twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

D&M

Decathlon reimagina bicicleta usando design generativo Autodesk

Priscilla Fiorin
November 19, 2020

Criadora visionária de mais de 3 mil produtos esportivos anualmente, a fabricante francesa e maior varejista de equipamentos do setor no mundo, Decathlon, está à frente de outras empresas, investindo em tecnologia para desenvolver artigos mais leves, mais fortes, mais verdes, mais acessíveis e personalizados. O mais recente feito desta líder global nesse sentido é o que eles chamam de “projeto visionário”— neste caso, explorando o que é possível por meio do uso de novas técnicas de fabricação e design alimentado por inteligência artificial (IA) – ao desenvolver uma nova bicicleta de alto desempenho com potencial para ser impressa em 3D, a partir de alumínio, sob medida para cada cliente.

Com a auxílio dos recursos de design generativo do software Autodesk Fusion 360, a Decathlon projetou, produziu, e identificou componentes protótipos performáticos e ecologicamente corretos. Ao evitar fibra de carbono (material usado em bicicletas leves, fortes e de alto desempenho, mas de difícil reciclagem) e planejar a impressão das bicicletas de alumínio em 3D, a empresa visa reduzir tanto as matérias-primas quanto o uso excessivo de transportes de carga, necessários para construir e entregar esta bicicleta de corrida futurista.

Transformação digital a serviço do clima

A Decathlon mantém uma reputação de mercado e compromisso de marca com sustentabilidade, design de ponta e acessibilidade. Amada por seus clientes, a empresa está repensando métodos tradicionais de design de produtos para oferecer uma abordagem mais sustentável. Com isso, ela projeta, testa e fabrica todos os seus produtos para atender aos altos padrões de qualidade e para reduzir o impacto das suas atividades sobre o meio ambiente.

Em grande parte, a inovação da Decathlon é impulsionada por seu compromisso ambiental.   Para alcançar os seus objetivos ecológicos, a empresa está transformando o procedimento de design de produto, colocando a tecnologia no centro desse processo.  Sua ambição é reduzir a pegada de carbono dos bilhões de equipamentos que produz a cada ano.

O design generativo, que representa a tecnologia Autodesk no centro deste projeto, é uma forma de inteligência artificial (IA) que fornece a um engenheiro de design centenas, até milhares, de soluções potenciais para um determinado problema de design em minutos ou horas. Essa tecnologia é alimentada pelo software Fusion 360 da Autodesk e usa algoritmos, aprendizado de máquina e geometria computacional para gerar rapidamente múltiplas soluções que atendem a exigências e restrições precisas estabelecidas pelo designer. Soluções otimizadas que satisfazem os requisitos são então apresentadas ao designer para consideração e desenvolvimento. Esse processo muda radicalmente a forma como um produto é projetado.

 

Neste projeto, o design generativo foi utilizado para projetar o quadro e o garfo da bicicleta, inicialmente levando em consideração as forças dinâmicas significativas a que o garfo seria submetido sob frenagem e em velocidade, bem como aerodinâmica e muitos outros fatores. Um aspecto crucial da estrutura de uma bicicleta, o garfo é o componente ao qual a roda dianteira está presa, permitindo que o veículo seja dirigido, e é composto por várias peças que devem suportar essas forças significativas.  A empresa prevê que sua reformulação do processo tradicional de design de produtos possa reduzir drasticamente o peso do equipamento usando menos material.

“A tecnologia Autodesk desempenhou um papel fundamental para ajudar projetistas e engenheiros da Decathlon a repensar o novo possível e ampliar o leque de opções que eles consideraram para esta bicicleta”, conta Scott Reese, vice-presidente sênior da Autodesk. “O projeto de bicicleta da Decathlon ilustra perfeitamente as contribuições fundamentais que o design generativo pode oferecer ao processo criativo dos designers. Com a ajuda das ferramentas Autodesk, a Decathlon combinou inteligência artificial e criatividade humana para perseguir metas de sustentabilidade e desempenho que atendam às altas expectativas dos consumidores. O projeto também possibilitou que os designers se familiarizassem com novas tecnologias de design e fabricação que criarão os produtos do futuro”, conclui.

“O início da nossa parceria foi marcado por questões técnicas, porque não havíamos entendido profundamente o design generativo ou o que ele poderia trazer”, comenta charles Cambianica, membro da equipe de Design Avançado da Decathlon. “Graças a este projeto, percebemos que essa tecnologia não é apenas uma ferramenta adicional, mas realmente uma nova maneira de conceber e projetar nossos produtos. A Autodesk nos oferece uma visão de novas possibilidades para criar produtos do futuro. Claramente, essa tecnologia nos permite ir ainda mais longe, porque nos poupa tempo, torna os produtos melhores e, acima de tudo – este é um ponto muito importante –, mantém as pessoas no centro do processo de criação”, afirma.

 

Transformar os processos dos negócios para se manter competitivo em um mundo em rápida mudança raramente é fácil. Fazer isso normalmente requer tempo e visão para reimaginar possibilidades, gerando mudanças na cultura, foco e infraestrutura da empresa para implementar essa visão. Mas os benefícios de fazê-lo, especialmente quando realizados com um parceiro que possui experiência neste tipo de projeto, podem gerar retornos muito superiores ao investimento realizado, como a Decathlon está demonstrando.

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'