twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Devido as recentes incursões de empresas e órgãos em projetos de Infraestrutura com o BIM, tem surgido muito a figura do BIM Manager, e principalmente, o que ele faz? Vou tentar dar uma visão rápida sobre o assunto usando a minha experiencia neste assunto.

O que um BIM Manager gerencia?

               Muitos esperam que o BIM Manager, irá gerenciar de uma forma tradicional o processo do desenvolvimento do projeto. Pois bem não é bem assim, em grande parte o papel é gerenciar as mudanças principalmente em tecnologia, tentando aproveitar seu máximo da capacidade dos softwares e conectando as pessoas, processos e políticas internas a fim de fornecer os resultados necessário para um desenvolvimento da informação, de forma colaborativa entre as disciplinas. No caso de um projeto de Infraestrutura esse papel se torna bem desafiador, por ter em média 10(dez) disciplinas sendo executadas nem sempre ao mesmo tempo, porém elas se “conectam” em determinado momento para validar ou solicitar uma revisão sobre outra disciplina; um exemplo recorrente de revisão é da disciplina de drenagem sobre de geometria e terraplenagem, onde são constantemente solicitadas alterações de greide e elevações da terraplenagem ou até mesmo mudança de um ponto baixo de local, pois a drenagem constatou que o escoamento das aguas proveniente de uma precipitação seria difícil sem a alteração.

      “… o BIM Manager precisa de um amplo conjunto de habilidades para gerenciar, evangelizar, entender cada etapa de projeto ou estudo, impulsionar e estabelecer as mudanças…

Ok. Mas quais são as habilidades que um BIM Manager precisa para projetos de Infraestrutura?

               Vou aqui falar sobre os papeis típicos do BIM Manager no mercado.

Para uns o BIM Manager está correlacionado com o papel da implementação de novas tecnologias, e o uso das mesmas.

Em outros casos como um profundo conhecedor de fluxos de trabalhos e com uma série de habilidades nas disciplinas a serem desenvolvidas ao longo do projeto.

Em alguns casos o BIM Manager veio de um papel na empresa como desenvolvedor de políticas e processos, tendo uma visão macro da empresa e as suas equipes.

Portanto assim as empresas e ou aspirantes a BIM Manager, tem hoje o desafio de ultrapassar, estas barreiras e processos tradicionais de gerenciamento e entrar num patamar mais alto, para que exista uma real conexão, entre processo, tecnologia e pessoas.

 

Então o papel do Gerente do BIM ou o BIM Manager é muito além de tecnologia, o BIM Manager precisa de um amplo conjunto de habilidades para gerenciar, evangelizar, entender cada etapa de projeto ou estudo, impulsionar e estabelecer as mudanças que deverão ser contempladas no projeto sempre com a utilização plena das tecnologias dispostas, com a evolução continua dos fluxos de trabalho, equipes e tecnologias.

 

Eduardo Soethe Cursino

BIM Manager na Pron Engenharia e Membro do Autodesk Expert Elite Com mais de 15 anos de experiência profissional em projetos de infraestrutura para empresas e agências governamentais no Brasil, e com alguns trabalhos no exterior. Palestrante na Autodesk University Brazil 2012, 2014 a 2017 e Autodesk University Las Vegas 2013.

Certificado pela Autodesk em:

AutoCAD Civil 3D Certified Professional

AutoCAD Certified Professional

Autodesk Certified BIM Specialist: Road and Highways Solution.

Alguns trabalhos no Autodesk Gallery https://gallery.autodesk.com/civilinfrastructure/users/XD2LRWWUY3E7

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eduardo-soethe/ E-mail: eduardo@sceng.com.br

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'