twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Olá, pessoal!!

Hoje viemos conversar sobre um desafio de projeto de infraestrutura que surgiu no final do ano passado, aqui na região Sudeste do país. Foi idealizado um projeto de passagem inferior (PI), ou seja, um greide passando por baixo de uma rodovia existente. No entanto, a solução de drenagem projetada para essa PI previa uma galeria com diversas especificidades, incompatível com as seções transversais padrões disponibilizadas no Autodesk Civil 3D.

Ao observar o perfil longitudinal da galeria, percebe-se que a mesma possui trechos com degraus e trechos retilíneos em concreto, inclusive contém trechos de tubulação metálica. A seção da galeria mudaria de largura ao longo do alinhamento. Além disso, a porção fechada da galeria seria composta por uma base retilínea, e um topo inclinado. Como poderíamos, então, atingir o objetivo de projeto?

Para esse problema, nós optamos por seccionar o corredor dessa galeria em regiões, e desenvolver três seções, uma
para cada trecho e exigência de dimensionamento. Identificamos estas seções como:

– Galeria Aberta;
– Galeria Retangular; e
– Tubo.

As seções foram desenvolvidas com o Autodesk Subassembly Composer (SAC), e podem ser encontradas no final dessa publicação.
Uma das principais preocupações durante a elaboração da lógica das seções, foi o estabelecimento de pontos parametrizados
que seguiriam os alvos projetados no Civil 3D, de maneira tal a não perder as características intrínsecas à seção como
topo em rampa e base reta. No trecho com degraus, a espessura da galeria deveria ser aumentada para compreender a laje de
topo e a base na região do espelho do degrau.

Além da parametrização para que a seção acompanhasse os alvos designados no Civil 3D, o nível de detalhe solicitado no projeto era tal que o detalhe interior chanfrado da galeria deveria ser preservado. Portanto, ao dispor os pontos no SAC, tomou-se cuidado para manter essa geometria característica.

Por hoje é só! Até a próxima!!

Galeria Aberta.pkt

Galeria Retangular.pkt

Tubo.pkt

Featured Links

Daphne Couri

Daphne é engenheira civil formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Autodesk Civil 3D Certified Professional desde 2015. Estagiou na Autodesk de 2012 a 2014, e posteriormente trabalhou no Metrô de São Paulo. Fundou a Castaño Engenharia em 2017, empresa especializada em projetos executivos baseados na metodologia BIM. Atualmente trabalha como especialista técnica na PARS distribuidora Autodesk.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarvitor.martins2Q7JH

    Muito bom. Parabéns.

    Apenas um detalhe, nos links para download os itens Galeria Retangular e Tubo estão com o mesmo download.

'