; o resultado da análise de vento completa por CFD está à esquerda, sob o título “Target”, e a previsão rápida está à direita, sob o título “Prediction”.

A principal vantagem da análise de vento rápida é mostrar as localizações de áreas protegidas ou problemáticas.

Como você pode ver abaixo, ela mostra com precisão os corredores de vento entre os prédios e as áreas de baixo vento atrás deles, embora possa não mostrar o “fluxo” do ar como a análise completa por CFD faz. Aqui, as elipses pretas mostram áreas bem previstas com altas velocidades de vento, e a elipse amarela mostra onde a análise rápida entendeu que essa região seria protegida, mas subestimou ligeiramente o quanto.

Portanto, recomendamos que você utilize essa análise rápida para identificar rapidamente partes potencialmente desconfortáveis do seu local, ou para verificar se um pátio está adequadamente protegido, em vez de depender das velocidades exatas do vento que ela apresenta.

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'