twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A família BIM 360 surgiu para facilitar diversos processos em todo o ciclo da construção. Como parte dessa família, o BIM 360 Docs veio para auxiliar no gerenciamento de documentos e, dessa forma, minimizar problemas que ocorrem devido à falta de acesso a determinados documentos, a falhas na comunicação entre os diferentes times da obra; além de ajudar, consequentemente, a otimizar o tempo dos colaboradores e a reduzir retrabalhos, entre tantos outros benefícios.

Desde seu lançamento, o BIM 360 Docs já passou por algumas atualizações, sempre buscando melhorar a experiência dos usuários. Com essa última atualização – do dia 26/07/2017 – o Docs passa a oferecer recursos e aprimoramentos importantes para propiciar uma melhor colaboração de projetos e facilitar o gerenciamento de documentos na construção.

Para todos os usuários: O Docs agora aprimorou seus recursos para arquivos PDF, incluindo suporte para hiperlinks definidos externamente, rótulos de páginas, bem como a capacidade para fazer o download de desenhos em PDF com marcações (markups) das pastas “Plantas” (Plans). Além disso, agora você pode fazer o download dos arquivos “fontes” – como um arquivo Revit – carregados em uma pasta “Plantas” (Plans) e adicionar problemas aos documentos gerenciados nas pastas “Arquivos do Projeto” (Project Files).

Administradores do Projeto: Como parte da transição em curso para a plataforma unificada BIM 360, o gerenciamento da documentação de projeto no Docs está totalmente integrado com a nova experiência de administração da plataforma BIM 360.

 

Exporte marcações (markups) – em Maio, foi introduzida a capacidade de fazer o download de um desenho em PDF publicado nas pastas “Plantas” (Plans). Em Junho, foi adicionada a habilidade de fazer o download de múltiplas folhas como um único arquivo em PDF com várias páginas, com a opção de incluir hiperlinks de chamadas gerados automaticamente e também quaisquer hiperlinks criados manualmente. Agora, mais um passo adiante, possibilitando o download de marcações (markups) com o arquivo PDF.

Ao fazer o download, essas marcações (markups) são salvas como anotações no arquivo PDF; então, ao abrir o arquivo em um visualizador PDF – como o Adobe Acrobat, por exemplo – as marcações (markups) são totalmente editáveis. As imagens abaixo mostram as marcações (markups) no Docs e, em seguida, o arquivo em PDF correspondente, visto no desktop:

Planta com marcações (markups) no BIM 360 Docs

A mesma planta após o download, com as marcações (markups) no arquivo PDF

 

Download – Agora você também pode fazer o download dos arquivos “fontes” que foram carregados nas pastas “Plantas” (Plans).

 

Suporte para PDF aprimorado – O Docs agora suporta os hiperlinks que foram adicionados aos desenhos em PDF em um software nativo de edição de PDF, incluindo hyperlinks externos e relativos. Ademais, agora o Docs exibe os rótulos de páginas para cada folha de um arquivo PDF de várias páginas.

 

Problemas – Agora você pode adicionar documentos de problemas nas pastas “Arquivos de Projeto” (Project Files) – além das pastas “Plantas” (Plans). Semelhante à experiência de marcações (markups) nas pastas “Arquivos de Projeto” (Project Files), selecionar um problema do painel de Problemas te levará diretamente para a página específica – PDF de várias páginas – ou visualização – modelo 3D.

 

Administração de Projeto (Project Admin) – O Docs agora está integrado à plataforma unificada de gerenciamento de projeto BIM 360 e à experiência do usuário administrador da conta. Ao selecionar “Administrador de Projeto” (Project Admin) no menu, você será direcionado a uma nova página de “Membros” Administradores de Projeto (Project Admin Members). A Partir daí, é possível selecionar “Gerenciar” (Manage) para adicionar e/ou editar os membros do projeto. Para acessar o log (histórico) de atividades, Configuração de RFI ou Configurações Avançadas, selecione “Serviços” (Services) e em seguida “Gerenciamento de Documentos” (Document Management).

Fontes: Traduzido e adaptado do artigo em inglês BIM 360 Docs Update – July 26,2017 escrito por Joan Allen

Featured Links

Diana Siqueira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, já estagiou em escritório de arquitetura e em construtoras, onde teve a oportunidade de acompanhar as diferentes fases da obra, desde a concepção e modelagem do projeto, até a entrega a clientes. Atualmente faz parte - como estagiária - da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'