twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Autodesk University 2020: “Pensando fora do imaginável”

Priscilla Fiorin
December 14, 2020

Líderes do setor de arquitetura, engenharia e construção da América Latina participaram de um painel para mostrar como, por meio das soluções Autodesk, paradigmas estão sendo quebrados

No Autodesk University 2020, foi realizado o painel “Pensando fora do imaginável”, um espaço virtual onde os líderes da indústria da América Latina se reuniram para compartilhar sua experiência com as soluções da empresa. Por meio da fusão de tecnologia, engenharia e design, eles demonstraram como estão quebrando paradigmas e reinventando o que é possível aproveitar o potencial que a região oferece, enquanto continuam a moldar um futuro mais sustentável.

O mundo está mudando junto com as necessidades de diversos setores como engenharia, arquitetura, construção entre outros, o que exige uma transformação em seus processos internos. Embora os alicerces de cada indústria tenham sido forjados com as ferramentas que existiam anteriormente, com a rápida evolução da tecnologia foi necessário tirar partido das soluções que oferecem para avançar para a digitalização. Nesse contexto, Luz María Vásquez, gerente de vendas técnicas sênior para LATAM na Autodesk e Ricardo Bianca, especialista sênior em vendas técnicas para o Brasil na Autodesk, moderaram o espaço virtual “Pensando fora do imaginável” no qual os especialistas José Bautista, Vice-gerente de projetos hidrelétricos do CFE; Derly de Araújo, gerente de EDS da Brass do Brasil; Pablo Belmar Cubillos, gerente de projetos e gerente BIM da 5D Ingeniería; Juan David Hurtado, CEO da BlueBird Coffee e André Furcolin, e Paula Pereira, coordenadores de BIM e paisagistas da Alexandre Furcolin, tiveram a oportunidade de compartilhar histórias que inspiraram clientes de diversos setores a fazer melhor e buscar soluções inovadoras para seus projetos.

Durante a sessão, o engenheiro José Bautista, vice-gerente de pré-projetos hidrelétricos da Comissão Federal de Eletricidade (CFE), compartilhou os benefícios que as ferramentas Autodesk proporcionam para a geração de eletricidade no México. Por meio da tecnologia, tem sido possível fortalecer os processos desde a fase de planejamento e projeto, até o acompanhamento da construção de hidrelétricas em sistema colaborativo. Ou seja, tem contribuído para um melhor aproveitamento dos recursos, reduzindo custos e, sobretudo, reforçando a tranquilidade dos engenheiros na tomada de decisões, mitigando os riscos, uma vez que durante as etapas de desenvolvimento e projeto eles são levados em consideração, alternativas que otimizam as obras, atraindo eficiência e reduzindo os tempos de trabalho.

Por sua vez, Derly de Araújo, gerente de EDS da Brass do Brasil, empresa multinacional com experiência no desenvolvimento de projetos de engenharia para mineração, siderurgia, agronegócio e indústria em geral, comentou como, por meio do BIM 360 da Autodesk, eles têm conseguido oferecer serviços completos e desenvolver otimizações em seus projetos, para uma indústria que está em grande transformação, buscando soluções cada vez mais sustentáveis ​​que mitiguem a pegada de carbono, melhorando as condições de vida e ao mesmo tempo respondendo aos grandes desafios de seus clientes .

A arquitetura paisagística também se tornou necessária para a criação de um futuro melhor. André Furcolin e Paula Pereira, coordenadores de BIM e paisagistas da Alexandre Furcolin, explicaram como a tecnologia é fundamental para o seu trabalho, pois desenvolvem projetos com as ferramentas BIM e Revit da Autodesk. Por meio de bibliotecas de árvores e plantas desenvolvidas em Revit, podem oferecer o design que melhor se adapta de acordo com sua contribuição estética e física de acordo com as características do terreno e tipo de trabalho. Graças a isso, eles conseguiram calcular o tamanho da vegetação para os espaços, aumentando a versatilidade dos ambientes e a eficiência em seus projetos. Como a pesquisa e o desenvolvimento não param, hoje eles são os pioneiros do paisagismo no Brasil apoiados na transformação digital.

“A Autodesk está criando, junto com os líderes da América Latina, as cidades do futuro com os elementos que elas sem dúvida devem ter, como a integração entre o urbano e o natural”, disse Luz María Vásquez, Gerente Técnica Sênior de Vendas LATAM da Autodesk.

Na área agrícola, Juan David Hurtado, fundador da BlueBird Coffee, um café colombiano considerado um dos melhores do mundo, contou como fazer parte da 4ª geração de café de sua família e ser engenheiro mecânico de profissão, após liderar grandes projetos. No setor de construção na Colômbia, surgiu a preocupação de aplicar essas ferramentas no setor agrícola. Foi assim que começou a digitalização dos seus processos, usando as ferramentas Autodesk BIM para criar um gêmeo digital do seu campo agrícola, facilitando o registro e monitoramento de tarefas de qualquer lugar e permitindo que você tome as melhores decisões no dia a dia. Durante sua palestra, ele mencionou que a América Latina possui recursos naturais, matéria-prima de que qualquer indústria necessita, portanto, há grande potencial de progresso se essa nova perspectiva for transmitida às gerações futuras para a gestão do maior patrimônio da região, a que seu tratamento seja sustentável, para que a rentabilidade do campo seja alcançada com proteção ambiental e inovação social, digitalizando o conhecimento ancestral para que permaneça presente, atraindo prosperidade compartilhada para a região.

Por fim, Pablo Belmar Cubillos, gerente de projetos BIM da 5D Ingeniería, empresa chilena especializada na gestão, desenho, coordenação e fiscalização de projetos AEC, comentou que graças à AEC Collection, conseguiu estar preparado para a atenção virtual de seus clientes, tendo sido pioneira em gêmeos digitais, permitindo aos seus clientes validar projetos de grandes obras de construção e infraestrutura como aeroportos. Agora seu foco está na construção e ele expressou interesse em aproveitar a oportunidade oferecida pelas ferramentas para entrar em novos setores. As tecnologias de projeto, análise e plataforma de colaboração oferecidas pela Autodesk têm ajudado a desafiar-se como empresa, buscando melhores soluções e aumentando a qualidade dos projetos que desenvolvem, pois permitem uma visão mais detalhada do panorama de alternativas que podem oferecer para seus clientes desde os estágios iniciais do projeto.

No final da sessão, Luz Maria Vásquez comentou sobre a importância de realizar cada ação hoje dentro da indústria como empresas e indivíduos, pensando na transformação que o mundo está exigindo de nós para gerarmos em conjunto as mudanças necessárias que levem a melhores condições de vida .

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'