twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre AEC da Autodesk Brasil

Autodesk Subassembly Composer – Vídeo Tutorial

Pedro Soethe
20/07/2012

    Uma das principais novidades da versão 2013 do AutoCAD Civil é que o programa agora inclui o Autodesk Subassembly Composer (SAC), uma extensão do AutoCAD Civil 3D que permiti criar subassemblies (extensão .pkt) de maneira mais prática através de uma interface simples e intuitiva, eliminando a necessidade de recursos de programação.

    O SAC está disponível para as versões 2011 & 2012 e para a versão mais recente do AutoCAD Civil 3D, a 2013 e vem se mostrando muito útil, uma vez que o catálago do Civil 3D já apresenta uma quantidade muito grande de subassemblies (seções-tipo), mas em projetos específicos, tais como, canais, barragens, seções complexas de rodovias e ferrovias, pode haver a necessidade de se usar uma seção não inclusa no catálogo. Para isso o usuário pode criar seu proprio subassembly e ultizá-lo nos seus modelos do Cilvil 3D.

    Para as versões 2011 & 2012, o SAC está disponivel por download no seguinte link, apenas para clientes de subscription:

    Para a versão 2013, o SAC já vem na instalação, porém, não está habilitado para ser instalado por padrão, para isso, na hora da instalação do AutoCAD Civil 3D, basta assinalar a opção de instalar o SAC.

SAC

    Para a melhor compreensão e para ajudar vocês a usarem o SAC, desenvolvi um tutorial em vídeo explicando como criar uma seção-tipo de uma barragem. Abaixo segue o tutorial e o link para baixar os arquivos necessários para a realização do exercício.

    OBSERVAÇÕES:

  • Para que um usuário de Civil 3D 2011 ou 2012 que não possua o SAC instalado na máquina possa utilizar subassemblies criadas no mesmo, ele precisar ter o Subassembly Composer Support Pack instalado. Já na versão 2013 não é necessária a instalação desse item.
  • O Civil 3D só reconhece subassemblies feitos pelo Subassembly Composer da mesma versão, ou seja, o Civil 3D 2013 só vai reconhecer subassemblies feitos pelo Subassembly Composer 2013.
  • A seção que vai ser desenvolvida neste tutorial é complexa, possui vários detalhes nos quais é necessário prestar atenção para que o exercício possa ser finalizado com sucesso. O vídeo ficou até curto, por isso algumas coisas tiveram que ser explicados rapidamente, em caso de qualquer dúvida, comentem a respeito no post.

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

12 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarCivil 3D Brazil

    0

    0

    Alonso, você pode criar isso usando critérios de decisão e parâmetros com o Subassembly Composer. Não creio que exista algo similar já pronto, mas eu encorajo você a fazer, pois tenho certeza que o resultado será positivo. Att. Daniel Queiroz

  2. AvatarCivil 3D Brazil

    0

    0

    Henrique, as extensões só estão disponíveis para clientes Autodesk com Subscription no subscription.autodesk.com

  3. AvatarCivil 3D Brazil

    0

    0

    Alexandre, você pode criar uma Subassembly com comportamento semelhante ao DaylightBench utilizando os critérios de decisão (decision) do Subassembly Composer. Att. Daniel Queiroz

  4. AvatarAlonso

    0

    0

    Daniel
    Existe um subassembly em que eu possa determianar que por exemplo: tenho umm aterro com 5 banquetas, e sendo que na 2 banqueta, será uma estrada de serviço, sendo assim essa será com dimensões diferentes.
    existente esta subassemblye

  5. AvatarHenrique

    0

    0

    Daniel, e quanto ao Borehole? Já tem disponível para instalação no cad civil 2013? Abraços.

  6. Avataralexandre

    0

    0

    excelente tópico, trabalho magnifico, mas tenho duas duvida, a primeira teria como retira o volume de cada material, com a surface ou corridor (material rip-rap, materialfiltro vertical, material filtro horizontal,material transiçao unica, material do pavimento e material do maçico) ?
    a segunda duvida como faço para que o talude de jusante da barragem fique com bermas igual ao subassemblies daylightbench no SAC ?

  7. AvatarCivil 3D Brazil

    0

    0

    Oi Alex, obrigado pelo apoio!
    Qual superfície você está tentando gerar? De topo ou datum?
    Abraços, Daniel Queiroz

  8. AvatarCivil 3D Brazil

    0

    0

    Osmar, em algumas semanas eu vou fazer outro post mostrando melhor a aplicabilidade desse recurso.
    Att. Daniel Queiroz

  9. AvatarLecius

    0

    0

    Parabéns Daniel! Simplesmente fantástico este post.

  10. AvatarEduardo Soethe

    0

    0

    Otimo Vídeo explicativo e Subassembly!!
    Abraços

  11. AvatarOsmar

    0

    0

    Pessoal parabéns pelo trabalho desenvolvido……
    Vi o tutorial….. pesquisei outros temas pela rede…. mas gostaria se possível explicar a funcionalidade/aplicabilidade de aplicar este recurso.
    Confesso e estou em dúvida sem entender o propósito da ferramenta……… me desculpe é que sou inciante no ambiente civil 3d
    Atenciosamente,
    Osmar

  12. AvatarAlex Librelon

    0

    0

    Daniel e Caio, boa noite!
    Espetacular, muito bom mesmo! Parabéns!!
    Uma dúvida, gerei a barragem (corridor) mas, na hora de gerar a surface desta barragem para ter o volume dos materiais, estou encontrando algumas dificuldades que no final, a surface não é gerada corretamente.
    O que certamente estou fazendo de errado??
    Abraços.

'