twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

 

Uma das principais empresas de desenvolvimento de projeto e construção do mundo, a Skanska vem implementado BIM (Building Information Modeling) em projetos espalhados pelo mundo por muitos anos. A Skanska fornece dados compreensíveis e precisos para todos com uma maneira colaborativa de trabalhar, utilizando tecnologia de construção.

A tecnologia de construção em iPads promove um trabalho colaborativo no canteiro de obra.

 

Com o uso de ferramentas da família BIM 360, que utilizam computação em nuvem, eles têm melhorado bastante a comunicação entre as partes interessadas do projeto, economizando tempo e reduzindo custo, aumentando a eficiência e limitando os riscos sempre que possível; já que com a computação em nuvem a comunicação ocorre em tempo real.

A Noruega, em particular, se destaca como um dos mercados onde o BIM é mais frequentemente implementado nos projetos da Skanska. Eles usam o Autodesk BIM 360 desde 2011 para apoiar a documentação do canteiro de construção, inspeções de segurança e limpeza e controle de qualidade. Ano após ano, eles continuam a reconhecer os benefícios ainda mais amplamente.

O projeto piloto Statoil – primeira história de sucesso com tecnologia de construção.

 

O projeto piloto Statoil

Em 2011, a Skanska Norway foi desafiada com a construção do projeto Statoil, um edifício de escritórios que abrange mais de nove andares e 67.000 metros quadrados. O edifício de arquitetura espetacular, é inspirado nas varas do Mikado e consiste em cinco blocos de construção de três pisos de altura, 140m de comprimento – até 30m em balanço – e interior praticamente livre de colunas. Para cumprir este projeto com cronograma apertado, eles exigiram uma ferramenta dinâmica e avançada. Assim, a relação entre a Skanska e a Autodesk nasceu através da implementação do BIM 360 no canteiro de obra.

As gerentes da Skanska usam tecnologia de construção em seus iPads para monitorar o fluxo de trabalho de problemas.

 

Mesmo com a complexidade do projeto, a Skanska Norway melhorou o comissionamento e a entrega de projeto usando o BIM 360, economizando tempo – o projeto foi concluído em 20 meses, considerando os 3 meses da fase de testes – e mantendo o orçamento ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.

“O fluxo de trabalho de problemas visualizado no iPad nos permitiu trabalhar 100% digitalmente, sem documentos em papel. Nós vemos os benefícios de usar o BIM 360 (Field) claramente, pois aumenta nossa eficiência ao lidar com problemas no canteiro de obra” diz Øivind Pettersen, Gerente de Projeto/Desenvolvimento de Negócios IKT para Skanska Norway.

De acordo com Pettersen, seus subcontratados começaram a usar o BIM 360 depois de apenas uma hora de treinamento.

Após o projeto piloto, a Skanska Norway percebeu uma boa relação custo-benefício e os comentários positivos dos subcontratados e dos proprietários do edifício contribuíram para a decisão pela adoção da plataforma. Essa história de sucesso deu-lhes ainda mais confiança para usar o BIM 360 em outros projetos e, desde então, a Skanska Norway continua a usar o BIM 360 como sua principal ferramenta em todos os projetos de construção.

A utilização do BIM no projeto piloto Statoil obteve feedback positivo de subcontratados e proprietários do edifícios.

 

Evitando retrabalho com o controle de segurança

A segurança sempre foi uma prioridade máxima para a Skanska Norway. Para evitar riscos de construção, eles usam o BIM 360 para suas inspeções de segurança e limpeza. O uso do BIM 360 tem ajudado a detectar e corrigir os possíveis problemas de segurança antes de surgirem. Eles também estão usando o BIM 360 para o controle de qualidade, antes do início do trabalho e após a conclusão da construção.

A Skanska Norway tem segurança como prioridade e visa garantir que ambientes inseguros não passem despercebidos.

 

“Nós abordamos muitas questões antes da construção, o que nos ajuda a economizar tempo e reduzir custos de maneira significativa, detectando problemas antes deles se intensificarem. O BIM 360 (Field) nos ajudou a capturar a documentação do site de construção durante todo o processo de construção” diz Kirstin Ingebrigtsen, Gerente de Projeto da Skanska Norway.

Alguns números:

  • 95% dos usuários disseram que recomendariam o BIM 360;
  • Skanska Norway possui 146 projetos ativos usando o Bim 360;
  • 298.000 problemas foram identificados e fechados com o BIM 360;
  • 246.000 fotos foram tiradas com o BIM 360.

Øivind Pettersen usa tecnologia de construção em seu escritório.

 

“A plataforma nos ajudou a ser mais eficientes, economizando tempo e dinheiro durante todo o ciclo de vida do projeto” – Øivind Pettersen, Gerente de Projeto/Desenvolvimento de Negócios IKT para Skanska Norway.

Atualmente com mais de 2,5 milhões de problemas registrados, 1,4 milhões de listas de verificação concluídas e 1,8 milhões de fotos dos canteiros de obras tiradas pelo BIM 360, a Skanska continua a ver resultados positivos com o uso das ferramentas da família BIM 360.

 

Fontes:  Traduzido e adaptado de Skanska Norway – Leading the way in construction technology escrito por Krystian Macek; Statoil Office – Fornebu;

Featured Links

Diana Siqueira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, já estagiou em escritório de arquitetura e em construtoras, onde teve a oportunidade de acompanhar as diferentes fases da obra, desde a concepção e modelagem do projeto, até a entrega a clientes. Atualmente faz parte - como estagiária - da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'