twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

infraworks-360-badge-128px-hd

Muitas e excitantes novidades na nova versão do InfraWorks 360 a versão 2017.2, vamos dar uma passada geral nas novidades e no final fiz um video usando um pouco o sofware. Mas pretendo criar outros videos para mostrar melhor estas novidades.

A grande mudança esta no avanço rápido e focado da Autodesk em tornar o InfraWorks 360 um software de detalhamento em Infraestrutura, trazendo muitas novidades principalmente no projeto de estradas. No final fiz um video explicando exatamente como instalar a nova versão e tambem exploro um pouco estas novidades.

Veja aqui uma lista de novidades

O projeto de rodovias foi melhorado bastante, agora você consegue adicionar pistas, guias, canteiros, acostamentos, transições de uma forma fácil e rápido.

01

Outra grande novidade é a possibilidade de criar superelevação e visualizar seções transversais
02
Os taludes da estrada também melhoraram bastante, agora podemos dividir por segmento e aplicar materiais.
03
A inserção de elementos intermediários como faixas adicionais alem de ser mais fácil agora também é possível configurar suas transições de forma fácil e com precisão.
04
Esta questão da precisão vale uma menção melhor, agora tudo dentro do InfraWorks 360 temos opções melhores de precisão em quase todos os elementos, elevando e muito a qualidade do projeto como um todo, antes eu dependia muito da minha habilidade com o mouse para posicionar  os elementos.
Outra novidade muito interessante e vai de encontro com outras que já estavam implantadas é agora a opção de quantificar a terraplanagem da estrada, não só como valor diretamente na tela mas também a geração de um relatório com os valores por estaca e também a visualização da seção de terraplanagem com sua devida área de corte ou aterro.
05
Na parte de pontes temos boas novidades para a edição dos elementos, igual na opção do projeto geométrico, agora quase todos os atributos da ponte foram abertos, consigo editar elementos diversos como a seção das vigas, e alem disto, também consigo criar seções com dimensões diferentes na mesma viga, um avanço grande.
06
E por ultimo antes do vídeo, uma novidade extremamente importante para a primeira parte de qualquer projeto, que é a aquisição de dados, a Autodesk acredita que a maneira de adquirir dados para projetos de infraestrutura, principalmente estradas, irá rapidamente se adaptar a novas opções de levantamento como o Laser Scanning e o levantamento por fotos.
Mas as perguntas que pairam sobre estas novas opções são, como extrair os dados e tornar aquilo que é uma simples referência visual, em uma referência real para o meu projeto?
Pensando nisto esta nova versão do InfraWorks 360 trás funções espetaculares para exatamente isto, como a criação de superfície a partir desta nuvem de pontos, e também a modelagem dos elementos, reconhecendo os elementos e substituindo os elementos por objetos 3D.
07
As novidades não terminam aqui, temos muitas  outras, que vão desde melhorias de performance como também em melhorias de visualização
Como agora a possibilidade de visualizar curvas de nível
 07
Veja aqui o vídeo mostrando um resumo das novidades e porque você deve começar a usar hoje este incrível software.

E aqui um outro video deu usando o sofware e tendo as primeiras impressões

Abraço

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

2 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarluizfabioproj@gmail.com

    Olá Pedro. Boa Tarde.
    Tenho uma dúvida/sugestão: Nos softwares GIS existe uma ferramenta para inserção de dados (como imagens aéreas e mapas temáticos) em formato WMS via http://datageo.ambiente.sp.gov.br/app/?ctx=DATAGEO, onde se copia a URL dentro do banco de dados do programa e usa-se esses dados direto do servidor do site. Vi que no infraworks tenho essa função, mas em formato WFS. Tem alguma sugestão para essa ferramenta?
    Obrigado desde já.

    Luíz Fabio.

'