twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Estudo de Trajetória – Como avaliar se o seu projeto irá funcionar?

Pedro Soethe
13/03/2017

Você sabia que a Autodesk  possui uma série de  soluções que possibilitam você  a testar  um projetos rodoviário depois de feito? Sim estes estudos são o de trajetória e visibilidade, geralmente  o estudo de trajetória  olha se o projeto suporta o veiculo tipo que irá  usufruir  daquela via, ou dispositivo  depois de pronto.  Para isto é usado alguns gabaritos destse veículos e é feito uma o trajeto de forma manual para verificação, se o traçado esta ou não ok.

Imagem relacionada

Exemplo de gabarito para verificação de trajetória.

Mas hoje já possuímos meios e maneiras melhores para fazer isto, que é o Autodesk Vehicle Tracking 

Este é a melhor solução do mercado para estudos de trajetórias de veículos, se você precisar, por exemplo, verificar se uma rotatória projetada, ou uma dispositivo de retorno irá funcionar com o veiculo projetado, você pode usar o Vehicle Tracking.

Conseguimos visualizar todas as linhas da trajetória  do veiculo, por exemplo, onde a roda traseira irá passar? O para-choque dianteiro, as rodas, o reboque, em suma tudo.

Verificação vertical da trajetória

Além  da verificação de trajetória, tanto em 2D quanto em 3D temos a possibilidade de estudar outras coisas como conflito terreno, gabarito vertical no perfil, para verificar se existe problemas de alguma parte do veiculo tocar o terreno em algum momento.

Exemplos de verificação com o perfil vertical e o veiculo tipo, mostrando onde o veiculo bate no terreno do perfil.

Além disto existe a possibilidade de análise tanto diretamente com a superfície resultante, ou o projeto do feito no Civil 3D.

Verificação de visibilidade da trajetória

Uma outra solução que o Vehicle Tracking faz muito bem é a verificação de visibilidade da trajetória, isto é conforme eu ando com o veiculo tipo ele me mostra o resultado da linha de visibilidade.

Biblioteca vasta de veículos

E quando estamos falando de veículos, isto serve para qualquer tipo de veiculo, desde automóveis, caminhões, como também, avião, trens sobre rodas, e até cadeira de rodas e macas. Você consegue realizar  qualquer tipo de análise com qualquer tipo de veiculo sobre rodas.

Posso usar isto para edificações?

Sim e muito, alem disto tudo o Vehicle Tracking ainda possibilita o projeto de estacionamentos com ferramentas especiais para isto, como separação automática de vagas, contagem e até destinação para vagas especiais.

Alem da criação de estacionamentos, consigo verificar se o veiculo consegue estacionar naquele local e naquela vaga, pois o Vehicle Tracking faz também a simulação do veiculo tipo estacionando na vaga, e assim ver se algum pilar, ou espaçamento das vagas estão adequados.

Outra coisa interessante é a verificação do acesso ao edifício, em muitos casos é bem íngreme e em alguns casos eu posso ter problemas com alguns tipos de veículos.

Aqui um video mostrando como isto funciona usando um modelo do Revit

Gostou e quer saber mais?

Baixe a versão teste do Vehicle Tracking e teste se seus projetos iram realmente funcionar com os veículos corretos e da forma correta.

 

AEC Industry Collection

Autodesk Vechicle Tracking

 

 

 

Se ficou interessado procure um de nossos revendedores clique aqui

 

Abraço

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

2 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarrenatodonato@rdvtreinamentos.com.br

    Parabéns Pedro! Explicações claras e objetivas!

  2. Avatartiagogarlipp

    Excelente.

'