twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Automatize Processos Utilizando a Autodesk Construction Cloud – ACC

O uso de padrões para entrega de projetos cresceu exponencialmente na última década. As normas definem os processos colaborativos para o gerenciamento de informações ao longo do ciclo de vida do projeto. Garantindo o controle consistente de documentos para atender aos requisitos do projeto e evitar o retrabalho. Sem um ambiente comum de dados para o controle de documentos, as equipes perdem incontáveis horas procurando as informações mais atualizadas.

As normativas tanto nacionais quanto regionais, e o crescimento da adoção do Building Information Modeling (BIM), levaram ao desenvolvimento da ISO 19650 – um padrão global de gerenciamento de informações de projeto e construção. Estamos entusiasmados em compartilhar que a Autodesk Construction Cloud e o BIM 360 agora incluem fluxos de trabalho para ajudar nossos clientes a cumprir as normas relacionadas a ISO 19650.  

Fluxos de Trabalhos em Nuvem para a Automatização da Documentação Segundo a ISO 19650

Projetado e construído em estreita colaboração com os clientes da Autodesk, a Autodesk Construction Cloud fornece aos nossos clientes as ferramentas necessárias para gerenciar e otimizar o compartilhamento do projeto entre times . Agora a plataforma suporta os fluxos de trabalho conforme a ISO 19650 especifica, tanto no Autodesk Docs quanto no BIM 360 Docs, as equipes podem configurar, organizar e distribuir documentos de forma eficiente em todas as fases do projeto.

O padrão desta norma exige que os dados do projeto sejam armazenados e gerenciados de uma forma organizada. Como resultado, os ambientes de dados comuns (Autodesk Construction Cloud e BIM 360) permitem que os usuários armazenem e gerenciem seus dados de projeto em conformidade com a ISO.

Configuração do Padrão

A ISO 19650 tem requisitos específicos relacionados ao ambiente comum de dados, particularmente com normas de convenção de nomeação definidas por cada país que adota a norma. Com a plataforma unificada da Autodesk Construction Cloud e o BIM 360, agora você pode criar, gerenciar e atribuir um padrão de nomenclatura entre arquivos de projeto para garantir a padronização. Personalize e configure facilmente, os campos de atributos padrão e outros adicionais se necessitar.

Os administradores do projeto também podem criar rapidamente o padrão de nomenclatura para a documentação do projeto usando o modelo configurado previamente como nome ISO 19650. Depois de configurar, os administradores podem, em seguida, utilizar o template em pastas e subpastas selecionadas.

Valide a Padronização das Nomenclaturas

Além de criar padrões de nomes, os fluxos de trabalho na plataforma da Autodesk Construction Cloud e do BIM 360 podem ajudar os usuários a fazer seus arquivos e dados cumprirem a norma ISO 19650 utilizando uma outra ferramenta. O Validador garante que os arquivos carregados estejam em conformidade com o padrão denominado para as pastas e arquivos do projeto. Atualize rapidamente os campos necessários selecionando o menu, localizado na parte superior da tela e explore a edição em massa para projetos que contam com um grande volume de documentos.

O Validador verificará se o texto inserido corresponde ao padrão definido pelo Administrador do Projeto. Os usuários podem facilmente atualizar os campos necessários no menu.

Simplifique a Detecção de Documentos Fora do Padrão com o – Holding Area

Se os arquivos forem validados e estiverem de acordo com o padrão, os usuários poderão passar a carregar os arquivos para a pasta de destino com esta configuração aplicada. Mas se os arquivos do projeto não estiverem de acordo (conforme), utilize a Área de Detecção (Holding Area) para garantir o carregamento e automatização desse processo.

Se os administradores do Projeto habilitarem a Área de Detecção (Holding Area), os arquivos serão carregados conforme o padrão selecionado, enquanto que os arquivos que não se caracterizam por esse padrão serão enviados para a análise. Navegue até a Área de Detecção para continuar a renomeação de documentos, para assim validar e concluir o processo de envio dos arquivos.

Aumente a Eficiência com Integração

A aplicação de padrões de nomeação de projetos conectados na Autodesk Construction Cloud e BIM 360 ajudam a reduzir o trabalho de adivinhação e economizar tempo. Mas a Autodesk também fornece benefícios e funcionalidades adicionais, um exemplo é: a ferramenta que permite o usuário identificar como os dados estão sendo gerenciados em nosso ambiente em nuvem e como são transmitidos a partir de nossas ferramentas .

Além de conectar fluxos de trabalho durante todo o ciclo de vida da construção, dentro da plataforma unificada do Autodesk Construction Cloud, integrações nativas de padrão de nomenclaturas são encontrados no Revit, AutoCAD e Desktop Connector, integrando tudo o que necessitar em nuvem, de qualquer lugar.

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

0 Comments

'