twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Entregar com sucesso um projeto de construção requer uma equipe maciça de colaboradores para trabalhar em conjunto — mas hoje, a colaboração efetiva tornou-se mais difícil. Os projetos só cresceram em complexidade, colocando maiores demandas nas equipes à medida que coletam, compartilham e processam grandes quantidades de dados. Por causa disso, há uma necessidade generalizada de fluxos de trabalho conectados que facilitem uma melhor colaboração e coordenação no início do processo de construção.

Em nenhum lugar isso é mais aparente do que entre o projeto e a construção. De acordo com relatório da JBKnowledge, 63,5% das empreiteiras gerais dizem que o caso de uso de maior valor do BIM na construção hoje é a coordenação do modelo. É fácil entender por que, dado um relatório recente da Autodesk e da FMI mostrando que o retrabalho custa à indústria da construção US$ 65 bilhões por ano. No entanto, muitas empresas ainda lutam para criar fluxos de trabalho simplificados de coordenação de modelos e colaboração de design.

Problemas comuns na colaboração:

  • A troca de dados do Projeto inconsistentes, leva a múltiplas causas de erros.
  • A detecção de confrontos e o gerenciamento de problemas dependem de um único usuário, criando problemas.
  • Um fluxo de trabalho desconectado espalhado por várias soluções cria silos de informações.
  • A má colaboração digital torna as equipes altamente dependentes de reuniões presenciais e e-mails.

Essas questões – todas centradas em colaboração – podem facilmente levar a resultados negativos dos negócios, como descumprimento do cronograma, retrabalho e sobrecarga de custos.

Introduzindo Autodesk BIM Collaborate


Na Autodesk, reconhecemos uma clara necessidade na indústria AEC de melhorar os processos de coordenação e colaboração de projeto. É por isso que estamos entusiasmados em anunciar uma nova oferta de produtos: Autodesk® BIM Collaborate.

Autodesk BIM Collaborate capacita equipes de projetos para alinhar e executar em intenção de projeto e construbilidade, gerenciando todo o processo de colaboração e coordenação do projeto. Isso inclui revisão e marcação de modelos, gerenciamento de problemas, análise de alterações e detecção de confrontos – tudo dentro de uma única solução baseada em nuvem em um ambiente de dados comum. O fluxo de trabalho melhorado reduz o retrabalho, melhora a produtividade e acelera a entrega do projeto.

Benefícios do Autodesk BIM Collaborate


Autodesk BIM Collaborate inclui soluções para colaboração de projetos e fluxos de trabalhos de coordenação para  garantir que projetos de alta qualidade sejam feitos e o acompanhamento da obra também.

Colaboração do Projeto (Design Collaboration)

O Design Collaboration é a solução de colaboração de projeto e gerenciamento de dados da Autodesk para o ciclo de vida do projeto, utilizando nossa AEC. Ele permite que as equipes, seja dentro de uma empresa ou em várias empresas, colaborem com segurança e em tempo real nos arquivos Revit e IFC. Como uma solução líder para a colaboração da AEC, o Design Collaboration ajuda as equipes a centralizar os dados do projeto, conectar seus espaços de trabalho e colaborar de maneiras mais inteligentes e extensíveis em projetos cada vez mais complexos. Como resultado, as equipes da AEC podem reduzir distrações e retrabalhos, mantendo a fidelidade da intenção de projeto através da construção, aumentar a produtividade da equipe e acelerar a entrega do projeto.

Paul Nunn, gerente nacional de BIM da Hansen Yuncken, disse: “Como um empreiteiro geral, o acesso à Colaboração do projeto nos fornece transparência nas versões do modelo que estão sendo usadas. A capacidade de identificar facilmente mudanças entre as versões também garante que nossas equipes  estejam trabalhando nos modelos mais recentes. Isso constrói confiança dentro da equipe do projeto e, em última análise, acelera o processo de coordenação e obtém projetos de maior qualidade para a obra, reduzindo o retrabalho e melhorando a entrega do projeto.”

Com o Design Collaboration , as equipes de projeto podem:

  • Gerenciar a troca de dados do projeto. Obter uma imagem geral de um projeto, acompanhando o progresso em uma linha do tempo compartilhada com a capacidade de agregar e visualizar diferentes cenários do projeto. Além disso, trocar dados do projeto em pacotes  com controles rigorosos, gerenciando facilmente como a equipe do projeto utiliza os dados colaborados.
  • Visualizar as mudanças do projeto. Visualize e contextualize facilmente as mudanças feitas por equipe, fase de projeto ou nível de construção. Explore os dados do projeto compartilhados antes de, aceitar os dados para entender como novas informações afetarão o trabalho em andamento.
  • Evitar a sobrecarga na colaboração. Remova o atrito de gerenciar atualizações de modelos e rastrear mudanças manualmente para, capacitar os projetistas a se concentrarem no que importa: colaboração, criatividade e produção de projetos de alta qualidade.

Coordenação de Modelos (Model Coordination)

A solução de Coordenação de Modelos da Autodesk- Construction Cloud– permite que os contratantes em geral gerenciem todo o fluxo de trabalho de coordenação entre projetistas e subcontratados, incluindo detecção de problemas e gerenciamento de problemas. Recursos avançados como detecção automatizada de confrontos e agrupamento de problemas ajudam a eliminar processos manuais e capacitar mais partes interessadas a contribuir para o processo de coordenação. Ao mesmo tempo, a funcionalidade de colaboração inerente e as conexões com o Navisworks e o Revit garantem que toda a equipe do projeto esteja trabalhando a partir de uma única fonte de verdade em questões compartilhadas.

Com a Coordenação de Modelos (Model Coordination), as equipes BIM/VDC podem:

  • Visualizar instantaneamente problemas de construbilidade. Pegar erros precocemente pode salvar equipes de construção, tanto no que se refere à tempo quanto ao que se refere à dinheiro. É por isso que a detecção automatizada de problemas é tão importante; melhora a qualidade de um modelo para que os usuários do BIM possam gastar menos tempo em pequenos erros e mais tempo nas questões mais importantes de construbilidade.
  • Criar e gerenciar facilmente problemas. As equipes de projeto podem facilmente criar e atribuir problemas e, em seguida, acompanhar à resolução do problema criado. A colaboração pode ocorrer a qualquer momento durante o processo de coordenação, acelerando a entrega de projetos com qualidade para a obra.
  • Trabalhar sempre a partir do último modelo. Trabalhar fora do modelo mais recente pode ser automático mas atente-se; à medida que as equipes de projeto e setores da empresa enviam novos modelos para o espaço de coordenação, o modelo mais recente e suas versões anteriores estão instantaneamente disponíveis para qualquer pessoa que veja ou execute a detecção de problemas.
  • Colaborar com os usuários do Revit e Navisworks. Os gestores podem garantir que suas equipes de projeto e de outros setores possam colaborar até o fim para emitir resolução. Como os problemas identificados durante a coordenação são compartilhados entre a Navisworks e a Revit, as equipes podem resolver rapidamente esses problemas e chegar a projetos construíveis mais rapidamente.

Conheça nossos novos produtos: Autodesk Construction Cloud.

Construídos em uma plataforma unificada e ambiente de dados comuns, nossos três novos produtos – Autodesk® Build, Autodesk® Takeoff  Autodesk BIM Collaborate  e Autodesk Docs– capacitam empreiteiros gerais, comércios especializados, projetistas e proprietários para impulsionar melhores resultados de negócios. As equipes de construção terão uma plataforma abrangente de gerenciamento de construção com todos os dados em um local central para simplificar a colaboração, antecipar previamente as mudanças do projeto e fornecer orientação baseada em dados para melhoria organizacional.

Autodesk BIM Collaborate estará disponível no início de 2021.

 

 

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

0 Comments

'