twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Benefícios diretos da conexão do BIM com atividades em campo

Colucci
25/01/2019

Olá pessoal.

Ao longo dos últimos meses realizei algumas apresentações cujo objetivo foi mostrar os benefícios do BIM em instituições de ensino, empresas da área de construção e empresas de saneamento.

Fato que contribuiu muito nas postagens que tenho feito por aqui.

Em todas estas apresentações tenho levado o discurso de que o BIM já vem sendo bem aplicado em escritórios de projetos, tanto na área de infraestrutura como em edificações, mas ainda tem caminhado com passos não tão largos quando o assunto é sua aplicação no canteiro de obras ou atividades de manutenção.

É fato que já temos algumas iniciativas muito interessantes no Brasil, mas sinto que o grande “boom” deste setor acontecerá no ano de 2019. Aqui deixo uma provocação: Você e sua empresa está preparado para isso?

Pensando nisso, decidi compartilhar um incrível caso de sucesso da Bond Brothers Company uma premiada empresa de construção e gerenciamento de obras com escritórios espalhados pelos Estados Unidos.

 

Em seu vasto portfólio de atividades, encontramos um excelente exemplo onde a empresa inovou, superando suas expectativas de segurança e agilidade em um projeto a partir da introdução do BIM 360 Build em seus processos de auditoria de qualidade e inspeção de segurança

O desafio:

Um recente projeto de manutenção em uma rede de gás encanado fez com que toda a equipe se mobilizasse na aplicação de processos de auditoria de qualidade ágeis e seguros de forma a solucionar as dificuldades que aparecessem de forma imediata.

Abaixo, é possível visualizar um resumo dos desafios encontrados pela Bond Brothers Company neste projeto especificamente.

 

A solução:

Com o objetivo: “Segurança em primeiro lugar, e ágil” a Bond Brothers Company conseguiu, a partir da implementação do BIM 360 Build reduzir em 25% o tempo necessário para uma atividade de manutenção em uma rede de gás, finalizando em 6 dias uma atividade que normalmente levaria 8.

De acordo com Anthony Bond, um dos diretores da companhia, o BIM 360 Build auxiliou a reduzir tempo proporcionando uma economia direta de 2 milhões de dólares, uma vez que para esta atividade era necessário pagar uma multa de 1 milhão de dólares ao dia de interrupção no sistema elétrico existente.

Além da economia de tempo e dinheiro outro benefício direto da aplicação do BIM 360 Build neste projeto foi o aumento da confiança do cliente uma vez que os processos aplicados o beneficiou com redução de tempo e custos.

Isso só foi possível graças ao sistema de Fichas de Verificação de Serviços e possibilidade de visualização de toda documentação do projeto diretamente por dispositivos móveis, uma vez que o sistema permite que os encarregados pela execução, a partir de um sistema de hierarquia seguramente definido pelo gerente do projeto, utilize estas fichas de verificação, acionando diretamente por meio de Situações Problema (issues) as pessoas responsáveis por sua solução.

Ou seja, a aplicação do BIM a partir das ferramentas corretas, gera redução de tempo e consequente economia de dinheiro sem que haja redução na segurança e qualidade do projeto.

Quer saber mais sobre este projeto da Bond? Acesse neste link o PDF com toda a documentação do caso.

Para saber mais como as soluções Autodesk podem contribuir para a inovação de seus processos com o BIM acesse nosso Blog, o Mundo AEC, e saiba tudo que há de mais novo no mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Em nosso blog, e Canal do Youtube, você encontrará vídeos como o abaixo, onde é possível aprender a utilizar templates do BIM 360 Build para padronizar modelos de Listas de Verificação de sua empresa.

Featured Links

Colucci

0 Comments

'