twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O uso da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) para melhorar a construção e manutenção hoje é essencial para o desenvolvimento de projetos hospitalares.

O projeto de suas instalações está se tornando mais complexo a cada dia, mas, graças à capacidade do BIM de criar modelos 3D inteligentes, os especialistas podem visualizar interferências, simulações, controle de ventilação e realizar experiências virtuais antes da construção. Do projeto conceitual à documentação do local, é gerado um fluxo de informações que pode ser usado ao longo do ciclo de vida do projeto.

Modelagem de Projetos

A documentação do projeto gerada com o Autodesk Revit, permite visualizar o modelo em 2D e 3D e definir os espaços otimizados.

Simulação Espacial

Através dos modelos, conseguimos simular os espaços e funcionalidades de cada um, incorporando ao espaço os equipamentos hospitalares e suas localizações de maneira realista.

Detecção de Interferências

Durante as diferentes etapas do projeto com o Autodesk Navisworks, podemos detectar interferências entre instalações, estrutura e arquitetura e coordenar cronogramas para o estágio 4D. Também nos permite percorrer o modelo em tempo real, gerando visualizações e animações de rotas que nos permitem avaliar o espaço arquitetônico.

Simulações de Movimento de Pessoas

Com o Autodesk Infraworks, podemos realizar análises de mobilidade e micro-simulações da circulação de pessoas, controlando a proximidade delas em suas transferências para que um vírus não possa se espalhar.

Para saber também como aproveitar o Autodesk InfraWorks e o ArcGIS Online para ajudar hospitais vejam este ótimo video mostrando o uso destas ferramentas: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6653370911477026816/

Este vídeo mostra bem como podemos usar ferramentas de simulação para estimar o numero de leitos disponíveis ao longo dos hospitais nas regiões subjacentes.

Análise de Fluídos

Empresas reconhecidas globalmente, especializadas em sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), usam o Autodesk Simulation CFD e o Autodesk Inventor para simular o comportamento e o controle da temperatura e do fluxo de ar. Permite o controle de infecções, analisando o fluxo de ar em suas salas de cirurgia.

Análise de fluído atual.                                                           Proposta de fluído.

Sistemas Industrializados

Algumas das vantagens de trabalhar com sistemas industrializados, como estrutura de aço e drywall, geram economia de tempo, otimizando custos e projeto. Tanto para hospitais novos quanto para reformas, trabalhar com esses sistemas construtivos nos oferece muitas vantagens. Para isso, o Autodesk Advance Steel é a ferramenta com a qual podemos simular a estrutura, calcular e obter detalhes da construção.

A Autodesk está na vanguarda das tecnologias aplicadas aos projetos, independentemente do tipo de cada uma, agrega valor ao seu desenvolvimento e em todo seu ciclo de vida.

 

 

Traduzido de: Como aporta la tecnología para la construcción de Hospitales

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

'