twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

AutoCAD Civil 3D 2018 – O que é um linha de recurso relativa? (Feature Line Relative)

Gustavo Paula
09/05/2017

Como vocês têm ouvido, o AutoCAD 3D 2018 está agora evoluindo e nós estamos realmente muito empolgados para ver como vocês colocaram todas essas novas ferramentas em uso na prática. Há um número de postagens em blogs, vídeos e fóruns de discussão que vão ajudar vocês rapidamente a se familiarizarem com todas as novas funcionalidades, então eu vou evitar a comentar o que já foi falado. Em vez disso, eu pensei em compartilhar um pouco de conhecimento de como essas melhorias se tornaram realidade. Há um pouco nesta versão, então vou quebrar isso em uma série de posts.

A primeira área de melhoria que vou abordar será a nova capacidade de “recurso relativo” “feature line relative”.

Quase todas as classes ou exemplos de produção da Autodesk University que demonstram a classificação usando o AutoCAD Civil 3D começam com a geração de uma superfície de referência (por exemplo, drenagem, classificação aproximada do canteiro, etc.) e projetando as linhas de recursos  (feature lines) de modo que fiquem no local correto 3D. Isso funciona muito bem como ponto de partida, mas havia áreas que achamos que poderíamos melhorar esse fluxo de trabalho. Essas melhorias incluíram:

  1. Tornar mais fácil para as pessoas fazer alterações ao sistema de classificação de todo o sistema. Em outras palavras, eu quero fazer uma mudança para a forma como a água flui através de um estacionamento ou eu quero subir a parte inferior de um site para equilibrar a terraplenagem.
  2. Dar às pessoas uma maneira de construir mais recursos detalhados em um canteiro, mantendo um link para a classificação aproximada do canteiro. Por exemplo, eu quero adicionar recursos como top / bottom ou guia/sarjeta (curb, gutter edge), etc e tê-los todos conectados verticalmente mesmo que eu precise fazer uma grande mudança.
  3. Dar às pessoas uma maneira de manter elevações com pontos-chave, independentemente das mudanças que possam acontecer  ao modificar sua classificação aproximada. Por exemplo, eu posso querer segurar elevações em locais de drenagem chave, construção de passeios / entradas ou conexões rodoviárias existentes.

A maneira como implementamos isso no Civil 3D 2018 foi para permitir que você mantenha uma conexão persistente para uma superfície ao controlar a elevação de uma linha de recurso (feature line). Você também pode definir um deslocamento vertical para alguns ou todos os controles de elevação ao longo da linha de recurso (feature line). Finalmente, você pode especificar que alguns ou todos esses nós de elevação permanecerão em relação a uma superfície ou que permanecerão em uma elevação absoluta.

Esta abordagem te da flexibilidade para aperfeiçoar progressivamente um projeto, mantendo a capacidade de fazer alterações de sistema de forma muito eficiente. Estou ansioso para ver as classes da Autodesk University 2017 que alavancam essas mudanças quando combinadas com outras melhorias, como a capacidade de criar um corredor a partir das linhas de recursos (R2017) e as ferramentas de resolução de bowtie do corredor (R2017 e R2018).

Aqui estão alguns recursos que você pode verificar para saber mais sobre esta melhoria R2018:

Recursos:

Obrigado!

Postagem traduzida de: BIMonTheRocks escrita pelo Dave Simeone que é Civil Product Manager da Autodesk

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarnewbertc@gmail.com

    Bom dia, quando vai sair o contet brasil da versão do civil 2018?

'