twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre AEC da Autodesk Brasil

Otimizar tempo no desenvolvimento do Projeto e no processo da construção.

Desenvolvimento de Negócios


SkS Group é uma empresa de desenvolvimento imobiliário e construção fundada na Malásia em 1983. Nas três décadas desde então, eles cresceram substancialmente, expandindo-se para  o mercado de investimentos e hoteleiro.

Em sua essência, o Grupo SKS permanece dedicado ao desenvolvimento de propriedades de referência em locais-chave. Seus projetos são construídos para padrões excepcionais de qualidade, mantendo seu compromisso com projetos urbanos ecologicamente corretos. Como o gerente de serviço Thomas Powell nos diz: ”  -o software da Autodesk é crucial para o seu processo.”

Quando eles se expandiram para a Austrália em 2011, seu portfólio inicialmente incluía apenas alguns edifícios residenciais de apartamentos. As coisas mudaram rapidamente em 2016, quando o SKS Group entrou no mercado de desenvolvimento comercial, projetando e construindo a propriedade de arranha-céus Hilton DoubleTree no distrito comercial central de Perth. Hoje, a empresa está prestes a concluir a construção de seu segundo projeto de desenvolvimento do DoubleTree Hotel e planeja abrir caminho, para seu terceiro desenvolvimento para a Hilton .

O SKS Group usa o software Autodesk desde 2011, quando eles utilizavam AutoCAD e Navisworks para a elaboração de projetos auxiliada por computador. O Autodesk Revit foi introduzido em 2016, e no ano passado eles fizeram o movimento para integrar as soluções baseadas em nuvem do BIM 360 para agilizar processos e levar sua gestão de construção e entrega de projetos para o próximo nível.

O DoubleTree de 18 andares da Hilton sobe acima do rio Cisne em Perth, WA. O SKS Group usa o software Revit e BIM 360 da Autodesk para garantir que o projeto funcione sem problemas.

Grupo SKS usa o Revit e o BIM 360 – Colaboração entre as equipes.


Com 18 andares de altura, o projeto DoubleTree by Hilton em Perth incluiu dezenas de projetistas e centenas de empreiteiros, desde arquitetos, engenheiros estruturais e engenheiros mecânicos como também designers de interiores, engenheiros elétricos, paisagistas e muito mais.

Powell disse: “Uma quantidade excessiva de tempo é gasta resolvendo questões decorrentes da coordenação e comunicação .” É aqui que entra o BIM 360, para ajudar a manter todos na mesma página que colocam os retoques finais em um hotel de 18 andares.

Dificuldades na colaboração


Powell percebeu que métodos e abordagens anteriores para controle de documentos e administração de projetos poderiam ser melhorados. Falando sobre seu primeiro projeto de desenvolvimento comercial, ele lembra dos desafios utilizando outros softwares de modelagem de informações de construção e sistemas de controle de documentos.

“Foi um processo demorado”, lembra o Gerente de Serviços. Powell e a equipe notaram quando chegou a hora da empresa iniciar o desenvolvimento de seu segundo hotel, que eles precisavam ir em uma direção diferente. Assim, após os crescentes desafios da primeira incursão do Grupo SKS no desenvolvimento comercial, Powell e seus colegas adotaram o Revit para ajudar a aliviar o desafio de coordenar projetos.

Ainda assim, falhas de comunicação que vêm com um projeto deste tamanho podem frustrar até mesmo os planos mais bem colocados. Foi quando Powell começou a falar com a Autodesk sobre o BIM 360 para uma plataforma de gerenciamento de projetos e gerenciamento de projetos baseada em nuvem. “Ficamos impressionados”, diz Powell, “e consegui convencer a administração a configurar o desenvolvimento no BIM 360.” Ele acredita que este tem sido um passo crucial para levá-los para onde estão hoje.

Projetando com Revit e BIM 360


Durante o desenvolvimento, o SKS Group descobriu que os recursos de análise de informações disponíveis no Revit são inestimáveis. “Posso dizer inequivocamente que o Revit melhorou minha produtividade como gerente de serviços”, diz Powell. Com um arquivo modelo personalizado e federado no Revit, Powell é capaz de filtrar rapidamente todas as informações que ele mantém o controle, a fim de encontrar quaisquer informações pertinentes.

O SkS Group usou o BIM 360 para consolidar os modelos da Revit, coletando todas as contribuições das equipes de projeto em um lugar centralizado. A equipe no local de arquitetos, consultores e subcontratados são integrados com os mais recentes detalhes do projeto quando os dados são consolidados e publicados no BIM 360. A utilização do BIM 360 Docs para desktop, em conjunto com o aplicativo para Android/iOS para celular, permite que as equipes que estão na obra, acessem informações do projeto ao mesmo tempo que alterações são feitas no escritório.

    Três diferentes vistas isométricas do Waterfront DoubleTree, mostrando (da esquerda para a direita) estruturas, arquitetura e modelo exterior. Usado pelo Grupo SKS durante a construção.

E o fluxo de trabalho? “Hoje em dia, meu fluxo de trabalho no Revit, está simplesmente recebendo arquivos de modelo Revit atualizados  as respectivas partes via BIM 360”, diz Powell, “Então vinculo os novos modelos ao meu modelo federado e publico de volta ao BIM 360 para que todos os arquitetos, consultores e subcontratados que se encontram no canteiro de obra tenham acesso às informações mais recentes do edifício.”

O SKS Group conta com os softwares da Autodesk para coordenar as muitas equipes que trabalham em conjunto para tornar o Waterfront Hilton DoubleTree em Perth uma realidade. Como Powell diz, o BIM 360 permite que o SKS Group capacite as equipes do projeto a acessar e compartilhar facilmente as informações atuais do projeto. Em suma, o BIM 360 é essencial para o projeto de US$ 100 milhões da empresa.

Essa é a razão pela qual escolhemos  a plataforma BIM 360″, diz Powell. “Para permitir que equipes de projeto, subcontratados, c etc., tenham acesso à todas as informações do projeto.”

Nos custa dezenas de milhares de dólares em salários diretos e indiretos por cada dia que mantemos este site aberto”, diz ele. O uso das ferramentas e soluções disponíveis com o Revit e o BIM 360 ajuda Powell a “identificar problemas mais rapidamente, comunicar esses problemas mais rapidamente e desenvolver e revisar soluções mais cedo” para aproximar o projeto da conclusão, pronto para os hóspedes de férias e viajantes de negócios começarem a reservar.

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

0 Comments