twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

BIM

Uma rápida reflexão sobre a importância do uso do BIM

Colucci
29/06/2018

Olá pessoal!

Recentemente lancei um post sobre a importância do ensino do BIM em Instituições do Ensino Superior entitulado “Está na hora de falarmos sobre as aulas de CAD nas Instituições de Ensino Superior”.

Como este post gerou um bom número de reações positivas, decidi escrever par quem ainda não conhece muito bem o BIM, ou até mesmo leu algumas coisas sobre o tema, uma reflexão sobre problemas em campo ocasionados pelo não uso desta metodologia.

Assim, os convido a me acompanhar nos próximos parágrafos e refletir sobre as vantagens de aplicar o BIM em projetos de AEC.

As dificuldades ocasionadas por problemas de comunicação na Construção Civil.

Por trás de cada falha durante a execução de um projeto está uma dificuldade de comunicação entre os interessados em seu desenvolvimento.

Muitos dos problemas estão relacionados ao uso de dados, informações e plantas desatualizadas. Além de gerar silos de informação, as dificuldades de comunicação durante o projeto resultam em perdas de prazo e gastos elevados com retrabalho.

usar o BIM auxilia na aprovação de projetos

O uso do BIM reduz a quantidade de projetos aguardando aprovação.

Somando-se a isso dificuldades em campo ocasionadas pelo não entendimento correto das intenções do projeto, devido ao uso de ferramentas que não permitem a elaboração de um modelo 3D repleto de informações e que integre todas as disciplinas do projeto e chegamos à um ambiente repleto de problemas onde cada membro da equipe tenta entender as dificuldades e identificar os culpados por cada uma.

Agora imagine as mesmas pessoas trabalhando em um ambiente colaborativo contando com uma ferramenta facilitadora, altamente segura e com dados armazenados na nuvem, permitindo armazenar todos os arquivos de um projeto em um repositório único ao alcance de todos. Pense em quantos problemas poderiam ser evitados se este ambiente permitir ajustes de hierarquias que definam o que cada usuário poderá acessar e editar possibilitando rastrear quem fez o que e, quando.

Utilizar o BIM em projetos gera inúmeras vantagens e trablaho colaborativo no canteiro de obras.

Utilizar o BIM em projetos gera inúmeras vantagens e trabalho colaborativo no canteiro de obras.

Pode parecer um sonho muito distante, mas esta realidade já existe e já nos permite ir muito além, e visualizar em 3D todas as características de um modelo do projeto que foi totalmente desenvolvido em uma única plataforma.

Por ser um processo que permita planejar, projetar, construir e gerenciar o ambiente construido a partir do uso de modelos 3D inteligentes, o BIM permite à toda equipe um melhor entendimento do projeto o que leva a resultados com melhor qualidade uma vez que esta abordagem está baseada em informações e não em desenhos.

Como é sempre bom ilustrar o que estamos falando, vou utilizar como exemplo um processo de transformação digital, como alguns chamam, o redesenho de uma hidrelétrica centenária localizada na Noruega.

A remodelagem  da hidrelétrica de Vamma

A maior hidrelétrica da Noruega foi construída há cerca de 100 anos e passou por um processo de planejamento para sua expansão. Seu projeto inicial, criado há 100 anos atrás, foi totalmente baseado em desenhos.

Após receber uma abordagem inovadora e ser totalmente replanejada sem utilizar um único desenho, mas sim um modelo digital contendo todas as inforamações e processos unificados em uma única plataforma BIM.

Este modelo permitiu conectar dados, visualizar e fazer com que todos os membros da equipe trabalhassem em um único local.

O fantástico resultado pode ser visto no vídeo abaixo.

Fantástico não é?

Antes de finalizar, aviso que logo estarei lançando a continuidade sobre o tema do ensino do BIM nas instituições de ensino superior, então se você ainda não segue nosso blog aproveite a oportunidade.

Featured Links

Colucci

0 Comments

'