twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A realidade virtual está na boca do povo, estamos experimentando um avanço exponencial nesta tecnologia e na sua democratização, isto é, encontramos óculos sendo vendido a preços realmente baixos, veja o exemplo abaixo, encontrado  por valores abaixo dos R$100, sim estes óculos necessitam de um celular para projetar, mas quem não tem um celular hoje em dia?

Além da popularização do consumo, esta se estabelecendo como algo já natural em apresentações de uma série de produtos e serviços, e nada mais natural que isto também migre para a os projetos de engenharia e arquitetura, a Autodesk está antenada a isto, e lanço recentemente o excelente Revit Lire, que joga diretamente o seu modelo do Revit para uma ambiente de realidade virtual, saiba mais neste artigo.

Mas e o seu modelo de infraestrutura? Ele também pode ser transportado para este mundo. Usando o Infraworks 360 o Navisworks e o poder de renderização na nuvem, conseguimos ter uma imagem que pode ser usada em em um celular dentro de um óculos de realidade virtual, inclusive no exemplo acima.

Para este exemplo vamos usar  um modelo  de infraestrutura, mas especificamente um projeto de estrada, onde temos uma intersecção, e uma ponte passando por um rio, vamos criar duas imagens uma em cada ponto, o interessante que podemos ter uma vizualisação 360º em qualquer ponto do projeto, podendo assim fazer verificações mais detalhadas.

 

Modelo usado no exemplo, dentro do InfraWorks 360

 

Aqui um dos três pontos em que iremos criar as imagens panorâmicas em 360º

Aqui o resultado diretamente do celular, notem que posso ter as duas versões, uma para o óculos e outra para visualizar diretamente no celular ou até no computador.

Veja o vídeo mostrando todo o fluxo para criar as imagens panorâmicas em 360º

Aqui as imagens deste exemplo para visualizar no seu browser ou celular

Imagem 01

Imagem 02

Imagem 03

Você agora deve estar se perguntando, mas como eu posso criar um video, onde eu estaria “pilotando” pela rodovia? A boa noticia que sim, isto é possivel, mas vamos deixar para um próximo post 😉

Se quiser saber mais baixe a versão trial e obtenha mais informações:

 

AEC Industry Collection

Autodesk A360 Rendering

Navisworks Manage

InfraWorks360

Se ficou interessado procure um de nossos revendedores clique aqui

 

Abraço

 

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'