Muitas vezes eu vejo que os arquitetos enfrentam um grande problema para fazer o projeto de implantação dos seus edifícios. Veja no caso da imagem acima, a da esquerda é o projeto no Revit, e o da direita o mesmo projeto no InfraWorks 360, onde ele já esta localizado e implantado, isto é, consigo agora ter ideia do local (endereço) e também de como esta edificação impactará no contexto e como o contexto também irá impactar esta edificação.
Pensando nisto, eu criei um vídeo mostrando, exatamente esta implantação, aqui é o local onde será implantado. Em vários casos o terreno onde a edificação será implantado, não é um local muito fácil e simples para se implantar, por exemplo, muito íngreme e você precisar fazer um corte, ou um aterro, ou ambos, a quantidade de água de chuva no terreno, a coleta, verificar se o sistema existente suporta, e assim por em diante. Veja por exemplo o terreno abaixo, ele é bem íngreme e vou necessitar fazer um corte, mas este corte com talude? Ou com muro de arrimo? Ou ambos?
Com isto em mente precisei fazer várias analises para neste local eu desenvolver o projeto de terraplanagem, e cheguei a conclusão que era possível fazer um pequeno talude de 5m e depois um murro de arrimo, como ilustrado na imagem abaixo.
Depois do projeto de terraplanagem, ou antes mesmo, eu posso já incluir o modelo do Revit, e assim localizar no projeto, e assim fazer o projeto de urbanização e arruamento, e esta urbanização pode ser de qualquer coisa, o Infraworks 360 já possui uma série de modelos 3D, como árvores, pessoas, carros e etc. como isto eu consigo reproduzir muitos itens do contexto e também de itens que serão inseridos no meu modelo de uma forma mais fácil e visual que fazer talvez o mesmo no Revit.
Depois eu evolui ainda mais a parte da engenharia, tanto criando um acesso a rua existente e trabalhar o acesso com raios e movimentos, etc. Além disto tem o projeto de Drenagem onde inclusive tive que conectar com o sistema de drenagem local, o software além de conseguir modelar de forma muito fácil e rápida os elementos de drenagem, eu também consigo verificar se pela área de contribuição e o valor pluviométrico, eu consigo verificar a capacidade de vazão da tubulação.
E depois com o projeto todo pronto dentro do InfraWorks 360 eu usei o AutoCAD Civil 3D para tirar as seções, notas de serviço, perfis, seções etc., para a construção. E a grande coisa do Civil 3D é que posso utilizar o modelo do InfraWorks 360, ele vai entender os elementos de projeto e transformar no formato de apresentação de engenharia, então a superfície vira cursas de nível, as ruas viram alinhamentos/perfis e assim posso detalhar e criar o projeto executivo rapidamente, e ser perder tudo o que eu fiz no InfraWorks 360.
Notem o modelo do Revit dentro do Civil 3D, como isto foi possível? Veja o vídeo abaixo.
Você pode conferir aqui o vídeo com todo o processo utilizado, desde o Revit passando pelo InfraWorks 360 e terminando no AutoCAD Civil 3D.
Aqui você pode ver um vídeo bem mais resumido de todo o trabalho.
Qualquer duvida ou sugestão deixei aqui nos comentários.
Para criar um modelo de forma automática no InfraWorks 360 de uma olhada neste vídeo.
Abraço