twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Grandes projetos em Universidades são premiados no AEC Excellence Awards 2018

Colucci
21/11/2018

Recentemente tive a oportunidade de participar do maior evento técnico da Autodesk, que reuniu mais de dez mil pessoas em Las Vegas buscando conhecer ainda mais práticas inovadoras em suas respectivas áreas de atuação.

Autodesk University 2018 – Las Vegas

Dentre as fantásticas palestras que foram apresentadas, e que em outros artigos comentarei um pouco mais sobre as que mais me chamaram a atenção, estava o prêmio AEC Excellence Awards 2018, que premiou projetos que envolveram alta tecnologia e novos fluxos de trabalho e inovaram no ramo de Arquitetura, Engenharia e Construção.

AEC Excellence Awards 2018

AEC Excellence Awards 2018

Dentre os vencedores, três são referentes à grandes projetos em Universidades, o que mostra que as grandes instituições de ensino também entenderam a vantagem de aplicar alta tecnologia em seus projetos juntamente com fluxos BIM.

Brown University – Providence – Rhode Island

O primeiro caso se refere a um novo Centro de Pesquisas na Universidade Brown localizada em Providence em Rhode Island.

O objetivo do projeto era proporcionar aos alunos um espaço para experiências inovadoras necessárias para a formação de um professional para o século 21. E era extremamente desafiador devido a alta complexidade de seu Sistema de condução de gases e orçamento que não poderia exceder os valores iniciais.

Além disto a equipe de projetos se encontrava espalhada por todo país, o que tornou fundamental o uso de ferramentas que facilitassem a comunicação e colaboração entre eles.

A partir do uso de ferramentas Autodesk que potencializaram o fluxo BIM empregado, foi possível terminar este projeto meses antes do previsto, sem exceder o orçamento e ainda disponibilizar o modelo BIM para que a universidade possa utilizá-lo em atividades de operação e manutenção.

Novo Centro de Pesquisas da Brown University

Novo Centro de Pesquisas da Brown University

Além disso, a partir de ferramentas de análises energéticas foi possível obter uma eficiência energética de 25%, o que tornou ainda mais interessante este projeto.

Stavanger University Hospital – Rogaland – Noruega

Outro incrível exemplo se refere ao projeto de expansão do Hospital Universitário Stavanger, localizado em Rogaland na Noruega.

Prevista para 2023, esta expansão se tornou extremamente desafiadora devido ao alto nível de padronização exigida para o projeto, assim como o seu tamanho em si, que envolve 4 blocos e cerca de 650 leitos. Outra exigência feita é que o projeto seja ambientalmente sustentável e utilizasse boa parte da iluminação natural.

Stavanger University Hospital

Stavanger University Hospital

A partir da aplicação de fluxos BIM foi possível obter melhor coordenar o projeto, a partir da automatização de tarefas ocasionando na redução de redundâncias. O que ocasionará em uma drástica redução de custos devido à identificação e redução de conflitos ainda na etapa de projeto.

The University of Virginia Health System (UVA) University

Por fim temos mais um exemplo de uma grande expansão hospitalar, desta vez envolvendo o Sistema de Saúde da Universidade de Virgína.

Este projeto se tornou extremamente desafiador devido ao fato das atividades hospitalares não serem interrompidas durante a execução, o que tornou fundamental elaborar um projeto extremamente seguro, tanto para as pessoas que nele trabalharam assim como para os pacientes que ali transitam.

 

Além disso, este hospital conta com um heliponto constantemente utilizado e que recebe em média 20 pacientes por dia. Imagine as dificuldades de coordenação referentes a este projeto uma vez que os guindastes nele utilizado ficariam a menos de 10 metros deste heliponto.

Neste caso o uso do BIM e de um poderoso software de coordenação de projetos como o Navisworks permitiu que o mesmo fosse executado de forma a minimizar o impacto nas operações diárias do hospital.

Mas e a nossa realidade?

Muitas vezes me perguntam. Mas e a minha realidade? Minha instituição de ensino não possui projetos desta magnitude.

Não há problema algum!

A modelagem BIM é fundamental para que qualquer projeto de AEC, independentemente do porte seja executado no prazo e no orçamento, e ainda permite que vocês possuam as informações necessárias para as atividades de operação e manutenção que tanto impactam no dia a dia da instituição.

Ferramentas Autodesk para AEC

Ferramentas Autodesk para AEC

Desta forma, possuir as ferramentas corretas, treinar o time que cria os projetos da instituição como o objetivo de definir a forma como estes são criados é fundamental para que a instituição de ensino cumpra com suas responsabilidades orçamentárias, e no prazo que realmente auxilie a impactar na formação dos alunos, que é o objetivo final destas instituições.

Quer saber um pouco mais sobre esta premiação? Acesse agora mesmo este link.

Em nossos próximos artigos falaremos um pouco mais sobre algumas palestras destaques deste último AU Las Vegas.

Featured Links

Colucci

0 Comments

'