Controlar águas pluviais – água da chuva – é um grande desafio para as cidades hoje em dia. Para lidar com alagamentos, muitas cidades criaram sistemas massivos de esgoto para retirar a água das áreas urbanas e descarregar em estações de tratamento e até mesmo direto no oceano. Contudo, muitas cidades estão experimentando efeitos colaterais não desejados dessa abordagem da “infraestrutura cinza”, sendo os mais notáveis a poluição de rios e escassez de fontes para o abastecimento de água
Somente nos E.U.A. estima-se que anualmente 10 trilhões de galões (aproximadamente 38 trilhões de litros) de águas pluviais sem tratamento escoem diretamente para a drenagem urbana e também para vias de abastecimentos de água potável. Essa água é misturada com nutrientes indutores de algas, metais pesados e, no caso de 772 cidades norte americanas, também com esgoto bruto. Em resposta a estes problemas, as cidades estão em busca de abordagens sustentáveis para lidar com a água da chuva.
A gestão verde de águas pluviais, como pavimentos porosos e bio-retenção,absorvem e filtram a água onde ela cai, recompondo aquíferos ao invés de contaminar rios. Usando técnicas verdes (ou sustentáveis) para o projeto de infraestrutura, as comunidades não só protegem a qualidade da água de maneira com o melhor balanço custo-efetivo, como também promovem benefícios adicionais, como por exemplo, novos espaços para recreação, ar mais puro e propriedades mais valorizadas.
Não é surpreendente que 9 de 10 cidades mais populosas dos E.U.A. têm planos ou regulamentos para infraestrutura verde. Nova Iorque e Filadélfia destinaram bilhões de dólares para melhorias nas próximas duas décadas. Globalmente, Europa, Reino Unido e Australia exigem infraestrutura sustentável. Além desses, Singapura na Ásia, e outras 16 pilotos de “cidades esponjas” na China se comprometeram a capturar a maioria da água da chuva possível para reuso local.
Introduzindo a Autodesk® Green Stormwater Infrastructure Extension para o InfraWorks 360
Até agora, existia somente uma pequena quantidade de ferramentas para design de infraestruturas verdes para captação de águas pluviais, as quais são limitadas para esquemas 2D ou planilhas. Por conta disso, não tem sido fácil visualizar e simular como as características do design interagem com a paisagem, tampouco observar como é a performance sob diferentes condições de tempestade.
A Green Stormwater Infrastructure (GSI) Extension for InfraWorks 360 é diferente porque ela permite, além do design rápido, a análise em tempo real de projetos para controle da água da chuva em um ambiente interativo e 3D. Estes recursos irão ajudar planejadores e engenheiros a determinar a melhor forma de interagir estratégias de infraestrutura no local, num bairro, ou numa escala de distrito. A GSI usa modelos hidrológicos baseados em padrões industriais para estimar o volume de escoamento e possui ferramentas para projetar e analisar nove tipos de infraestruturas verde para águas pluviais, incluindo árvores. A GSI também tem a flexibilidade de atender aos requisitos locais para águas pluviais, além de fornecer certificados LEED v4 (SSc4) e LEED 2009 (SSc6.9).
GSI está disponível gratuitamente para os assinantes do Autodesk InfraWorks 360 no Autodesk Exchange App Store
Veja um pequeno video de como a ferramenta funciona
Leia o post original por Brian Young. Gerente do Programa de Soluções Sustentáveis para Infraestrutura.