twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Anunciando o BIM 360 Design, a próxima Geração do Collaboration for Revit

No início desta semana, anunciamos que nossa próxima geração da plataforma BIM 360 será a primeira plataforma unificada de design para construção do setor. Nós também liberamos o BIM 360 Design para nossos assinantes do Collaboration for Revit (C4R).

O que você precisa saber sobre o BIM 360 Design

O BIM 360 Design é o compartilhamento de trabalho na nuvem da Autodesk, colaboração de projeto e  produto de gerenciamento de dados para entrega aprimorada do projeto. Isto se junta ao portfolio BIM 360 com uma composição familiar – Ele permite o mesmo compartilhamento de trabalho na nuvem do Revit que você já ama do Colaboration for Revit, com o adendo de que essa funcionalidade de compartilhamento de trabalho agora também é construída na nova plataforma BIM 360. Ele inclui um novo módulo de “Design Collaboration” na nova plataforma que foi desenvolvida para  tornar a gestão BIM e a coordenação da entrega de projetos muito mais fácil.

O que mudou?

O BIM 360 Design é a próxima geração do Collaboration for Revit (C4R). Ele permite o compartilhamento de trabalho em nuvem que você ama no C4R, mas conectado à próxima geração da plataforma BIM 360.

O BIM 360 Design tem os seguintes componentes:

  • Compartilhamento de trabalho Revit para multi usuários e modelos com multi autoria (ambos disponíveis na próxima geração do BIM 360 e também no o BIM 360 Team, como você tem feito no Collaboration for Revit)
  • Módulo de Gerenciamento de Documentos para dados de gerenciamento, acesso a controles, e colaboração via web e celular
  • O Novo modulo de Design Collaboration para rastreamento de marcos e coordenação de entrega
  • Outro modulo de administração para contas e configuração de projeto (para mais informações, por favor leia o Getting Started guide)
  •  Autodesk Desktop Connector, para conectar seu repositório na nuvem ao seu desktop

Você é um usuário do C4R (Collaboration for Revit) entrando a bordo do BIM 360 Design? Participe do nosso Webinar, para se inscrever é só  clicar aqui.

 

O Collaboratioin for Revit está indo embora?

O Collaboration for Revit não está indo para lugar nenhum! Na verdade, se você assinou o CR4 e o BIM 360 Team (os nossos clássicos) e está usando atualmente eles em seus projetos,  você pode continuar usando ambos  e curtindo o acesso aos seus serviços e projetos – contanto que você renove a licença dos mesmos.

Na verdade o C4R foi  renomeado e reembalado dentro do BIM 360 Design, então se você é um assinante, você verá a atualização na Autodesk Account.  O acesso ao BIM 360 Design está incluído  em sua assinatura.

Para mais detalhes sobre o “Rebranding”, ativação de acesso e muito mais,  clique aqui.

E quanto ao BIM 360 Team?

Desde 9 de abril de 2018, a Autodesk não oferecerá mais novas assinaturas do BIM 360 Team. Se você é um assinante do BIM 360 Team, você pode continuar usando o BIM 360 Team com acesso ininterrupto aos seus serviços e projetos contanto que você  renove a licença.

De qualquer forma, os assinantes do BIM 360 Team terão acesso a funcionalidade de gerenciamento de documentos na nova plataforma BIM 360, e a opção de começar novos projetos na plataforma.  Para mais detalhes do fim da venda do BIM  360 Team, ativação de acesso e mais, por favor clique aqui.

 

A história por trás do BIM 360 Design

Isso tudo começou com um simples questionamento: “Como poderíamos permitir que as empresas colaborem entre si de diferentes domínios? ” Quando nós lançamos o Revit Server, nós sabíamos  que estávamos fornecendo um serviço valioso para nossos clientes, mas o fluxo de trabalho multidisciplinar exigia que as empresas trabalhassem juntas em muitos projetos.

O que se seguiu foi a colaboração radical em toda a empresa, que envolveu o uso de uma estrutura de projeto centrada no ser humano para fornecer uma solução altamente confiável, de alta performance e uma maneira fácil para as equipes criarem modelos BIM em qualquer lugar do mundo com uma conexão à Internet.  Nós chamamos isto de “Cloud Worksharing” (Compartilhamento de trabalho na Nuvem) – ou Collaboration for Revit (C4R) – e nossos assinantes adotaram isso em massa. Percebemos que estávamos no caminho certo.

 

A adoção do C4R não foi somente em projetos testes. Alguns dos maiores e dos mais exigentes projetos ao redor do mundo tem usado o C4R com sucesso – hoje, mais de 17000  usuários trabalham na nuvem  com compartilhamento de modelos Revit em um dia típico de trabalho, realizando 125.000 operações Sync With Central (SWC) em mais de 6000 projetos globais ativos diariamente.

Mas esta é uma nova página para todos nós do time de worksharing da Autodesk – e esperamos que para vocês também. Depois de 18 meses, nós temos superado as barreiras que impedem as  equipes de  projetos AEC de trabalharem juntas.

 

O  que eu posso fazer com o BIM 360 Design?

O BIM 360 Design é feito para equipes distribuídas e multidisciplinares. Você pode co-autorar os modelos Revit com maior controle de acesso, gerenciamento de itens, coordenação de entrega, rastreabilidade das atividades no projeto, diferentes visualizações e espaço de armazenamento ilimitado.

Com o BIM  360 Design, equipes de projeto podem dizer adeus ao “open/abrir”  dos ambientes como  única maneira de trabalhar, e dizer olá para a flexibilidade e dinâmica no uso dos acessos de controles granulares. Aqui está uma rápida olhada nas melhorias e funcionalidades:

Configuração de Projeto

  • Rapidez na configuração de equipes por usuário, função, ou empresa
  • Facilidade na definição das workspaces, ou seja, um espaço interno definido  de desenvolvimento de  projeto e um compartilhamento de pastas com dados  que outras equipes podem fazer referência e usar.
  • Uso de permissões e controles de acesso mais granulares, baseados em arquivos e pastas, se desejado.

CONTROLE DE COMPARTILHAMENTO DE TRABALHO  (WorkSharing)

  • Possibilita que múltiplos usuários sejam co autores dos modelos no Revit com o Revit Cloud Worksharing
  • Estende o compartilhamento de projetos entre equipes em localizações diferentes, e ao mesmo tempo centraliza o trabalho de equipes  distribuídas.
  • Possibilita o gerenciamento de projetos em 2D e modelos 3D em um  único repositório.
  • Possibilita a melhor alocação de recursos e distribuição dos membros da equipe conforme a real necessidade para cada projeto.
  • Possibilita o controle e gerenciamento dos dados de trabalhos em andamento para que apenas as informações revisadas e aprovadas sejam compartilhadas com outras equipes
  • Posssibilita que toda a equipe de projeto possa participar do processo BIM.

COORDENAÇÃO NA ENTREGA & RASTREABILIDADE

  • Possibilita o acompanhamento do progresso do projeto em um cronograma compartilhado do projeto.
  • Facilita o entendimento do atual status do modelo de projeto em uma vista agregada.
  • Possibilita a troca de pacotes selecionados, contendo conjuntos do Revit e modelos de projetos, entre equipes.
  • Reduz o retrabalho com uma atividade rastreável assistida por todas as equipes.
  • Possibilita transparência e garante a responsabilidade para prazos e marcos.

MUDANÇA DE VISUALIZAÇÃO

  • Ativa a mudança de visualização com um clique em qualquer artefato BIM contido no pacote. (Sem mais ficar caçando por uma revisão na nuvem ou exportando arquivos)
  • Facilita a comparação das diferenças entre as versões dos modelos Revit compartilhados entre projetistas e consultores.
  • Possibilita a exploração e o compartilhamento de entregas antes de aceitá-las no espaço da sua equipe, para entender como o as novas informações de projeto impactarão o trabalho em andamento.
  • Possibilita a navegação nas informações sobre mudanças na sua equipe, na fase do projeto ou no andamento da construção como um todo.

BIM ON-THE-GO

Melhora o feedback nos seus dados de projeto, com “mark-ups” e itens de alerta gerenciados via celular ou browser

 

CONECTE A NUVEM AO SEU DESKTOP

    Use o Autodesk Desktop Connector para conectar seu repositório na nuvem ao seu desktop.

1.        Faça o download do plug-in BIM  360 para o Autodesk Desktop Connector aqui

2.     Se você ainda não fez o downlooad do Desktop Connector, clique aqui

Nota: Você precisará ter instalado os dois aplicativos para se conectar a próxima geração do BIM 360

 

TRAZER DADOS BIM PARA PROCESSOS DE DOWNSTREAM

Use os dados downstream do BIM para construção de workflows através do Field Management, Project Management, e módulos de Model Coordination na nova plataforma do BIM 360.

Como eu começo a usar o BIM360 Design?

Se você já é um cliente, para começar um novo projeto com o BIM 360 Design, você  precisará:

1.    Criar uma conta BIM 360

Se você já tem uma conta, o módulo Design Collaboration já deve ter sido habilitado para sua conta. Caso não, por favor entre em contato com  um  representante de vendas Autodesk ou uma revenda.

Se você  ainda não tiver uma conta no BIM 360, seu gerente de contrato pode ativar o seu acesso via sua conta da Autodesk.

2.    Instalar o Revit 2018.3 ou Revit 2019

Ambas as versões do Revit tem sido atualizadas e devem estar disponíveis no seu App Autodesk. O Download direto pode ser feito aqui.  Apenas as versões posteriores ao Revit 2018.3 estão otimizadas para trabalhar com o BIM  360 Design.

Para mais informações sobre como  isso impacta seu trabalho no Revit, cheque os próximos posts no blog.

Fique ligado, nós iremos seguir com mais posts sobre Workflows Revit.

3.    Leia o Getting Started Guide

    4. Participe do nosso webinar para navegar no BIM 360 Design

Nós mostraremos como  configurar contas e projetos. Deixe seu BIM manager saber disto! Se você não é administrador sinta-se a vontade para saber: nós gastaremos algum tempo  em percorrer os fluxos de trabalho de coordenação de entrega e cronograma do projeto no novo módulo Design Collaboration.

O BIM   360 Design ainda não tem um trial para que você  experimente agora, mas nós estamos trabalhando para entregar isso aos nossos clientes. Para comprar novas assinaturas,  por favor visite a Autodesk eStore.

 

Quando nós começamos, nossa visão para o BIM 360 Design era fazer um produto de colaboração de projeto que permitisse a sua utilização para todos os projetos em andamento e o compartilhamento de dados com diferentes empresas, diferentes disciplinas dentro do projeto. Essa era a nossa intenção principal desde o começo: entregar fluxos de uma maneira integrada e adorável.

E nós estamos entregando!!! Com este novo produto, nós esperamos desafiar as normas de como as soluções de colaboração baseadas em arquivos operam, provar como os dados BIM podem reduzir o risco e aumentar  a rentabilidade na construção, e fazer você se deleitar em novas experiências que refletem o que você pensa  sobre os dados.

 

Esperamos que todos vocês estejam tão ansiosos com isso como nós. Nós trabalhamos duro baseados em muitos feedbacks e engajamento dos nossos clientes para entregar esta nova maneira de trabalhar, e o contínuo feedback e engajamento de vocês com certeza nos ajudará a entregar mais ainda do que vocês precisam.

 Notas de Ajuda

  • Se você tem perguntas sobre como o usar o BIM 360 Design, por favor visite nossos fóruns. Nós adoraríamos ouvir de você.
  • Para questões sobre ativação de acesso e reativação de conta, por favor procure um representante de vendas Autodesk ou uma revenda. Fique atento aos próximos posts que explicarão detalhadamente a ativação da conta para atuais clientes.
  • Se você precisa de ajuda para resolver algo, uma vez que sua conta no BIM 360 estiver criada, por favor procure o Autodesk Support.

 

Fonte: Artigo Traduzido e Adaptado dos dois seguintes artigos: “Announcing BIM 360 Design, Next Generation Design Collaboration from Autodesk” e “BIM 360 Design – The next Gen of Collaboration for Revit

 

 

 

 

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'