twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Autodesk apoia nova edição do Projeto BIM Colaborativo com participação da MAPdata

Priscilla Fiorin
April 27, 2022

Com o objetivo proporcionar ao mercado de pequenas e médias empresas uma experiência de iniciação estruturada ao BIM, de forma COLABORATIVA, e com baixo risco e investimento, a Autodesk apoia mais uma vez o Projeto BIM Colaborativo (PCB), em parceria com o Partner Platinum MAPdata.

O Projeto BIM Colaborativo é uma iniciativa inovadora, que se propõe a oferecer uma abordagem diferente para preparar os pequenos e médios negócios em relação ao BIM e ao novo mercado que se configura na atualidade. O projeto combina o conhecimento e representatividade setorial da Câmara Brasileira da Indústria de Construção Civil (CBIC), a experiência metodológica e prática em matéria de processos de implementação BIM da VISTTA|S Consultoria e a capacidade técnica e suporte dos principais fornecedores de soluções de software BIM do mercado brasileiro.

A Autodesk é um dos principais desenvolvedores de soluções BIM no mundo apoiando desde a 1ª. Edição do projeto, fornecendo licenças, treinamento e suporte técnico das soluções Autodesk Revit para os projetistas de arquitetura, estrutura e instalações atuarem no desenvolvimento e revisão dos modelos autorais de cada disciplina e Autodesk Navisworks para apoiar os participantes nos processos BIM de coordenação espacial, análise dos modelos, assim como planejamento e orçamento de obras foram oferecidos.

Os treinamentos estão sendo liderados pela MAPdata, experiente parceiro da Autodesk que atua na implantação de diversas ferramentas da companhia americana.

“Acreditamos no BIM como uma metodologia que pode ser adotada por qualquer empresa, não importando seu tamanho, mas sua capacidade de estar atento às mudanças que o mercado tem passado e inserindo o que há de mais atual na tecnologia para projeto”, afirma Cláudio Pinto, diretor de vendas da Autodesk Brasil.

O PBC constitui uma alternativa de comprovada eficácia de iniciação orientada e coletiva no BIM 100% on-line, cuja jornada se estrutura em três módulos que atendem os diversos desafios enfrentados por empresas e profissionais do setor na hora de se transformar digitalmente:

CURSO DE IMERSÃO BIM
O primeiro módulo da jornada foca nos desafios inerentemente vinculados à capacidade de tomar decisões estratégicas tais como:

  • o entendimento do contexto atual do setor e da natureza das transformações em curso
  • a identificação de oportunidades e desafios abertos pela transformação digital
  • o conhecimento conceitual sobre BIM e seus impactos ao longo da cadeia da construção civil

Esse módulo, de 8 horas de duração, também integra uma simulação de fluxo de interoperabilidade especialmente desenhada para tornar mais concretos os conteúdos do curso, facilitando para os participantes ver de maneira mais próxima o contexto de trabalho em BIM oferecendo assim bases para melhor compreender os desafios e oportunidades para seu próprio negócio.

TECNOLOGIAS BIM

O segundo módulo foca no conhecimento sobre as tecnologias, sobre os critérios de avaliação e no desenvolvimento de novas habilidades através dos treinamentos oferecidos pelos principais desenvolvedores do mercado. Ao longo de 6 semanas os participantes transcorrem diversas fases próprias do trabalho com soluções tecnológicas que vão permitir:

  • Conhecer, através de apresentações dos próprios fornecedores de software BIM, 30 diferentes soluções tecnológicas BIM de maneira de entender as diversas alternativas para trabalhar e, também, entender as diversas funcionalidades das ferramentas com as que trabalham seus parceiros.
  • Escolher soluções, através de uma orientação metodológica que fornecerá critérios e permitirá construir o alinhamento com a estratégia do negócio
  • Treinar em até 2 soluções a escolha desenvolvendo novas habilidades no domínio de ferramentas, com especial foco na interoperabilidade.
  • Aplicar os conhecimentos e novas habilidades em um hackathon BIM, junto a outros participantes impulsionando, também, oportunidades de networking.

PILOTO BIM

No módulo-piloto, seis empresas desenvolvem um projeto de maneira colaborativa, desde a modelagem da arquitetura ao orçamento 5D. Com isso, é possível treinar a colaboração avançada e entender pontos que só aparecem com a prática do trabalho simultâneo. Ao mesmo tempo, trata-se de uma oportunidade para testar uma plataforma tecnológica sem ter que fazer investimento inicial e em condições muito mais semelhantes a uma situação de mercado quando comparado, por exemplo, a uma experiência piloto interna à empresa. Ao final do trabalho, o profissional pode avaliar se a solução utilizada, de fato, atende suas necessidades.

 

  • Desenvolver habilidades para o trabalho colaborativo e interoperável
  • Treinar no uso de Ambientes Comuns de Dados (CDE) e plataformas de colaboração avançada
  • Aplicar os novos conhecimentos e habilidades em um fluxo simulado, em ambiente controlado e com acompanhamento dos facilitadores do projeto.

 

De maneira transversal aos três módulos estrutura-se um verdadeiro ecossistema que conecta os participantes entre si criando oportunidades de novos negócios, com os parceiros desenvolvedores fortalecendo a troca e, entre todos junto à consultoria, gera-se uma rede de circulação de conhecimentos e de oportunidades.

 

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse  https://bit.ly/3xYgAYH

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'