Na matéria desta semana, traremos algumas dicas de como fazer um modelo de Praça, utilizando o Civil 3D e o InfraWorks 2021.2, ambos fazem parte da nossa AEC Collection sendo o nosso pacote de diversos Softwares, desenvolvidos para a manipulação de projetos com mais precisão e cuidado. Para criar um modelo no Gerador de Modelo do InfraWorks (Model Builder) e importar a base do modelo no InfraWorks assista o vídeo do nosso canal: 01 – Superfície do Google Earth – Gerando o Modelo no Infraworks e importando no Civil 3D
Nosso fluxo de trabalho hoje estará dividido em quatro partes para o desenvolvimento do modelo da Praça:
- Criação de Points e Fechamento de contornos.
- Gerar Áreas de Coberturas no Civil 3D para exportação.
- Exportação de ESRI Shapefiles (SHP) por Layer.
- Importar as Shapefiles no modelo do InfraWorks.
1. Criação de Points e fechamentos de Contornos.
Nesta primeiro passo com o comando Pontos (Points) no Civil 3D é possível associá-los posteriormente no InfraWorks com objetos verticais, então usamos para postes, árvores e mastros por exemplo, é possível também usarmos para modelos de bancos, lixeiras e outros tipos de equipamentos. Assista ao Vídeo:
2. Gerar Áreas de Coberturas no Civil 3D para exportação.
Após criamos os fechamentos destes Contornos, vamos utilizar o comando juntar(Join) para que fique uma linha única da área de uma determinada parte do projeto, podendo ser as áreas de gramados, de passagens de pessoas (caminhos) e Calçadas, cada um em seu devido Layer. Veja os passos no Vídeo abaixo :
3. Exportação de ESRI Shapefiles por layer.
A importância de utilizar cada área de cobertura ou point em sua devida Camada( layer) é que na hora da exportação podemos exportar pela camada (Layer). O Comando para exportar nossos Pontos (points) e área de coberturas é MAPEXPORT, na caixa que aparecerá é possível exportar por layer ou selecionar manualmente. O InfraWorks abre os arquivos SHP e permite configura-los e adicionar elementos ou personalizar a área de cobertura com gramados ou materiais de piso. Veja o Vídeo:
4. Importar as Shapefiles no modelo do InfraWorks.
Após gerarmos as Shapefiles no InfraWorks, vamos Importá-las uma a uma e configura-las assim que carregar, após isso temos a opção de fazermos alguns ajustes ou mesmo mudar os materiais e objetos configurados. Assista ao vídeo:
Este é o conteúdo da nossa semana do blog. É possível assistir ao vídeo também no nosso canal do YouTube: Criando um modelo de Praça utilizando Civil 3D e InfraWorks- Parte 1.
Agradeço à todos e até nosso próximo post.