twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Com o BIM 360, a BuroHappold Engineering economizou 90% em projeto da Brown University

Juliana Conde
13/06/2019

A colaboração BIM, baseada em nuvem, proporcionou à BuroHappold, empresa britânica de engenharia, uma economia de tempo de 20% e uma redução de custos de 90%.

Para seu cliente anterior, o PNC Financial Services Group, a BuroHappold Engineering se perguntou: “Como podemos projetar o arranha-céu mais ecológico do mundo?” E quando a BuroHappold foi contratada para construir o lendário Millennium Dome em Londres, a empresa se perguntou: “Como criamos a maior estrutura tensionada em forma de cúpula no mundo?” Os membros da equipe da BuroHappold sempre fizeram as perguntas mais difíceis, forçando-se a explorar novas estratégias e fornecendo soluções progressivas que enfrentam novos desafios.

Quando a empresa assumiu a tarefa de construir o novo Centro de Pesquisa em Engenharia da Escola de Engenharia da Brown University (projetado pela KieranTimberlake Architects), buscou novas tecnologias e estratégias para a entrega de projetos. O edifício de aproximadamente 7500 m²  foi a primeira Entrega Integrada de Projetos (Integrated Project Delivery — IPD) da BuroHappold e da Brown. A empresa escolheu o BIM 360 Design, da Autodesk, para trabalhar eficientemente com equipes internas e externas.

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) define IPD como uma abordagem de entrega de projetos que integra pessoas, sistemas, estruturas de negócios e práticas em um processo que aproveita de forma colaborativa os talentos e as percepções de todos os participantes. O objetivo é otimizar os resultados do projeto, aumentar o valor para o proprietário, reduzir o desperdício e maximizar a eficiência em todas as fases de projeto, fabricação e construção. Essa é uma declaração carregada, então Paul McGilly, líder regional BIM para a Costa Leste dos EUA na BuroHappold, dividiu isso em termos mais simples: “O IPD é sobre equipes de projeto se unindo e trabalhando como uma única equipe. Trata-se de compartilhar o conhecimento e as habilidades de cada um e de poder entregar o projeto de maneira muito melhor em termos de tempo e custo.”.

Escolhendo a Melhor Solução

A BuroHappold analisou uma variedade de opções e descobriu que um software de configuração enxuta e o BIM 360 poderia permitir que suas equipes colaborassem em modelos de projetos e arquivos de vários escritórios por uma fração do custo de outras soluções. “Fez sentido o BIM 360 Design quando cotamos”, diz McGilly.

“As equipes podem se conectar aos modelos de projeto no BIM 360 Design e se sentir como se estivessem realmente trabalhando conosco no mesmo escritório”, acrescenta. “E se tivermos quaisquer solicitações ou mudanças de projeto que queremos que elas façam, elas podem fazê-las instantaneamente”.”

Como uma prática global, a BuroHappold é capaz de usar a colaboração BIM baseada em nuvem para explorar as habilidades dos engenheiros em seus escritórios em todo o mundo. Por exemplo, a empresa pode usar engenheiros altamente especializados em seus escritórios de Los Angeles para trabalhos especiais sem gastar milhares de dólares para colocá-los em Nova York por meses a fio.

Ser capaz de compartilhar dados de maneira perfeita foi um divisor de águas para a equipe de projeto da BuroHappold. O uso da plataforma de nuvem BIM 360 fez uma enorme diferença no equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos engenheiros, proporcionando uma economia de tempo de 20%.

“As equipes podem se conectar aos modelos de projeto no BIM 360 Design e sentir como se estivessem realmente trabalhando conosco no mesmo escritório. E se tivermos quaisquer solicitações ou mudanças de projeto que queremos que elas façam, elas podem fazê-las instantaneamente ”.

– Paul McGilly, Líder Regional BIM, BuroHappold Engineering

Usando os Dados do Projeto

A empresa foi capaz de integrar a coordenação de modelos e a detecção de conflitos no fluxo de trabalho do projeto com o BIM 360 Coordinate. Os gerentes de construção coordenariam o processo de solução de conflitos, priorizando os conflitos e comunicando aos engenheiros de projeto ou parceiros comerciais o que precisava ser resolvido e quando. Parceiros comerciais usaram o aplicativo BIM 360 Coordinate no canteiro de obra, tornando o processo da construção mais eficiente.

“Usando o BIM 360 Coordinate, o projetista e o parceiro comercial puderam receber relatórios conflitantes dos gerentes de construção, destacar os problemas no modelo, enviar de volta ao contratado, sentar com o engenheiro ou arquiteto para fazer alterações, e então enviar de novo para o contratado. ”, diz McGilly. “Isso nos permitiu entrar diretamente no modelo e dar um zoom em uma seção problemática, resolvendo conflitos como uma equipe e analisando o ambiente.”.

O engenheiro Sean Ottomanelli lidera uma reunião de coordenação do BIM com Paul McGilly e outros usando o BIM 360 Glue para examinar e resolver conflitos no modelo.

O engenheiro Sean Ottomanelli lidera uma reunião de coordenação do BIM com Paul McGilly e outros usando o BIM 360 Coordinate para examinar e resolver conflitos no modelo.

O Resultado

Quase 100 participantes de empresas de arquitetura, engenharia e comércio do projeto usaram o BIM 360 durante o projeto. A estreita coordenação em tempo real ajudou os parceiros comerciais a trabalharem de perto com os engenheiros da BuroHappold em sistemas de tubulação e dutos que eram especialmente complexos, dada a natureza da instalação de pesquisa educacional. A capacidade de controlar e agilizar a coordenação durante o projeto ajudou a reduzir o número total de pedidos de alteração.

Centro de Pesquisa em Engenharia da Brown University. Imagem cortesia da BuroHappold Engineering.

No geral, a colaboração BIM baseada em nuvem proporcionou à BuroHappold uma economia de tempo de 20% e uma redução de custo de 90% no projeto IPD da Brown University. Com esse sucesso, a BuroHappold tornou a tecnologia de colaboração BIM baseada em nuvem um componente essencial de seus fluxos de trabalho de projeto e detalhamento.

 

Post traduzido de: https://www.autodesk.com/customer-stories/burohappold

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'