twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Tongji_fanlibridge-1-blog-post

A ponte Fanli na cidade de Yixing provincia de Jiangsu é uma ponte suspensa suportada por três estruturas principais que cruzam o rio Dongjiu para conectar a avenida Fanli. Tem um vão de 500 metros com 6 pistas de circulação e um custo de construção de aproximadamente de $100 milhões de dólares. A firma Tongju Architectural Design and Research Institute projetou a ponte e está envolvida no planejamento, logística e construção do mesmo. O vão e a disposição das estruturas de suporte tornaram-se um desafio incomum, mas graças a ajuda de processos BIM e com base na análise modelo inteligente e design de planejamento virtual, alcanlou um desempenho acelerado, com redução de custo e tempo (em comparação com o processo convencional).

Projeto BIM

Desafios nos processos do projeto

  1. Projeto de reforços e contraventos para garantir a estabilidade das torres, em especial no planos inferiores e áreas para cabos de ancoragem.
  2. Dimensionamento de vigas de aço e colunas, de modo que as seções cumpram as normas de transporte em estradas e cidades. Assim como a facilidade de montagem das mesmas com as especificações dos guindastes.
  3. A colaboração entre os envolvidos na concepção das torres, trilhos e cabos tensores.
  4. Calcular o espaço operativo para montar as estruturas e pós-construção para manobras de manutenção.

Trabalho baseado no modelo

Para efeito de projeto do modelo 3D inteligente, a plataforma principal foi feita no Revit, começando como um modelo central para projeto estrutural e documentação, também usando ferramentas para criar visualizações para melhor compreensão e tomada de decisão. Os fluxos de trabalho com base em um modelo central, ajudando a melhorar a eficiência e reduzir o trabalho de projeto. Ter todas as informações em um modelo abrangente, para membro da equipe, teve um maior acesso, tornando mais fácil de gerenciar o processo de projeto global.

1

O Infraworks 360 foi uma peça fundamental para o desenho conceitual, graças ao seu fácil manuseio e rápida geração e análise de projeto, terra e características ambientais. Eles podem ser gerados através de estradas e ferramentas pontes de projetos. Importar estruturas diferentes para analisar o impacto sobre o contexto real do Revit para Infraworks, criar visualizações para acelerar a tomada de decisões. E analisar o impacto visual da ponte dentro do contexto apresentado no Infraworks, graças à nuvem e conectividade tem sempre disponíveis os arquivos de modelo e foi um fator chave na fase de concepção.

Captura da tela do Autodesk Infraworks.

As estruturas verticais do Tongji foram modeladas com o Revit e AutoCAD, criando um modelo 3D e exportados para software de elementos finitos para serem analisados, depois dos planos de modelo estrutural, cortes e detalhes em Revit forem gerados.

3 4

Construção BIM

Desafios no processo de construção:

1. Como fazer a estrutura de aço para a construção das torres, a ordem correta das soldas e montagem.

2. Planeamento e trabalho de agendamento para maximizar o desempenho de pessoal, máquinas e materiais.

3. Logística e posicionamento dos flutuantes e estáticos guindastes para evitar colisões e melhorar o desempenho.

Planejamento e simulação de processos de construção:

Graças ao Navisworks Manage, o Tongji combinou o modelo estrutural da ponte com modelo de engenharia Civil 3D das estradas adjacentes e meio ambiente para a coordenação das várias disciplinas e detecção de interferência.

Este modelo multidisciplinar foi usado para planejamento e simulação de processos de construção, ajudando a equipe a avaliar vários cenários virtualmente para evitar problemas no processo de construção real.

A simulação dentro Navisworks ajudou no trabalho de programação de tarefas e situações críticas para o desempenho mais eficiente do pessoal, equipamentos e materiais.

O resultado

A empresa informa que evitando projeto manual e todos os retrabalhos, eles foram capazes de reduzir o tempo de projeto em 40 por cento. Usando modelos inteligentes da fase de projecto e, em seguida, simular o plano de construção e ajudar a reduzir o tempo de construção em 30%. Além disso, o uso de modelos ajudaram a agilizar a fabricação de componentes e reduziu o tempo de produção em 20%.

Tempo e dinheiro, veja alguns indicadores de como o BIM ajudou a ganhar tempo e dinheiro

  • redução de 40% no tempo de projeto.
  • redução de 30% no tempo de construção.
  • redução de 20% na produção dentro da estrutura.
  • $ 2 milhões de dólares economizados, reduzindo o tempo de execução da obra.

Baixe a versão trial e obtenha mais informações:

AEC Industry Collection

AutoCAD Civil 3D

InfraWorks360

Revit

NavisWorks

Se ficou interessado procure um de nossos revendedores clique aqui

Texto original Aqui, escrito por Mauricio Irastorza que é Technical Sales Specialist da Autodesk para a área de Infraestructura no México

 

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'