twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Autodesk e Esri: Parceria para avançar o planejamento e concepção da Infraestrutura

Autodesk e Esri, líderes globais em BIM e GIS, estão se associando para impulsionar a integração de inteligência espacial e informações do modelo de design 3D. Conectando  “A Ciência de Onde” com o  “Faça qualquer coisa”.

Aceleração tecnológica, crescimento populacional e se movimentando, mudanças climáticas e o deslocamento do clima geopolítico, estas são algumas das mega tendências que já estão moldando o estado econômico, social e ambiental do  nosso mundo.

Em 2050, estima-se que a população global atinja 10 bilhões de pessoas, com aproximadamente 70% dessa população vivendo em áreas urbanas. Com este crescimento acelerado da população e da densidade demográfica, vem a demanda de padrões de vida mais elevados, resultando em aumento significativo no uso de energia, maior complexidade das necessidades de transporte, e agravamento no abastecimento de água.

Ao longo do século passado, o nível global do mar subiu cerca de 20 centímetros – No entanto, essa taxa é quase o dobro, apenas nas duas últimas décadas. Embora as previsões específicas estejam ainda um pouco incertas, novos relatórios sugerem que o nível do mar poderia aumentar quase o dobro do previsto até o final desse século se as emissões de dióxido de carbono continuarem nesse ritmo, um resultado que poderia devastar as comunidades costeiras ao redor do globo.

Como podemos ajustar as necessidades de uma população em rápido crescimento com planejamento urbano, design e desenvolvimento de locais social e ambientalmente responsáveis? Podemos planejar e desenhar cidades para maximizar a segurança e que mova pessoas e bens de maneira eficiente? O que podemos fazer para tomar melhores decisões de planejamento e design para ajudar as comunidades vulneráveis a mitigar os danos potenciais de eventos naturais?

Proprietários de infraestrutura, planejadores e engenheiros civis modernos se  preocupam com a criação de um ambiente seguro, construído de maneira sustentável que melhore nossa qualidade de vida. Eles estão preocupados com a entrega de uma infraestrutura resiliente e sustentável que contribua para o crescimento econômico e social de uma sociedade. Para esses profissionais, abordar essas preocupações requer sistemas que possam ajudá-los a tomar melhores decisões sobre como construir coisas no contexto do ambiente natural e existente.

Na intersecção deste Sistema, GIS e BIM.

 Parceria GIS & BIM

O anúncio da parceria entre a Autodesk e a Esri destina-se a construir a ponte entre o BIM e suas ferramentas de projeto em infraestrutura e o e as tecnologias de mapeamento GIS. O plano é trabalhar em conjunto para criar um fluxo de informação mais direto, bidirecional e sem fricção, habilitando donos e assinantes da AEC Collection a trabalhar com modelos mais robustos de condições existentes para planejamento e design, minimizar a perda de dados, e gerenciar e operar de maneira mais eficaz os ativos da infraestrutura.

“A parceria com a Esri destina-se a combinar o poder do mapeamento BIM e GIS, o que permitirá que nossos clientes compartilhados construam qualquer coisa, em qualquer lugar. Nossos objetivos são fornecer aos planejadores da indústria e da cidade a capacidade de projetar no contexto do mundo real. Isso permitirá às comunidades construir cidades mais conectadas e resilientes com uma infraestrutura sustentável.” 

Andrew Anagnost, CEO, Autodesk

Ao encurtar o fluxo de dados entre GIS e BIM e colocando a informação no  centro dos projetos de infraestrutura, casas, escolas, rodovias, instalações de transito intermodais, drenagem e redes de energia, gestão de resíduos, e outros ativos, já não precisam ser planejados, projetados e construídos isoladamente de tudo o mais ao redor. Em vez disso, planejadores e designers podem ver melhor os projetos de infraestrutura em relação a como esses recursos se encaixam e interagem com o ecossistema circundante. Fluxos de trabalho GIS e BIM mais conectados podem ajudar as partes interessadas a entender melhor como o ambiente construído natural e existente se conecta com os novos ativos a serem construídos.

“É importante considerar as necessidades das gerações futuras durante a concepção e construção dos projetos hoje. Os benefícios da parceria com a Autodesk incluirão a obtenção de recursos sustentáveis para a crescente população, uma pegada humana responsável em nosso ambiente natural, melhor uso dos recursos do nosso planeta e cidades mais resistentes.”

Jack Dangermond, President, Esri.

GIS e BIM, juntos, conectam a inteligência em um detalhado modelo de design 3D aos dados mais granulados indexados geospacialmente e gerenciados através de GIS. A promessa desta integração GIS e BIM é empoderar os assinantes e proprietários da AEC Collection para se concentrar não apenas no que projetar e construir, mas também para entender melhor o local e o porquê, ajudando-os a oferecer uma infraestrutura mais sustentável e resiliente através de práticas de planejamento mais econômicas, sociais e ambientalmente responsáveis.

Fonte: Traduzido e adaptado do artigo em inglês: “Autodesk and Esri: Partnering to Advance Infrastructure Planning and Design”

 

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'