twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O poder da nuvem em conectar dados e documentos com a construção

Colucci
03/09/2019

Olá pessoal, neste artigo venho falar sobre o poder da nuvem em conectar dados e documentos com a construção, para isto comentarei sobre o tímido, porém positivo crescimento da construção civil no Brasil e sobre a maturidade das soluções na nuvem, embasada em casos de sucesso reais de implementação do BIM 360 no Brasil e exterior.

No apagar das luzes de Agosto recebemos a excelente notícia de crescimento do setor da construção no Brasil, algo que não acontecia há 5 anos.

Apesar do crescimento de 2% , o setor da construção ainda opera em baixo no primeiro trimestre e deve este pequeno crescimento mais ao mercado de construção informal do que as construtoras, de acordo  Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do Sinduscon-SP.

Apesar do cenário não ser dos melhores temos acompanhado excelentes iniciativas do lado de grandes construtoras, para aumentar a produtividade deste setor, como o amplamente divulgado caso de implementação, de ferramentas em nuvem, agregadas à modelos BIM da Camargo Correa Infraestrutura.

De forma resumida, hoje a Camargo Correa Infraestrutura conta com o apoio estratégico da Autodesk do Brasil para ampliar o uso de modelos BIM em suas obras, tornando as informações e dados da construção mais acessíveis no canteiro.

A partir do acesso ao BIM 360, solução em nuvem da Autodesk, em dispositivos móveis a construtora garante que as informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa, sejam disponibilizadas no momento correto para aquelas pessoas responsáveis por garantir uma segura e eficiente execução da obra.

Atualmente, a Camargo Corrêa Infra conta com quase 100 profissionais utilizando o BIM 360, acessando 10.930 documentos (Projetos Executivos, Instruções de Trabalho, Normas Técnicas, etc), 2.074 Listas de Verificação de Qualidade e Socioambiental e os modelos 3D e 4D através de Tablets e Smartphones.

Soluções em nuvem – Uma tecnologia fundamental para aumentar a produtividade da Construção Civil

Apesar de alguns ainda acreditarem, que a colaboração em tempo real, na construção civil, estaria mais relacionada à ficção científica; a maturidade das soluções em nuvem fez com que o Fórum Econômico Mundial a colocasse em uma lista seleta de 10 tecnologias capazes de melhorar a produtividade da construção civil, conforme imagem abaixo.

10 tecnologias capazes de aumentar a produtividade da construção civil. Fonte: World Economic Forum

Devido à isso, o desenvolvimento de soluções que permitam conectar, a inteligência e informações presentes em um modelo BIM, as atividades em campo tem crescido, e seu real potencial é imenso.

Benefícios da colaboração em tempo real utilizando o BIM 360

Por se tratar de uma solução em nuvem para gerenciar documentos e informações da construção, o BIM 360, reduz riscos, aumenta a qualidade possibilitando entregar projetos no prazo e dentro do orçamento.

Ao unificar todas informações, o BIM 360 permite conectar os dados da construção com os times de projeto em tempo real, tornando as tomadas de decisões mais seguras e assertivas possibilitando resultados mais previsíveis e lucrativos.

Um exemplo bastante ilustrativo é a automatização de um fluxo de informações dentro de um processo de revisão de projetos, como o apresentado na imagem abaixo.

Exemplo de fluxo de revisão de projetos.

 

No vídeo abaixo é possível acompanhar as ferramentas de revisão do BIM 360 sendo amplamente utilizadas. A facilidade em realizar o processo pode ser notada desde o início.

Como saber mais sobre o BIM 360?

Hoje a Autodesk conta com uma poderosa plataforma de divulgação do BIM 360, onde vocês poderão encontrar casos de sucesso, fluxos de trabalho, cursos rápidos e outras informações necessárias.

Um bom exemplo para apresentar neste momento é o da Construtora Balfour Beatty, que a partir da aplicação do BIM 360 foi capaz de reduzir o tempo em atividades rotineiras em 50%.

É simples assim implementar, e obter estes resultados?

Sempre respondo esta pergunta com um: Depende!

Qualquer implementação em BIM se baseia em 3 Pilares:

  • Pessoas
  • Processos
  • Tecnologia

Somente adquirir a tecnologia, não fará com que a implementação do BIM 360 em seus processos seja realizada com sucesso, como tem sido nas duas construtoras citadas neste texto.

A partir da união destes três pilares, com as pessoas trabalhando e entendo as soluções em nuvem como estratégia da companhia, as dificuldades são reduzidas e os resultados começam a aparecer logo no início.

Até mesmo por isso que sempre gosto de mostrar esta imagem abaixo em minhas apresentações, que foi obtida a partir de uma tese de mestrado e que adaptei para melhor transmitir o que entendo ser importante ao unir estes pilares.

Pilares da adoção do BIM. Original pode ser acessado em: LINK

Featured Links

Colucci

0 Comments

'