twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Na matéria desta semana, traremos algumas dicas de como fazer um modelo de Praça, utilizando  o Civil 3D e o InfraWorks 2021.2, ambos fazem parte da nossa AEC Collection sendo o nosso pacote de diversos Softwares, desenvolvidos para a manipulação de projetos com mais precisão e cuidado. Para criar um modelo no Gerador de Modelo do InfraWorks (Model Builder) e importar a base do modelo no InfraWorks assista o vídeo do nosso canal: 01 – Superfície do Google Earth – Gerando o Modelo no Infraworks e importando no Civil 3D

Nosso fluxo de trabalho hoje estará dividido em quatro partes para o desenvolvimento do modelo da Praça:

  1.  Criação de Points e Fechamento de contornos.
  2. Gerar Áreas de Coberturas no Civil 3D  para exportação.
  3. Exportação de ESRI Shapefiles (SHP) por Layer.
  4. Importar as Shapefiles no modelo do InfraWorks.

 

1.  Criação de Points e fechamentos de Contornos.


Nesta primeiro passo com o comando Pontos (Points) no Civil 3D é possível associá-los posteriormente no InfraWorks com objetos verticais, então usamos para postes, árvores e mastros por exemplo, é possível também usarmos para modelos de bancos, lixeiras e outros tipos de equipamentos. Assista ao Vídeo:

 

2. Gerar Áreas de Coberturas no Civil 3D  para exportação.


Após criamos os fechamentos destes Contornos, vamos utilizar o comando juntar(Join) para que fique uma linha única da área de uma determinada parte do projeto, podendo ser as áreas de gramados, de passagens de pessoas (caminhos) e Calçadas, cada um em seu devido Layer.  Veja os passos no Vídeo abaixo :

 

3. Exportação de ESRI Shapefiles por layer.


A importância de utilizar cada área de cobertura ou point em sua devida Camada( layer)  é que na hora da exportação podemos exportar pela camada (Layer). O Comando para exportar nossos Pontos (points) e área de coberturas é MAPEXPORT, na caixa que aparecerá é possível exportar por layer ou selecionar manualmente. O InfraWorks abre os arquivos SHP e permite configura-los e adicionar elementos ou personalizar a área de cobertura com gramados ou materiais de piso. Veja o Vídeo:

 

4. Importar as Shapefiles no modelo do InfraWorks.


Após gerarmos as Shapefiles no InfraWorks, vamos Importá-las uma a uma e configura-las assim que carregar, após isso temos a opção de fazermos alguns ajustes ou mesmo mudar os materiais e objetos configurados. Assista ao vídeo:

 

Este é o conteúdo da nossa semana do blog. É possível assistir ao vídeo também no nosso canal do YouTube: Criando um modelo de Praça utilizando Civil 3D e InfraWorks- Parte 1. 

Agradeço à todos e até nosso próximo post.

 

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

'