twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Autodesk expande sua atuação no mercado de construção com o aplicativo BIM 360 Layout

Diana Siqueira
19/10/2017

Utilizando a computação em nuvem, a funcionalidade BIM 360 Layout – da família BIM 360 – surgiu da necessidade de fornecer aos empreiteiros gerais e de sistemas prediais (mecânicos, elétricos e hidráulicos) a capacidade de conectar o modelo coordenado e atualizado ao processo de layout do canteiro.

O BIM 360 Layout é uma ferramenta que conecta a intenção de projeto de um modelo digital com o mundo físico ao controlar um instrumento robótico da Topcon, parceiro estratégico da Autodesk. Com uma conexão direta com o equipamento Topcon LN-100 – um sistema de posicionamento 3D específico para layout de construção – via WiFi, o usuário de campo é guiado para os locais reais no canteiro de obras com base nos pontos criados no modelo 3D representados no aplicativo BIM 360 Layout.

O aplicativo sincroniza com sua conta BIM 360 para baixar e fazer upload de modelos de projeto com detalhes de coordenadas de localização de pontos (locais de parafusos de âncora, bordas de lajes, trilhos de drywall, suporte para tubulação, etc). Uma vez emparelhado com uma estação total – no caso, o LN-100 – o BIM 360 Layout no tablet orienta o usuário para a localização exata desses pontos no local de trabalho para atividades de teste e/ou localização do campo, permitindo gerenciar a verificação e a localização dos pontos no modelo e no canteiro de obra mais fácil e intuitivamente.

Filtro e compartilhamento de set de pontos do Layout com os membros da equipe do projeto no site do BIM 360 Glue.

 

Ao substituir técnicas de layout manuais propensas a erros pela precisão do laser, o BIM 360 Layout simplifica o processo de criação de pontos de campo com uma solução de estação total e ajuda melhorar a assertividade e a produtividade no canteiro de obras. Dessa forma, os projetos são levantados mais rapidamente e de maneira mais fiel, contribuindo para a conclusão dentro do prazo planejado e com a qualidade desejada. Além disso, fornece navegação do modelo em tempo real para condução de layout, QA/QC (Quality Assurance/Quality Control) e as-bulting no canteiro de obra.

“À medida que expandimos nosso portfólio de aplicativos móveis e que fazem uso da computação em nuvem para construção, estamos criando para os profissionais de construção novas formas e mais eficientes de trabalhar” disse Jim Lynch – vice-presidente da Linha de Produtos BIM da Autodesk. “Com ferramentas como o BIM 360 Layout, estamos ajudando nossos clientes a aprimorar ainda mais a construtividade, gerenciando dados em várias plataformas (integradas) e formatos e ajudando a racionalizar os pontos de contato que permitem níveis mais altos de colaboração em projetos, aumento da produtividade com menos erros”.

O aplicativo BIM 360 Layout apresenta uma visão imersiva em primeira pessoa do modelo de construção, à medida que o usuário caminha pelo local de trabalho para os pontos do campo de layout.

 

Os usuários do BIM 360 Layout podem conectar o processo de criação de pontos do canteiro de obras dentro do modelo coordenado ao processo de layout real sem a necessidade de preparar e exportar listas de pontos manualmente. Os contratantes começam com o Autodesk Point Layout em conexão com o software Autodesk AtuoCAD, o Autodesk Navisworks ou o Autodesk Revit e, em seguida, importam seu modelo com os pontos de campo para o BIM 360.

“Ao fazer parcerias com a Autodesk para entregar uma solução de hardware construída especificamente no instrumento robótico LN-100 emparelhado com a ferramenta BIM 360 Layout, oferecemos aos contratados uma solução perfeitamente adaptada às suas necessidades, proporcionando maior eficiência e precisão no canteiro de obra” disse Eduardo Falcon – vice-presidente executivo e gerente geral da Topcon. “Estamos ansiosos com essa parceria com a Autodesk para oferecer produtos de ponta que beneficiem nossos clientes”.

Já testado em campo com clientes como DPR, Mortenson e PCL Construction, a ferramenta BIM 360 Layout do software BIM 360 desafia os conceitos modernos de layout de construção e fluxos de dados utilizados hoje.

O aplicativo BIM 360 Layout pode ser baixado em um iPad ou iPad mini e se conecta ao instrumento Topcon LN-100, guiando o usuário a locais físicos no local de trabalho – Cortesia da PCL Construction.

 

“Como o processo de layout está diretamente conectado a modelos 3D em nossos projetos de construção, o rigor é colocado em gerenciar e divulgar informação atualizada e coordenada de toda a equipe de projeto para layout de construção” disse Ondrei Poliak, ex-gerente de Construção Virtual da PCL. “No nosso uso da ferramenta BIM 360 Layout simplificamos o processo de controle e verificação dos componentes de subcontratados alocados e instalados, resultando em eficiências de tempo e custo nunca antes realizadas nesse nível”.

Veja no vídeo (inglês) a seguir como a PLC Construction reforçou seu processo de verificação do trabalho de subcontratados utilizando o BIM 360 Layout em conjunto com o Autodesk Point Layout.

 

O portfólio de soluções existentes na Autodesk e os aplicativos moveis BIM 360 para coordenação de pré-construção e execução em canteiro de obras estão entre os produtos de maior crescimento nos 30 anos de experiencia da Autodesk. As empresas de construção estão adotando o BIM 360 neste ritmo acelerado devido aos ganhos dramáticos de produtividade que eles conseguem ao estender o BIM diretamente para o processo de construção e o local de trabalho (canteiro de obra).

Para mais informações, visite o site da plataforma BIM 360 e ouça Jarrod Krug – especialista técnico da Autodesk – respondendo às seguintes questões sobre o Autodesk BIM 360 Layout (inglês):

  • Áudio 1 – Jarrod discute o portfólio BIM 360, explicando um pouco o BIM 360 Glue e BIM 360 Field, outras funcionalidades do BIM 360 (4:27 minutos);
  • Áudio 2 – Jarrod fala sobre o desafio dentro do processo BIM para construção que o BIM 360 Layout busca atender (9:47 minutos);
  • Áudio 3 – Jarrod explica como o BIM 360 Layout se une ao BIM 360 Glue e BIM 360 Field para aprimorar o fluxo de trabalho BIM do início ao fim e como isso pode virar o jogo para a construção (2:18 minutos).

 

Fontes: Traduzido e adaptado do artigo em inglês Autodesk expands in construction market with new BIM 360 Layout iPad app; BIM 360 Layout v1.2: usability updates and so much more…; BIM 360 Layout tips and workflow tricks

Featured Links

Diana Siqueira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, já estagiou em escritório de arquitetura e em construtoras, onde teve a oportunidade de acompanhar as diferentes fases da obra, desde a concepção e modelagem do projeto, até a entrega a clientes. Atualmente faz parte - como estagiária - da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'