Pessoal, uma das coisas que queremos contar aqui no blog para vocês é sobre as pessoas que fazem a Autodesk no Brasil. Vamos começar com uma personagem que trabalha na empresa desde que se formou: Augusto Gonçalves.
Vindo de Minas Gerais, Augusto é o típico geek: já fez inúmeros cursos e adora falar de bits e bytes.
Vamos saber mais do trabalho dele na Autodesk:
Qual sua formação e há quanto tempo trabalha na Autodesk?
Sou graduado em Engenharia Civil pela UFMG, com mestrado em Engenharia da Computação pelo ITA e MBA em Marketing pela FGV. Durante a graduação participei de projetos de pesquisa (Iniciação Científica) com professores envolvidos em criação de aplicativos gráficos com AutoCAD. Ao concluir o mestrado, já em 2008, vim para a Autodesk e iniciei minha atuação trabalhando com parceiros do Autodesk Developer Network na América Latina e Estados Unidos. Mais recentemente na plataforma Autodesk Forge, mas sempre ajudando a comunidade de desenvolvedores a criar apps compatíveis com os produtos Autodesk.
Qual conselho daria para quem está na faculdade?
A área de tecnologia é ótima e cheia de oportunidades, especialmente a área de software. Existe uma grande tendência de abstrairmos diversas atividades via aplicativos, vide as recentes grandes ideias como Uber, Airbnb, dentre outros, por isso a grande demanda por profissionais que saibam criar aplicativos (programação). Mas a grande base de conhecimento está em inglês, que é indispensável, e é para autodidatas. Finalmente, capacidade técnica fica ainda melhor quando se sabe expressar em público, daí lembre-se de praticar na faculdade, apresentando trabalhos, falando em público. Estas serias as três dicas para universitários: inglês, vontade de aprender e capacidade de se expressar em público.
Trabalhar na Autodesk é…
Espetacular! Ajuda muito ter um time global que sempre está trocando experiência e acelerando a difusão do conhecimento técnico. É ótimo estar em uma empresa que sempre está na lista de melhores lugares para trabalhar, mesmo sendo um escritório pequeno no Brasil.
O que gosta de fazer nas horas vagas?
Aprendizado é constante e parte das horas vagas tem sido usadas, mais recentemente, com experimentos em IoT (Internet of Things). Experimentos ajudam a aguçar a criatividade e testar ideias que depois podem ser aplicadas às tecnologias como Autodesk Forge. Como bom engenheiro, o gosto por mecânica, carros e motos sempre está presente, especialmente nas horas vagas.
Como dito por Marc Andeessen (Wall Street Jounal), software is eating the world! E esta é uma boa área para atuar. O trabalho e o futuro prometem!
Para conhecer mais o trabalho do Augusto, conheça o blog colaborativo que ele participa com sua equipe, o AEC DevBlog. Já o twitter é @augustomaia.
Fique de olho nas próximas entrevistas.