twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Video-Aula de implantação de edificações feitas no Revit no InfraWorks 360/Civil 3D

Pedro Soethe
15/06/2016

Revit-Infraworks

Muitas vezes eu vejo que os arquitetos enfrentam um grande problema para fazer o projeto de implantação dos seus edifícios. Veja no caso da imagem acima, a da esquerda é o projeto no Revit, e o da direita o mesmo projeto no InfraWorks 360, onde ele já esta localizado e implantado, isto é, consigo agora ter ideia do local (endereço) e também de como esta edificação impactará no contexto e como o contexto também irá impactar esta edificação.

Pensando nisto, eu criei um vídeo mostrando, exatamente esta implantação, aqui é o local onde será implantado. Em vários casos o terreno onde a edificação será implantado, não é um local muito fácil e simples para se implantar, por  exemplo, muito íngreme e você precisar fazer um corte, ou um aterro, ou ambos, a quantidade de água de chuva no terreno, a coleta, verificar se o sistema existente suporta, e assim por em diante. Veja por exemplo o terreno abaixo, ele é bem íngreme e vou necessitar fazer um corte, mas este corte com talude? Ou com muro de arrimo? Ou ambos?

HospitalAntes

Com isto em mente precisei fazer várias analises para neste local eu desenvolver o projeto de terraplanagem, e cheguei a conclusão que era possível fazer um pequeno talude de 5m e depois um murro de arrimo, como ilustrado na imagem abaixo.

Terraplanagem

Depois do projeto de terraplanagem, ou antes mesmo, eu posso já incluir o modelo do Revit, e assim localizar no projeto, e assim fazer o projeto de urbanização e arruamento, e esta urbanização pode ser de qualquer coisa, o Infraworks 360 já possui uma série de modelos 3D, como árvores, pessoas, carros e etc. como isto eu consigo reproduzir muitos itens do contexto e também de itens que serão inseridos no meu modelo de uma forma mais fácil e visual que fazer talvez o mesmo no Revit.

Hospital04

Depois eu evolui ainda mais a parte da engenharia, tanto criando um acesso a rua existente e trabalhar o acesso com raios e movimentos, etc. Além disto tem o projeto de Drenagem onde inclusive tive que conectar com o sistema de drenagem local, o software além de conseguir modelar de forma muito fácil e rápida os elementos de drenagem, eu também consigo verificar se pela área de contribuição e o valor pluviométrico, eu consigo verificar a capacidade de vazão da tubulação.

Hospital02

E depois com o projeto todo pronto dentro do InfraWorks 360 eu usei o AutoCAD Civil 3D para tirar as seções, notas de serviço, perfis, seções etc., para a construção. E a grande coisa do Civil 3D é que posso utilizar o modelo do InfraWorks 360, ele vai entender os elementos de projeto e transformar no formato de apresentação de engenharia, então a superfície vira cursas de nível, as ruas viram alinhamentos/perfis e assim posso detalhar e criar o projeto executivo rapidamente, e ser perder tudo o que eu fiz no InfraWorks 360.

Civil3D

Notem o modelo do Revit dentro do Civil 3D, como isto foi possível? Veja o vídeo abaixo.

Você pode conferir aqui o vídeo  com todo o processo utilizado, desde o Revit passando pelo InfraWorks 360 e terminando no AutoCAD Civil 3D.

Aqui você pode ver um vídeo bem mais resumido de todo o trabalho.

Qualquer duvida ou sugestão deixei aqui nos comentários.

Para criar um modelo de forma automática no InfraWorks 360 de uma olhada neste vídeo.

Abraço

 

 

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'