Depois de uma semana intensa no AU Vegas estamos de volta! Foram três dias de muitas apresentações, workshops e reuniões durante um evento que reuniu mais de 10 mil pessoas de todo o mundo para discutir como as coisas serão feitas no futuro!
Pela 4ª vez a Autodesk América Latina realizou um workshop em que discutiu o avanço do BIM na região com diversos casos de sucesso apresentados.
Com a presença de mais de 100 pessoas entre clientes, parceiros e executivos da Autodesk, o Fórum destacou que Brasil e Chile são os países que estão liderando a adoção do BIM na América Latina.
O Brasil, por exemplo, terá um contrato de cooperação com o governo do Reino Unido para acelerar o uso de BIM, assim como já foi feito no Chile.
Além disso, durante o Fórum foram mencionados casos de adoção BIM como da CPTM e do FDE (responsável pela padronização de 6 mil escolas em todo o estado de São Paulo) entre outras iniciativas da indústria como o Laboratório Móvel da Firjan e a Conferência Internacional de BIM do Sinduscon-SP.
O Metrô-SP apresentou seu plano de “inovaçãoBIM” que irá expandir o BIM já adotado em alguns departamentos para toda a empresa.
Já no México, foi destacado que o governo publicou seu primeiro BIM Mandate em agosto e que a metodologia será usada no trem que ligará a capital com a cidade de Toluca.
Outras práticas de BIM apresentadas foram a Torre Reforma, projetada com Navisworks e BIM 360, a torre Saqqara em Monterrey, a torre Koi e a torre Mitikach que será a mais alta do país em 2018. A projetista de instalações AKF apresentou vários casos de adoção BIM, incluindo o mais recente que é o Novo Aeroporto da Cidade do México.
Já o Chile mostrou o projeto do aeroporto de Santiago que está em construção e cujo maior desafio foi a integração entre equipes e tecnologias.
O evento foi finalizado com um painel de discussões que elucidou desafios e oportunidades na implementação do BIM nos diferentes países da América Latina.