A Camargo Corrêa Infra, empresa de engenharia e construção pesada, tem escrito sua história focada na Cultura de Inovação atrelada à utilização de tecnologia para se destacar em um mercado que ainda passa por grandes desafios. Ao apostar em soluções da Autodesk, líder mundial de software para projeto, a empresa reforça seus pilares de transparência e inovação, essenciais para o desenvolvimento de grandes obras com complexidade, seu foco de negócios.
A parceria com a Autodesk para implantação e uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) já existe há alguns anos devido à missão de ambas as empresas em disseminar a cultura de inovação.
O mercado de construção é tido como um dos mais atrasados no que diz respeito aos avanços tecnológicos e a Camargo Corrêa Infra investiu em práticas que nenhuma outra havia testado, como, por exemplo, o uso de devices móveis no canteiro de obras, por meio do Autodesk BIM 360, ferramenta até então inédita no mercado brasileiro.
Ainda assim, com seu reposicionamento de mercado iniciado há dois anos, a construtora entendeu que deveria dar um passo além e desenvolver uma metodologia que permitisse a democratização do BIM, ou seja, levar os modelos 3D e 4D para todas as equipes envolvidas na obra como também desenvolver uma rede de colaboração e resolução dos principais problemas que afetam a produção e avanço do cronograma. Para isso, foram disponibilizados tablets e smartphones aos profissionais que coordenam as atividades no Canteiro de Obras para que eles possam consultar os projetos executivos e a mais recente versão dos modelos 3D e 4D construídos a partir dos processos BIM , registrar os principais problemas que impactam a produção, quer seja no projeto ou no campo, e direcionar para um outros profissionais resolvê-los e até mesmo realizar as Listas de Verificação de Qualidade e Socioambiental.
Hoje, a empresa ampliou o uso do BIM 360 e a partir dele desenvolveu uma forma de todas as áreas usarem o método para agilizar seus processos e reduzir as distâncias entre as obras e o escritório da Companhia em SP. Neste intuito, foi instalada uma tela interativa no Espaço Infra i9, onde profissionais da administração central podem acompanhar em tempo real as ações necessárias para atendimento as obras. Por exemplo: a equipe jurídica pode ter acesso a uma obra em andamento para resolver alguma questão da sua área, ou os responsáveis por socioambiental podem checar algum dado apenas acessando o sistema e atualizando o mesmo de forma que todos os envolvidos na obra recebam a informação em tempo real.
Além disso, o profissional que coordena a obra em campo é treinado para acessar o projeto e lidar com todos os detalhes da sua complexidade por meio de um tablet, por exemplo, de forma que o controle de cada passo da construção esteja literalmente em sua mão. Esse profissional também se comunica diretamente com a equipe no escritório da empresa reportando em tempo real o andamento da obra.
Como benefício imediato dessa prática, Januário Dolores, presidente da Camargo Corrêa Infra, destaca a capacidade de produzir de forma mais barata e eficiente, além da transparência absoluta.
“Hoje, este modelo de uso do BIM já está presente em 06 projetos da Camargo Corrêa Infra, entre elas a estação Morumbi do Metrô paulistano e a linha do BRT de Salvador. O BIM 360 se tornou a plataforma de partida para a obra ser operada”, afirma o executivo.
Atualmente, a Camargo Corrêa Infra conta com quase 100 profissionais utilizando o BIM 360, acessando 10.930 documentos (Projetos Executivos, Instruções de Trabalho, Normas Técnicas, etc), 2.074 Listas de Verificação de Qualidade e Socioambiental e os modelos 3D e 4D através de Tablets e Smartphones.
“Faz parte do nosso negócio ajudar pessoas e empresas a imaginarem e projetarem um mundo melhor, seja em processos ou obras complexas. No caso da Camargo Corrêa Infra, eles usam os dois recursos para levar excelência à população que se beneficiará de suas obras”, afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil.
Para este projeto, a CCInfra contou com o apoio da revenda Frazilio & Ferroni, que auxiliou em todas as etapas do projeto de digitalização do canteiro de obras. Foi desenvolvido em conjunto com a CCInfra um treinamento específico de fluxo BIM para infraestrutura, que posteriormente virou tema de curso de especialização em conjunto com o Instituto de Engenharia. Participou da definição do processo de rollout para as obras, que conta com a capacitação presencial dos profissionais de campo, e também estruturou a arquitetura do sistema de integração do BIM 360 com o Forge, através do Power BI, apoiando na implementação do sistema automatizado.
“O projeto de digitalização no canteiro de obras é pioneiro no país e o fator decisivo de sucesso foi o engajamento da equipe de Inovação e a equipe de obra.
Sem a união destes departamentos não seria possível conquistar objetivos de melhorias de produtividade, economia de papel e transparência nos processos.
A equipe da CCinfra sempre busca excelência nos seus processos e qualidade no seu trabalho. Para a Frazillio é uma grande satisfação em poder auxiliar no processo de aprimoramento da empresa.” Diego Faria, coordenador do departamento técnico da Frazillio.