Pela quinta vez a Autodesk realizou um Fórum para discutir o BIM no Brasil como parte das atividades do AU Brasil.
Esse evento promoveu um encontro dos líderes que estão transformando o panorama da construção e da infraestrutura no Brasil. Estiveram presentes agentes governamentais, associações da indústria e profissionais, empresas de destaque no mundo da Arquitetura, Engenharia e Construção.
As principais apresentações foram:
– CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) que tratou do estímulo da Câmara ao desenvolvimento do BIM na indústria da Construção. Segundo a CBIC, a utilização do Building Information Modeling (BIM) permite melhorar o planejamento, a produtividade e o controle das obras. A CBIC lançou recentemente a cartilha “10 Motivos Para Evoluir Para o BIM” e contemplou alguns dos participantes com a coletânea
– Foster+Partners abordou a implementação BIM na empresa e destacou alguns projetos desenvolvidos nesta metodologia
– O FDE apresentou o processo evolutivo do BIM dentro da instituição que culminou com um BIM Mandate
– Teatro Porto Seguro apresentou um caso prático da aplicação do BIM para Facilities Management
– TCU destacou os benefícios do BIM na fiscalização de obras
– Autodesk também apresentou as inovações de tecnologia BIM para os setores de Arquitetura, Engenharia, Infraestrutura e Construção.
Conclusões do evento:
O alto nível das discussões mostra que o BIM já é uma realidade no Brasil e está em expansão. Além de empresas de projeto utilizando BIM, temos hoje discussões estratégicas da metodologia no Brasil e mandatos BIM do governo. Este foi um dos principais tópicos dos painéis de discussão.
Também foram discutidos temas como a aplicação do BIM em Facilities Management, responsabilidades de contratantes em BIM e como evoluir o BIM no Brasil.
Mas não acabou não! Em novembro teremos um Fórum de BIM no AU Vegas onde serão discutidos tópicos da América Latina.