twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Durante o processo de construção, arquitetos e engenheiros devem considerar o impacto das cargas laterais causadas pelo vento. Seja apenas determinando as cargas simples ou tentando otimizar os efeitos aerodinâmicos da estrutura do edifício e do entorno sendo mais precisa a análise destas cargas.

A carga de vento em uma estrutura depende de vários fatores, incluindo velocidade do vento, terreno circundante e o tamanho, forma e resposta dinâmica da estrutura. A teoria tradicional das pressões  atuam normalmente na face da estrutura. Cálculos destas cargas de vento em todas as direções são feitos para, encontrar a condição de carregamento mais crítica.

A consideração da sucção das forças de pressão causadas pelo vento também é tipicamente estimada no caso de paredes laterais e paredes de Sota-vento. Normalmente, os códigos de construção permitem cargas de vento calculadas, ou cargas de vento determinadas por testes de modelos em um cenário de terreno equivalente ao do canteiro de obras.

Idealmente, um projetista poderia facilmente fazer cálculos e simulações de cargas laterais enquanto desenvolve conceitos de projetos e detalhes. A capacidade de imaginar como o fluxo de ar se traduz em forças de pressão positivas e negativas poderiam ajudar os projetistas a identificar problemas ou inconformidades no início do projeto. Adicionar essas pressões (cargas de ventos)  no projeto, daria o benefício de agregar isso também a análise estrutural do projeto, definindo soluções mais precisas .

Este é o conceito por trás da ferramenta de simulação de vento, disponível para vocês; Autodesk Robot Structural Analysis Professional. A ferramenta oferece aos projetistas um método rápido e fácil de testar os efeitos do vento em sua estrutura. Ao simplesmente inserir a direção e a velocidade do vento ou mesmo a  pressão, os usuários podem obter resultados rápidos sobre pressões superficiais e cargas estruturais resultantes. Mudanças podem ser feitas, e os resultados são reprisados em questão de minutos, permitindo a investigação de inúmeros cenários.

O recurso de simulação de cargas de vento permite que engenheiros  simulem o fluxo e pressão em torno de sua estrutura  automaticamente. Esta característica é especialmente útil com estruturas que são geometricamente complexas, e para as quais geralmente é difícil definir cargas de vento precisas. O recurso desta Simulação das cargas, atuam como um túnel de vento virtual  exibindo mapas de pressão coloridos no modelo, a fim de facilitar a visualização e compreensão dos efeitos do vento.

Robot Structural Analysis Professional 2021 oferece melhorias para simulações de carga eólica.

Na versão de 2021, agora você pode especificar se gostaria de  aplicar a pressão de duas maneiras; 1-Como uma carga média para um painel; 2-Como uma pressão detalhada ao longo de uma malha do elemento (projeto). Se você optar por não aplicar a carga média, você obterá uma imagem detalhada sobre como a pressão será distribuída. Isso é particularmente útil para cargas de vento geradas em projetos complexos. Veja o Vídeo abaixo:

 

 

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

'