Foi lançada há algumas semanas no Autodesk Labs o Project Silverstar. O nome é bacana, mas para que exatamente serve essa extensão?
Basicamente quando você está projetando um perfil (greide) de uma rodovia ou ferrovia, você está sempre procurando a alternativa que envolva um mínimo possível de movimentação de terra (corte e aterro), mas que atenda a critérios de projeto, tais como, rampa mínima e máxima, comprimento mínimo de trechos em tangente, entre outros.
A extensão Project Silverstar visa definir qual o melhor perfil (greide) de projeto para uma determinada situação, que atenda aos critérios de projeto e que gere o menor custo possível. A partir de um perfil do terreno natural, como o da figura abaixo, a extensão (que roda na nuvem – na internet), irá propor um perfil de projeto com base nos parâmetros que você definir. Esta extensão é grátis para os usuários de Civil 3D e funcionará até 1º de Agosto de 2012.
A partir do perfil do terreno natural e após a realização de diversas iterações na nuvem, o perfil abaixo foi proposto pelo Project Silverstar no exemplo que eu fiz para testar.
Ainda é enviado para o usuário um relatório, com estimativa de custos e resumo da movimentação de terra prevista para o projeto.
Lembrando que os resultados propostos são estimados com base em uma largura de plataforma definida pelo usuário. Após a definição do perfil inicial para o projeto, o corredor deve ser modelado e os volumes definitivos devem ser calculados através das ferramentas tradicionais do Civil 3D.
Abraços a todos e até a próxima!