twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Introdução à análise de insolação e horas de sol

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.

Escrito por Hilde Bakkeli | Traduzido por Mariana Real

Você precisa de uma visão geral de nossas capacidades de análise e como usá-las? Leia este artigo¹para obter uma introdução geral às análises.

A relação de um edifício com o sol é um fator importante que impacta seu design arquitetônico. A orientação solar e a capacidade de controlá-la são importantes ao tomar decisões de design. Seja por meio da arquitetura ou de outros meios, o poder de aproveitar a energia do sol e limitar seus efeitos potencialmente prejudiciais pode fazer uma enorme diferença entre um bom local e um ruim.

Países frios podem buscar o sol para obter calor, colocando áreas externas e janelas no lugar exato, enquanto climas mais quentes constroem sombras contra o calor escaldante do sol alto. Permitir que o sol entre nos edifícios proporciona calor e luz natural gratuitos, mas também pode causar ofuscamento e, quando o calor não é necessário, desconforto e demanda adicional de resfriamento. A análise do sol mede a quantidade de tempo sob a luz solar em uma determinada data para pontos que cobrem o terreno e os edifícios em uma proposta.

Como executar essa análise

Para acessar a análise, selecione “Sun hours” no menu “Analyze” no painel direito. Para executar a análise, você precisa selecionar um ou mais limites ou zonas, abrindo o menu de seleção de área de análise no topo do painel direito. Isso define a área onde a análise do sol é calculada. Você pode estar interessado em executar a análise para a área do projeto ou definir uma zona maior para ver o impacto nos prédios vizinhos. A análise das horas de sol é normalmente feita para várias datas ao longo do ano – frequentemente solstícios de verão e inverno e equinócios de primavera e outono. Adicione e edite as datas para as quais você deseja analisar as condições de sol usando os seletores de data no painel direito.

Interpretação dos resultados da análise

Os resultados da análise mostrarão o número de horas de sol para a data selecionada. Você pode usar pontos de inspeção para ver o número exato de horas de sol para pontos de interesse específicos.

Ative a ferramenta de inspeção no ícone no canto superior direito da cena 3D.

Se você executou a análise para várias datas, pode alternar a visualização entre as diferentes datas de análise no menu do lado direito.

Você deseja ver as horas de sol de um intervalo de tempo específico do dia, para avaliar o sol da tarde nas varandas ou as horas de sol na área externa durante o dia? Selecione o intervalo de tempo de interesse usando os campos de entrada ou o controle deslizante no menu do lado direito.

Horas de sol nos edifícios e horas de sol no terreno

Existem dois principais tipos de análises diretas de sol: análises das horas de sol nos edifícios e análises das horas de sol no terreno.

Análise das horas de sol na fachada do edifício

Esta análise considera os edifícios dentro da área de seleção da análise. Esses resultados serão importantes para entender as futuras condições de vida dos moradores do edifício.

Por exemplo, as horas de sol nas varandas podem ser um fator-chave para a precificação de um apartamento. Ou, se o seu prédio potencialmente dificultar o acesso ao sol para prédios vizinhos, isso pode ser uma preocupação e uma razão para alterar o projeto.

Análise das horas de sol no terreno

Esses resultados ajudarão você a avaliar a qualidade das áreas externas, o que influenciará o quanto elas serão realmente utilizadas ou atenderão aos requisitos regulatórios específicos do local do seu projeto.

Quer saber mais sobre como a análise é calculada?

Veja mais informações neste artigo

1. Conteúdo original em inglês no Help Autodesk Forma

2. Conteúdo original em inglês no Help Autodesk Forma

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'