twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Mergulhe no Modelo do InfraWorks 360 com Oculus Rift!!

Pedro Soethe
25/11/2014

Olá Pessoal

Hoje viemos falar sobre uma nova forma de visualização dos seus modelos feitos no Autodesk InfraWorks 360 através do dispositivo Oculus Rift.

image

Esta funcionalidade não está homologada oficialmente, porém isto pode vir a mudar no futuro. É uma forma de experimentar uma imersão realística, mergulhando virtualmente para dentro do modelo de sua cidade. É uma grande maneira de entender e assimilar novos conceitos e alternativas criados com o InfraWorks 360.

 


Oculus

Com o dispositivo Oculus DK1 o InfraWorks funciona bem, e estamos investigando possibilidades de nos adequarmos ao novo Oculus DK2.

Para conectar seu dispositivo Oculus DK1 ao seu modelo do InfraWorks, basta seguir estes passos:

1. Adicione uma subchave (registry key)

Adicione a subchave (registry key) “OculusRiftEnabled”=dword:00000001 ao local HKEY_CURRENT_USER\Software\Autodesk\InfraWorks 360

Caso você não saiba adicionar uma registry key, acesse este link.

This is true for the current InfraWorks 360 release.
NOTA: Caso você seja um dos usuários que testam o InfraWorks 360 através do InfraWorks 360 Rolling Sandbox, adicione a subchave aqui: HKEY_CURRENT_USER\Software\Autodesk\InfraWorks 360 Rolling Sandbox

2. Conecte o dispositivo Oculus e Reinicie o InfraWorks 360

Agora, selecione as ferramentas de apresentação.

clip_image001

Dentro das ferramentas de apresentação, irá surgir um novo ícone em formato de olho chamado Oculus Rift, conforme mostrado a seguir.

clip_image002

 3. Mergulhe no modelo

É possível acessar de duas formas:

  1. Modo Cabeça que reconhece os seus movimentos de cabeça orientando sua vista do modelo
  2. Modo Caminhar que não é sensível aos movimentos de cabeça e é bom para navegar pelo modelo

Utilizando o ícone, você pode ativar e desativar os modos, da seguinte forma:

  • 1º clique: Modo Cabeça ligado
  • 2º clique: Modo Cabeça desligado
  • 3º clique: Modo Caminhar ligado
  • 4º clique: Modo Caminhar desligado

Para ambos os modos, sua tela irá exibir as duas imagens que o usuário do Oculus irá visualizar através do dispositivo (e os olhos e cérebro do usuário irão mesclar as imagens em uma só). Além disso, assim que conectado, o dispositivo Oculus irá resetar a sua resolução de tela, a qual você deve aceitar.

clip_image004

Pronto!! Ah, não esqueça de vestir os óculos. Rs

Ponha o Oculus

4. Dicas e Truques

  • Utilize os Bookmarks para navegar para os locais desejados dentro do modelo.
  • No Modo Caminhar um console deixa a navegação muito divertida. Clique aqui para saber como navegar pelo InfraWorks com um console. Senão, utilize o mouse ou teclas de navegação no teclado do computador.
  • Utilizando um laptop não é possível conectar um projetor, além do dispositivo Oculus, então prefira um desktop se desejar apresentar esta funcionalidade para um grupo de pessoas.
  • Ainda não fizemos alterações para suportar o novo Oculus DK2, mas o Modo Caminhar teoricamente deve funcionar normalmente (não o Modo Cabeça). Para mais informações veja o post do blog Autodesk From the Ground Up Blog.

Por favor envie seu feedback! Gostaríamos de saber em que situações vocês utilizariam o Oculus em conjunto com o InfraWorks 360 no seu cotidiano, e seu interesse em homologarmos oficialmente esta funcionalidade. Envie sua opinião para: infraworks360-feedback@autodesk.com

Nós recebemos esta notícia hoje, porque também testamos o Autodesk InfraWorks 360 através do Rolling Sandbox, e agradecemos o blog Autodesk BIMagination pelo passo a passo.

Abraços a todos

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'