twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Autodesk Subassembly Composer – Vídeo Tutorial

Pedro Soethe
20/07/2012

    Uma das principais novidades da versão 2013 do AutoCAD Civil é que o programa agora inclui o Autodesk Subassembly Composer (SAC), uma extensão do AutoCAD Civil 3D que permiti criar subassemblies (extensão .pkt) de maneira mais prática através de uma interface simples e intuitiva, eliminando a necessidade de recursos de programação.

    O SAC está disponível para as versões 2011 & 2012 e para a versão mais recente do AutoCAD Civil 3D, a 2013 e vem se mostrando muito útil, uma vez que o catálago do Civil 3D já apresenta uma quantidade muito grande de subassemblies (seções-tipo), mas em projetos específicos, tais como, canais, barragens, seções complexas de rodovias e ferrovias, pode haver a necessidade de se usar uma seção não inclusa no catálogo. Para isso o usuário pode criar seu proprio subassembly e ultizá-lo nos seus modelos do Cilvil 3D.

    Para as versões 2011 & 2012, o SAC está disponivel por download no seguinte link, apenas para clientes de subscription:

    Para a versão 2013, o SAC já vem na instalação, porém, não está habilitado para ser instalado por padrão, para isso, na hora da instalação do AutoCAD Civil 3D, basta assinalar a opção de instalar o SAC.

SAC

    Para a melhor compreensão e para ajudar vocês a usarem o SAC, desenvolvi um tutorial em vídeo explicando como criar uma seção-tipo de uma barragem. Abaixo segue o tutorial e o link para baixar os arquivos necessários para a realização do exercício.

    OBSERVAÇÕES:

  • Para que um usuário de Civil 3D 2011 ou 2012 que não possua o SAC instalado na máquina possa utilizar subassemblies criadas no mesmo, ele precisar ter o Subassembly Composer Support Pack instalado. Já na versão 2013 não é necessária a instalação desse item.
  • O Civil 3D só reconhece subassemblies feitos pelo Subassembly Composer da mesma versão, ou seja, o Civil 3D 2013 só vai reconhecer subassemblies feitos pelo Subassembly Composer 2013.
  • A seção que vai ser desenvolvida neste tutorial é complexa, possui vários detalhes nos quais é necessário prestar atenção para que o exercício possa ser finalizado com sucesso. O vídeo ficou até curto, por isso algumas coisas tiveram que ser explicados rapidamente, em caso de qualquer dúvida, comentem a respeito no post.

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

12 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarCivil 3D Brazil

    Alonso, você pode criar isso usando critérios de decisão e parâmetros com o Subassembly Composer. Não creio que exista algo similar já pronto, mas eu encorajo você a fazer, pois tenho certeza que o resultado será positivo. Att. Daniel Queiroz

  2. AvatarCivil 3D Brazil

    Henrique, as extensões só estão disponíveis para clientes Autodesk com Subscription no subscription.autodesk.com

  3. AvatarCivil 3D Brazil

    Alexandre, você pode criar uma Subassembly com comportamento semelhante ao DaylightBench utilizando os critérios de decisão (decision) do Subassembly Composer. Att. Daniel Queiroz

  4. AvatarAlonso

    Daniel
    Existe um subassembly em que eu possa determianar que por exemplo: tenho umm aterro com 5 banquetas, e sendo que na 2 banqueta, será uma estrada de serviço, sendo assim essa será com dimensões diferentes.
    existente esta subassemblye

  5. AvatarHenrique

    Daniel, e quanto ao Borehole? Já tem disponível para instalação no cad civil 2013? Abraços.

  6. Avataralexandre

    excelente tópico, trabalho magnifico, mas tenho duas duvida, a primeira teria como retira o volume de cada material, com a surface ou corridor (material rip-rap, materialfiltro vertical, material filtro horizontal,material transiçao unica, material do pavimento e material do maçico) ?
    a segunda duvida como faço para que o talude de jusante da barragem fique com bermas igual ao subassemblies daylightbench no SAC ?

  7. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Alex, obrigado pelo apoio!
    Qual superfície você está tentando gerar? De topo ou datum?
    Abraços, Daniel Queiroz

  8. AvatarCivil 3D Brazil

    Osmar, em algumas semanas eu vou fazer outro post mostrando melhor a aplicabilidade desse recurso.
    Att. Daniel Queiroz

  9. AvatarLecius

    Parabéns Daniel! Simplesmente fantástico este post.

  10. AvatarEduardo Soethe

    Otimo Vídeo explicativo e Subassembly!!
    Abraços

  11. AvatarOsmar

    Pessoal parabéns pelo trabalho desenvolvido……
    Vi o tutorial….. pesquisei outros temas pela rede…. mas gostaria se possível explicar a funcionalidade/aplicabilidade de aplicar este recurso.
    Confesso e estou em dúvida sem entender o propósito da ferramenta……… me desculpe é que sou inciante no ambiente civil 3d
    Atenciosamente,
    Osmar

  12. AvatarAlex Librelon

    Daniel e Caio, boa noite!
    Espetacular, muito bom mesmo! Parabéns!!
    Uma dúvida, gerei a barragem (corridor) mas, na hora de gerar a surface desta barragem para ter o volume dos materiais, estou encontrando algumas dificuldades que no final, a surface não é gerada corretamente.
    O que certamente estou fazendo de errado??
    Abraços.

'