twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Aplicação de Padrões Rigorosos para o Projeto


O provedor de serviços de engenharia, arquitetura  e construção, a HDR está liderando uma equipe de 37 empresas parceiras de projeto em cinco fusos horários diferentes e com várias especializações para trabalhar na iniciativa APM da LAWA.

As rigorosas normas técnicas e critérios de projeto da LAWA exigem uma coordenação perfeita entre todas as equipes . ” A HDR necessitava produzir um modelo de nível de projeto (LOD) de 300 para todos os segmentos do projeto APM”, diz Cameron Schaefer, líder de Projeto Digital da HDR.

Courtesy of Los Angeles World Airports

Courtesy of Los Angeles World Airports

Como um dos maiores projetos de modelagem de informações prediais do país, o APM envolve mais de 180 modelos de projeto, criados e mantidos por mais de 300 funcionários que utilizam o BIM.

O projeto incorpora a guia do trem, estações, elevadores e escadas rolantes, estruturas elevadas de passarelas para os passageiros (com passarelas móveis entre estações e terminais aeroportuários), estruturas de estacionamento, melhorias nas estradas e paisagens, e uma instalação de manutenção e armazenamento para os trens elétricos do sistema.

Unindo Equipes de Projeto – BIM


Precisando de uma solução flexível, a HDR escolheu o Autodesk BIM 360 e módulos adicionais como o model coordination (Coordenação do modelo) e data management (gerenciamento de dados). “Precisávamos gerenciar uma grande equipe e manter todos na mesma página e atualizados com coordenação e compartilhamento de informações.” Schaefer disse. “A integração de modelos horizontais e verticais em um modelo federado, nos permitiu compartilhar informações entre plataformas e coordenar o trabalho das equipes civis e arquitetônicas nos modelos de guia e da estação.”

De acordo com Jay Chiglo, diretor de entrega alternativa da HDR e diretor responsável pela APM da LAWA, este projeto “Permitiu o uso mais extensivo do BIM que conheço na HDR no lado da engenharia”.

Courtesy of Los Angeles World Airports

Courtesy of Los Angeles World Airports

Desde o projeto civil até as estruturas das estações, o projeto conta com mais de 180 modelos mantidos ativamente em nuvem em que, podem ser usados para detecção de confrontos do modelo em 3D, eliminação 4D, visualização e estimativa 5D.

A abordagem multidisciplinar ajudou a melhorar a comunicação entre equipes e as demais partes interessadas no projeto, assim expôs problemas da construção durante o projeto  ainda no escritório, antecipando a solução para o canteiro de obras, assim obteve a coordenação aprimorada em múltiplas plataformas do projeto (Civil 3D, InfraWorks, Revit, Inventor).

Colaboração do Projeto – BIM 360


O BIM 360 é fundamental para acompanhar o progresso e atualizar todos os arquivos do projeto. “O BIM 360 garantiu a colaboração efetiva, para fazer um projeto e compartilhar dados em tempo real com as diferentes equipes”, diz Pedram Oskouie, gerente adjunto de BIM da HDR. “Tornando a comunicação mais eficiente, e usamos o módulo de gerenciamento de documentos para lidar com questões de coordenação, o que nos permitiu fazer análise e enviar aos projetistas, rastreá-los e, em seguida, criar relatórios deles.”

Courtesy of Los Angeles World Airports

“Os modelos eram compartilhados com nossos parceiros de construção semanalmente e usados para comunicar e transmitir as intenções do projeto”, diz Schaefer.

“Você não pode construir as instalações sem entender como a guia se liga às estradas, passarelas e utilitários”, diz Chiglo,” o BIM desempenhou um papel enorme em unir todo o nosso trabalho, o que foi extremamente importante para nos manter em um projeto realizado tão rápido e orientado por horários diferentes de trabalho.”

“Ligação com a Ponte” –  Fluxo de Trabalho Linear


Reunir a equipe em um ambiente comum de dados, com um modelo compartilhado foi um passo importante para a colaboração. Mas a equipe também precisava de um processo eficiente para incorporar projetos que foram criados em múltiplas plataformas em um modelo federado comum.

InfraWorks, Inventor, Civil 3D e Revit da Autodesk alimentaram uma nova estrutura de pontes guiadas, projetando com um fluxo de trabalho para enfrentar este desafio. A HDR e a equipe da Autodesk colaboraram durante todo o processo de projeto para melhorar o fluxo de trabalho conforme necessário.

“A Autodesk implementou um novo recurso que proporciona maior precisão e consistência, entre os alinhamentos do Civil 3D e seu uso correspondente nos modelos InfraWorks. Como isso era necessário no projeto, migramos retroativamente seu modelo muito detalhado no nível de dados, a fim de alavancar esse aprimoramento. Caso contrário, eles teriam que remodelar todas as suas estruturas de ponte guiada”, explica Ara Ashikian, gerente sênior de produtos da equipe de estrutura civil da Autodesk.

“Foi esse tipo de iteração para frente e para trás que deu confiança para ambos os lados. Sabíamos que já estávamos lidando com a maioria dos aspectos e as partes finais viriam da equipe de projeto, pois eles realmente empurram-no para o projeto real. É um ato de equilíbrio.”

Courtesy of Los Angeles World Airports

O fluxo de trabalho fecha a lacuna entre Civil 3D e Revit.

“Tudo é feito através do InfraWorks, como a principal plataforma que faz a ponte dessa lacuna”, diz Schaefer. “O que é tão poderoso sobre o fluxo de trabalho de modelagem da ponte, é como somos capazes de levar este projeto e utilizá-lo enquanto desenvolve-se e também, após a finalização é possível continuar utilizando . Por exemplo, nosso alinhamento ferroviário que é todo projetado no Civil 3D foi levado para a InfraWorks para começar a construir uma ponte dinamicamente ligada ao alinhamento ferroviário. Estamos, em última análise, exportando esse modelo para o Revit, que pode então ser usado pelos arquitetos das estações.”

Isso economiza tempo quando comparado ao uso de um modelo estático no Revit, que requer uma nova iteração cada vez que um alinhamento muda ou ao atualizar algo do Civil 3D.

O novo fluxo de trabalho da modelagem para a ponte, também permite que a equipe acompanhe problemas através da coordenação do modelo e atualize todas as partes interessadas com relatórios dinâmicos do Power BI.

Aprendizados com o Fluxo de trabalho do Modelo da Ponte


“A capacidade de aplicar informações pontuais na nuvem com o modelo 3D derivado do InfraWorks foi um grande benefício”, diz Andrew Chung, líder do Guideway BIM da HDR.

“Conseguimos entender como nosso projeto interage com o mundo real. Podemos puxar a nuvem de ponto, colocá-la no modelo 3D e ter informações altamente precisas na ponta dos dedos.”

Courtesy of Los Angeles World Airports

O novo fluxo de trabalho para o projeto da ponte aprimora a coordenação e a colaboração entre as equipes; de estrutura e arquitetura, e permite que eles lidem melhor com as bolas curvas que emergem em um empreendimento tão complexo.

“Houve mudanças e algumas estruturas adicionais, porém ambas as equipes foram capazes de modelar e fazer as alterações muito rapidamente”, lembra Chung. “Nesse espaço do Revit, através desse fluxo de trabalho de ponte linear, pudemos ter uma reviravolta dentro de um dia para garantir que essas estruturas se alinhassem, para que as elevações fossem corretas e os sistemas de coordenadas fossem combinados entre disciplinas horizontais e verticais.”

 Automação para Transmitir Ideias Complexas


Com a quantidade de coordenação necessária entre as equipes disciplinares e a necessidade de atualizações dinâmicas e precisas para o projeto, o sistema desenvolvido com a Autodesk foi intencionalmente flexível.

“A comunicação é fundamental e a automação é fundamental”, diz Schaefer.

“Com tantos membros da equipe, quanto mais etapas no processo permitirem automatizar e eliminar tarefas manuais, melhor. Conseguimos encontrar maneiras eficazes de transmitir ideias complexas e fluxos de trabalho para várias partes interessadas em todo o país. BIM 360, model Coordination e Navisworks desempenharam um papel enorme para a eficácia desse projeto.”

Courtesy of Los Angeles World Airports

“Precisão é primordial”, concorda Ashikian. “Você quer confiança de que o alinhamento do Civil 3D e os edifícios do Revit e todas as pontes estão totalmente alinhados.”

“Eventualmente, tudo entra no Revit e NavisWorks e alinha-se precisamente; graças a um fluxo de trabalho que vai do projeto conceitual ao detalhamento final, e todos os requisitos ao longo do caminho para precisão, nível de detalhes e parâmetros adequados.”

Otimizando Tempo com a Utilização do BIM


Trabalhar em um projeto em tempo real com a HDR permitiu que a Autodesk se concentrasse nas melhores formas de estender o produto, explica Ashikian.

“Por exemplo, adicionamos todos os objetos genéricos e perguntamos: “Como fazemos isso de uma forma mais eficiente para que eles sejam importados mais intuitivamente? Como podemos adicionar isso ao produto para agregar mais valor para todos? Para este projeto e para a HDR, bem como para projetos futuros”, diz Ashikian.

Courtesy of Los Angeles World Airports

Segundo Schaefer, empurrar o envelope sobre este projeto deu a HDR a oportunidade de inovar.

“Experimentando o quão eficaz esse fluxo de trabalho da Autodesk pode ser no projeto APM, não perdemos tempo e começamos a utilizar”, diz Schaefer sobre a implementação desse novo fluxo de trabalho em novos projetos.

A HDR também  utiliza essa tecnologia (desde janeiro de 2020) no Ontario Line Project em Toronto, uma nova linha de metrô de 16 km, com a empresa atuando como Assessor  Técnico de Infraestrutura de Ontário e Metrolinx.

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

0 Comments

'