twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Esta resposta foi enviada a Siaenco no dia 21 de Setembro de 2020 em referência à carta aberta sobre Autodesk Revit

Aos nossos clientes que participaram da carta aberta sobre o Revit, obrigado. Vocês levantaram preocupações importantes sobre o desenvolvimento do Revit e as funcionalidades necessárias para que consigam realizar seus projetos em um setor que está mudando rapidamente.  Vocês identificaram pontos que devem ser levados em consideração e que mostram onde podemos melhorar. E embora não concordemos com todos os pontos apresentados, estamos comprometidos em ouvir o que cada um de nossos clientes tem a dizer.

Gostaríamos de aproveitar para abordar alguns temas-chave da carta. Vejam a seguir:

Encontrando o equilíbrio

Como qualquer empresa, temos recursos finitos. Tomamos decisões de investimento e determinamos prioridades com base no nosso entendimento das necessidades dos clientes e do setor. E, como qualquer empresa, nem sempre acertamos (Alguns de nossos clientes de mais longa data se lembrarão da problemática barra de ferramentas do Revit de 2010. Nós reconhecemos e a corrigimos). Nos últimos anos, passamos a investir menos na funcionalidade de modelagem de arquitetura e, agora, estamos trabalhando para reverter essa situação.

Gostaríamos de compartilhar alguns critérios que suportaram nossas decisões sobre o Revit nos últimos anos.

Nosso objetivo com o Revit sempre foi maximizar o valor que ele traz para o mercado de arquitetura e construção, e para isso, devemos permitir que todas as principais partes interessadas participem do processo BIM. Sendo assim, focamos nosso desenvolvimento no produto para atender melhor aos clientes de engenharia e construção. Isso exigiu vários projetos para melhorar a escalabilidade e o desempenho da plataforma, dando mais suporte aos detalhes de fabricação de engenharia, e que também beneficiaram todas as disciplinas. O resultado disso foi uma desaceleração no desenvolvimento dos principais recursos de modelagem arquitetônica. Reconhecemos o impacto que isso teve sobre nossos clientes de projetos de arquitetura e, no final do ano passado, aumentamos nosso investimento e recursos para esta área no Revit. Levará algum tempo até que esse impacto seja plenamente realizado, mas vocês podem acompanhar a evolução pelo Roadmap Público do Revit.

Investimento em nuvem e privacidade de dados

Ouvimos de vocês sobre a importância da colaboração e de uma plataforma em nuvem robusta e de alto desempenho. Acreditamos que a nuvem é a melhor forma de promover mudanças na maneira como as equipes se conectam para entregar resultados em seus projetos, por isso habilitamos a colaboração de  multi-usuários, intra e entre empresas com o BIM 360 Design e o Revit Cloud Worksharing, um investimento importante,  que já permite a centenas de milhares de profissionais de design se conectarem. E como a confiança é um princípio essencial para a o gerenciamento dos dados do seu projeto, nossas soluções em nuvem devem ser altamente resilientes, seguras e escaláveis. Essa fundação, construída ao longo dos últimos sete anos, nos permitiu responder aos clientes baseados na União Europeia,  com um novo data center. Saiba mais sobre nossos padrões de segurança na nuvem e sobre as medidas que tomamos para cuidar de seus dados nesses links.

Desempenho

Além de expandir o valor do BIM para todas as partes interessadas em um projeto de construção, é fundamental que a nossa tecnologia seja rápida e confiável. Não iremos nos aprofundar sobre métricas de confiabilidade e desempenho nesse momento, mas é importante salientar que, todos os anos, investimos uma parte significativa de nossos recursos de desenvolvimento  objetivando a qualidade e o desempenho do Revit. Você pode saber mais sobre isso numa serie de artigos a serem publicados no Revit Blog.

Plataforma Aberta e Interoperabilidade

Acreditamos que o acesso aos dados e mecanismos  de funcionamento do Revit, por meio das APIs do Forge baseadas na Web, permitirão a criação de novas ferramentas, direcionadas para atender ao setor. No entanto, como todo o projeto requer uma multiplicidade de produtos de software para garantir a entrega do melhor resultado, as ferramentas que desenvolvemos não conseguem atender a todas as demandas – muito menos uma única ferramenta como o Revit. Continuamos investindo no suporte a arquivos IFC (Industry Foundation Class) e, com base no feedback dos clientes, recentemente aumentamos o desenvolvimento para os novos requisitos do setor, com foco na certificação IFCv4. Essa abordagem com foco na plataforma permitiu a formação do  ecossistema forte e aberto que temos hoje. Centenas de parceiros e clientes customizam continuamente os nossos produtos para atender aos seus fluxos de trabalho individuais.

Nos casos em que não obtivemos tanto sucesso, estamos aproveitando essas mesmas APIs para criar melhores conexões entre nossos produtos. É algo em que estamos trabalhando proativamente e buscando aprimorar. Recentemente, entregamos uma melhor interoperabilidade entre o Civil 3D e o Revit, entre o Revit  e o Inventor, o SketchUp e o Revit, e  estamos trabalhando ativamente para melhorar os fluxos de dados com estes e outros produtos.

Novidades para o Revit

Olhando para o futuro, acreditamos que as formas de trabalho vão continuar evoluindo, da atual modelagem direta ao design baseado em resultados, impulsionado pela capacidade analítica autônoma (da qual o Desenho Generativo no Revit é um pequeno passo), até a convergência entre fabricação de manufatura e construção – e esses dados precisam ser desbloqueados de seus formatos nativos e fluir mais rapidamente através dos produtos da Autodesk e de outros fabricantes. Desenvolvidos na nuvem, com experiências que vão do ambiente de desktop, até dispositivos móveis e realidade aumentada, esse futuro parece bem diferente de um aplicativo de desktop com centenas de botões na barra de ferramentas. Nas próximas versões você vai começar a ver novas funções nesta direção, as quais você vai poder avaliar e nos ajudar fornecendo seu feedback.

Alterações no modelo de licenciamento

Nós também compreendemos que nossos clientes passaram por diferentes modelos de licenciamento nos últimos anos, enquanto transformamos a Autodesk em uma empresa baseada em assinatura, justamente para melhor atender aos clientes. Esse nosso modelo de negócios viabilizou o acesso aos nossos softwares a todo um conjunto de novos clientes, por não exigir grandes investimentos iniciais. Existem também fatores positivos inerentes aos negócios de nossos clientes,  que aumentam naturalmente os custos ao longo do tempo – tal como a adição de novas assinaturas como consequência do crescimento do negócio, a migração para a metodologia BIM, ou o upgrade para soluções mais completas, como as ‘Industry Collections’ que permitem aumentar a capacitação e eficiência de seus funcionários. Fizemos o possível para equilibrar as alterações de licenciamento com uma experiência mais valiosa e ofertas promocionais de migração para o niovoi modelo, que oferecem aos clientes ainda no modelo anterior, um caminho para experimentar esses benefícios a um custo compatível ao que pagam hoje. Como exemplo, introduzimos relatórios de uso do produto para que os clientes possam garantir o máximo de aproveitamento dos seus investimentos e prever gastos futuros com precisão.

Diálogo aberto e relação de parceria

O diálogo aberto com os clientes continua sendo fundamental para planejarmos o nosso caminho. Fazemos isso por meio de fóruns como o Revit Ideas, o Grupo de Usuários Revit e os conselhos executivos de clientes. Trazemos clientes aos nossos escritórios em todo o mundo para testarem novos recursos, além de termos adotado uma prática padrão às nossas equipes de scrum (um framework de gerenciamento de projetos muito eficiente), que incluem vários clientes em suas revisões quinzenais,  para colhermos seus feedbacks. Também disponibilizamos publicamente o Roadmap do Revit.

A cada ano, realizamos ainda uma pesquisa de satisfação global que, normalmente, vai para uma amostragem aleatória de clientes. No espírito de ouvir primeiro, estamos relançando esta pesquisa, valorizando também as respostas adicionais desses clientes. Trata-se de uma pesquisa totalmente anônima, a menos que o cliente escolha incluir o seu endereço de e-mail. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Por fim, entraremos em contato diretamente com cada signatário, para que nos ajudem a entender melhor suas necessidades. O feedback de vocês é crucial para nos ajudar a inovar. E seguimos comprometidos com a comunidade de arquitetura e o futuro da indústria.

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'