twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Uma população em rápido crescimento, restrições de recursos e uma necessidade urgente de infraestrutura resiliente ao clima… engenheiros civis e arquitetos enfrentam uma série de desafios à medida que nos aproximamos da próxima década.

Mas e se você tivesse que construir uma cidade para 600.000 pessoas em menos de seis meses agora mesmo?

Em um tempo em que os países do mundo enfrentam crises migratórias sem precedentes, esse é o tipo de desafio que já é uma realidade para a agência de refugiados da ONU, a UNHCR, em Bangladesh. O país está em estado de emergência devido aos muitos Rohingya, principalmente mulheres e crianças, que vieram buscar proteção contra a violência e a perseguição. A maioria dos refugiados chegou dentro de três meses de crise, colocando uma enorme pressão sobre os recursos do Bangladesh. Para se certificar que eles teriam acesso a abrigo, água potável e saneamento, a UNHCR precisou estabelecer uma solução — a maior do tipo no mundo – rápido. A arquiteta e urbanista Phoebe Goodwin e sua equipe enfrentaram o desafio de cabeça erguida com a ajuda dos softwares Civil 3D e InfraWorks. A urbanização em situações de crise envolve determinar onde colocar abrigos, latrinas de emergência, estradas, trilhas, pontes e acessos. “É um exercício no planejamento da cidade”, diz Goodwin. A UNHCR também tem que construir acampamentos para durar. Um campo de refugiados comum permanece ativo por 17 a 20 anos, já que a maioria dos refugiados do mundo não pode voltar para casa por décadas.

Planejamento em Crises com o Civil 3D

Para planejar um lugar que abrigaria com segurança centenas de milhares de pessoas, Goodwin e equipe voltaram-se para o Civil 3D. Do planejamento ao projeto, as ferramentas de produção da planta do Civil 3D forneceram os documentos necessários para a construção.

Como se o planejamento de uma comunidade de 600.000 pessoas em menos de seis meses não fosse um desafio suficiente, a UNHCR teve que  aumentar o ritmo para se preparar para a temporada de monções. A UNHCR recebeu uma área de expansão de cerca de 800 acres para usar em um plano de contingência. Os dados geoespaciais e os recursos de visualização do Civil 3D ajudaram Goodwin a planejar deslizamentos de terra e inundações. “Posso pegar mapas de contorno e posso ver, por exemplo, uma análise de área propensa a inundações”, diz ela.

“Estamos baseando muitos de nossos planejamentos de contingência pré-monção sobre essa análise. Podemos determinar o número aproximado de domicílios que podem ser afetados por inundações e quem precisamos priorizar realocar para terrenos mais altos.”

A consultora sênior da Microdesk, Jessica Chambers, que treina a equipe da UNHCR no Civil 3D, diz que o software ajudou os planejadores a se adaptarem mais facilmente às condições de acampamento em constante mudança. “Ele realmente destaca a necessidade de usar os dados de forma eficaz; para que as ferramentas que estamos desenvolvendo e implementando usem o máximo de informações possíveis para informar o projeto dentro do software “, acrescenta.

Screenshot do Civil 3D realizando uma análise.

“Isso inclui sistema de informação geográfica (GIS), qualquer tipo de análise que foi feito no passado para sobrepor em seus planos, reunindo topografia e analisando a superfície. Mostrando aos planejadores do local que eles podem acessar essa análise e visualizar inclinações íngremes que será essencial para priorizar o que precisa ser movido primeiramente das inclinações mais íngremes, que são encostas menos estáveis. “

 

 

Área de expansão de aproximadamente 800 acres.

Características do Civil 3D que Enfrentam os Desafios do Amanhã

Mesmo em situações de não-crise, essas características do Civil 3D podem ajudar os engenheiros civis a construir hoje a infraestrutura de amanhã:

  • Uso eficaz de simulações, visualizações e ferramentas de análise de água para melhorar a comunicação, a entrega do projeto e a tomada de decisão.
  • Projeto para construir: processos ininterruptos de ponta a ponta ao entregar os dados do local para os arquitetos e os dados do projeto para a equipe de construção.
  • Conectar os processos do projeto na nuvem: usando o Autodesk BIM para captar informações existentes do projeto e importá-lo para o Civil 3D para um projeto aprimorado, equipes ao redor do globo pode acessar as informações, melhorando a eficiência.

Durante uma crise de refugiados, nenhum plano do local se torna uma planta concreta, disse Goodwin. O Civil 3D dá-lhe a flexibilidade necessária para um projeto dinâmico e ambicioso que traz uma melhor qualidade de vida – muito provavelmente por anos – a centenas de milhares de pessoas. Vamos enfrentar os desafios de projeto do mundo juntos.

 

Por: Leona Frank
Tradução: Juliana Conde
Post original: http://www.infrastructure-reimagined.com/civil-3d-tackles-tomorrows-challenges-today/

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'