twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Sumário Executivo

Arquitetos, empreiteiros, construtores, engenheiros, designers e planejadores enfrentam uma oportunidade imediata para influenciar mudanças significativas nos processos para melhorar a eficiência e os resultados de projeto. A Esri e a Autodesk se juntaram para garantir que nossa tecnologia e nossos recursos suportem essa transformação digital.

Como líderes de software, nós acreditamos que trabalhando juntos para criar diretamente, rapidamente e com mais transparência no fluxo de dados entre nossos sistemas, permitiremos aos nossos clientes impactos positivos na maneira que constroem coisas. Com a simplificação do intercâmbio de informações no início da fase de projeto, podemos considerar de forma responsável o ambiente natural e estabelecer metas atingíveis para sustentabilidade e resiliência.

Criando uma interface entre o GIS (Geographic Information System) e o BIM (Building Information Modeling) ajudaremos a reduzir custos, reduzir o desperdício e coordenar o agendamento logístico. As informações autorizadas compartilhadas entre construtores e cidades podem garantir que os projetos terminem a tempo, dentro do orçamento e com menor impacto negativo na comunidade e no meio ambiente.

O conjunto coletivo de informações geradas dos esforços podem então ser avaliados para futuros projetos, para relatórios de  regulação, análise de risco e impactos.

Em um mundo onde os sensores e dispositivos que fornecem status em tempo real criam dados cada vez maiores, os sistemas GIS e BIM combinados irão inserir essas informações para melhorar o contexto do projeto. Os usuários podem então processar e visualizar esses dados para monitorar a saúde da compilação, fazer ajustes e informar os requisitos de manutenção contínua.

Combinando nossa tecnologia inovadora e a criatividade do cliente e das comunidades parceiras e parceiros da Esri e Autodesk, nós aguardamos a próxima geração de construção com “Data at the Center”. Este documento de visão enquadra as áreas de foco da parceria Esri e Autodesk. Estamos ansiosos para incorporar a entrada de nossos clientes e parceiros.

 

Foco no Futuro

Nos próximos 30 anos, o número de pessoas vivendo nas cidades irá dobrar enquanto a população global aumentará para 3 bilhões de pessoas. Este crescimento exigirá a construção de mil novos edifícios todos os dias. A Urbanização resultará em 75% da população do mundo vivendo em cidades, e em 95% da população a distância de 1 dia de carro de grandes centros urbanos.

 

A infraestrutura que existe hoje já é falha em atender as necessidades da população que temos hoje, quanto mais para atender demandas amplamente aceleradoras e em expansão. A maneira que nós planejamos, desenhamos, construímos e operamos passará por uma grande transformação para atender a esses requisitos. O mesmo precisará acontecer com os softwares que são usados para alcançar o sucesso do projeto.

O fundador e presidente da Esri, Jack Dangermound, e Andrew Anagnost, presidente e CEO da Autodesk, se encontraram no palco do Autodesk University em Novembro para discutir como nós devemos fazer, “Mais, Melhor… com Menos”. As Comunidades devem se tornar mais inteligentes, mais sustentáveis, e crescer em um ritmo nunca visto antes. Esse crescimento massivo acontecerá enquanto as comunidades se esforçam continuamente para tornarem-se mais eficientes; usando os dados e contexto ao redor delas para tomar as melhores decisões. Para alcançar um mundo sustentável, tudo a respeito desse crescimento e todas as mudanças devem ter a menor rede de impactos no mundo ao nosso redor.

Quando Jack Dangermond falou, ele disse que embora esta parceria não pudesse parar o furacão Harvey (por exemplo), a próxima geração Houston (ou outra área urbana) será mais resiliente graças à melhor compreensão. Alcançar uma infraestrutura mais resiliente que possa responder melhor às principais catástrofes é uma necessidade primordial para acomodar o aumento maciço da urbanização nos próximos 30 anos. Liberar o fluxo de dados entre  GIS e BIM ajudará os nossos melhores planejadores, designers, engenheiros e operadores a considerar a interface entre nosso ambiente construído e o ambiente natural – e o impacto que as decisões de design têm nesse equilíbrio.

Para nossos clientes, vitórias evidentes de nossa parceria podem vir da remoção da conversão de dados lenta e ineficiente entre sistemas, mas isso é apenas o começo. Antes da parceria, ambas as empresas se concentravam nas próximas grandes mudanças nos nossos respectivos softwares e processos de trabalho para atender a demanda aumentada de uma infraestrutura melhorada. Então percebemos que nenhum de nós provavelmente conseguiria essa transformação sozinho, e que nós podíamos acelerar o sucesso trabalhando juntos. Nossa parceria está comprometida em ajudar a descobrir e criar a próxima evolução de como nós fazemos cidades inteligentes, utilitários inteligentes, transportes inteligentes, uma logística inteligente, uma infraestrutura inteligente.

                                                                                                                     A melhoria nos fluxos de dados gerará melhores decisões

 

Ao longo de nossas reuniões iniciais, nosso foco sempre era a compreensão do fluxo completo de trabalho de como os dados se movem entre planejamento, projeto, construção de edifícios e infraestrutura. A chave tem sido descobrir como podemos integrar mais facilmente os dados BIM e GIS para melhorar esse processo. A Autodesk e a Esri estão focadas nas seguintes áreas-chave para ajudar a torná-lo mais bem sucedido no trabalho que você faz:

  • Transformar o Ciclo de vida do Projeto –  Melhorar o fluxo da integração de dados trará valor imediato aos usuários de BIM e GIS. Nós sabemos que podemos alcançar mais do que somente a integração de dados e já estamos buscando oportunidades para trazer contexto aos projetos a e construção de fluxos de trabalho que levem à melhoria da construção e renovação de instalações e infraestrutura.

 

  • Contexto do prédio com o meio ambiente – Construções e ativos serão planejados, desenhados e construídos de uma maneira que considere profundamente o contexto do projeto disponibilizando informações relevantes quando necessário. A partir da integração BIM e GIS, planejadores e designers entenderão melhor os projetos em seus contextos: Como o ambiente construído natural e existente será impactado e interagirá com novos projetos? Geodesign, projetando com o ambiente natural em mente, fornece uma nova abordagem que capitaliza o poder do conhecimento espacial para resolver problemas complexos de design ambiental. Os praticantes da Geodesign se beneficiarão de um fluxo de informação livre para informar melhor o projeto. Ao extrair esses conhecimentos no ciclo de vida do projeto, os proprietários do projeto poderão prever problemas potenciais, agilizar o ciclo de vida do projeto e reduzir atrasos caros.

 

  • Detecção de locais de mudança – Graças às muitas inovações tecnológicas de drones, entrada de sensores e processamento de dados, alcançamos a capacidade de escanear rapidamente, fotografar e sentir o mundo tridimensional que nos rodeia. Todo projeto pode começar com uma “imagem” realista e precisa do lugar original que pode ser atualizado com varreduras regulares para registrar como o lugar muda com todas as fases do desenvolvimento. Nós estamos focados  em dirigir e melhorar o contexto dos lugares e a visualização para todas as partes interessadas do projeto.

 

  • Desenho e Visualização do mundo real em 3D – Tradicionalmente, desenhos  e representações do mundo sempre foram feitas em 2D. Com avanços da tecnologia e dos hardwares, o 3D vem se tornando rapidamente o padrão que as pessoas querem usar para projeto, visualização e análise de ativos através do seu ciclo. Nosso foco estará nas ferramentas  e aplicativos que utilizam o 3D para facilitar o melhor uso das informações espaciais e guias de processo de design para então os projetos poderem alcançar suas metas econômicas, sustentáveis e de performance.

 

  • Otimizando a Inteligência de operação de Infraestrutura – A internet das coisas (IoT) torna possível monitorar cada tremor e mudança de temperatura de um recurso de infraestrutura, como um prédio ou ponte, usando sensores incorporados. O mundo está sendo rastreado por bilhões de sensores ao redor de nós, muitos dos quais serão projetados nos ativos que usamos e rastreamos e analisamos em nossas experiencias 3D. Esses dados alimentarão uma máquina que gerará novas ideias de acordo com a relevância das mesmas. Compartilhando a expertise da Esri em a “Ciencia do Onde” e  a liderança da Autodesk em análise de projetos , nós buscamos descobrir novas oportunidades para habilitar clientes à planejar, implementar e consumir informações de sensores para melhor performance operacional de grandes sistemas de ativos.

 

  • Plataformas Extensíveis –  Reconhecendo que “Dados estão no Centro” dos negócios e das organizações de nosso clientes, nós estamos comprometidos em criar plataformas extensíveis que permitam aos nossos usuários inovar. Nós entendemos que o futuro das nossas plataformas dependem de usuários que aumentem nossas capacidades, criando novas ferramentas de nossos softwares construindo blocos, e inventando novos fluxos para tornarem-se mais produtivos.

 

Os futuros lançamentos de tecnologia serão conduzidos por esses temas-chave. E já que nos concentramos em ajudá-los a resolver os problemas do amanhã, seus comentários e direção são essenciais para alcançarmos nossa missão compartilhada.

Estamos entusiasmados com o futuro nos reserva e estamos ansiosos para moldar esse futuro com você. Mais informações relativas à funcionalidade do software serão anunciadas no  decorrer de 2018.   

 

 

Fonte: Artigo Traduzido e Adaptado “Esri and Autodesk – What’s Next?”

 

 

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'