twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Modelagem de Contexto é o processo de construir um projeto estruturado nas condições existentes e com dados enriquecidos. Com as ferramentas encontradas na AEC Collection você pode processar dados baseados em LiDAR e/ou drones, conectar-se a organizações do ArcGIS e importar muitos outros tipos de dados para construir um modelo inteligente para basear seus projetos. Utilizando informações atuais, de alta qualidade e inteligentes para o contexto de seu projeto, você pode realizar análises e tomar decisões de projeto no início do processo, o que terá um impacto significativo no orçamento e no cronograma finais.

Confira abaixo cinco razões pelas quais você deve incorporar a modelagem de contexto em seus projetos.

Razão 1: Impacto Inicial no Projeto Final

Ter dados precisos de condições existentes permite que você execute análises e modelagens avançadas e inteligentes no início do projeto. Isso, por sua vez, resulta na capacidade de tomar decisões críticas já no início do projeto. Ao criar um contexto de projeto inteligente, você pode executar simulações de inundação, criar bacias hidrográficas e análise de drenagem e utilizar dados GIS inteligentes para tomar decisões críticas de projeto. Essas decisões podem ter um impacto significativo na direção do projeto, incluindo a redução do retrabalho nos estágios posteriores, fornecendo conceitos iniciais claros e orientados por dados, diminuindo os gastos do projeto e economizando tempo.

Razão 2: Estabelecer e Atualizar Rapidamente Dados das Condições Existentes

Métodos de captura de realidade, como drones e LiDAR, tornam o processo de captura das condições existentes do local de projeto rápido e eficazes. Ao contrário dos métodos tradicionais, criar uma nuvem de pontos a partir dessa captura de dados e importá-la para o seu modelo pode levar horas em vez de dias ou semanas. Por exemplo, utilizando dados baseados em drones, você pode voar rapidamente no local do projeto para criar terreno e imagens de base para iniciar seu projeto. O processo de voar e extrair os dados pode ser feito em um dia. Além disso, você também pode reverter o projeto e importar os dados para o seu modelo se o local for alterado no decorrer do projeto.

Razão 3: Eliminar o Tédio de Importar e Exportar Dados GIS

Antes do Autodesk Connector para ArcGIS, você tinha que gastar tempo importando e exportando dados de bancos de dados para cada software que estava usando em seu projeto e vice-versa. O Autodesk Connector para ArcGIS, por outro lado, permite acessar e conectar-se a dados GIS atualizados e públicos hospedados no software Autodesk. Essa conexão elimina a tediosa tarefa de importar/exportar, além de garantir que os dados dos quais você está projetando sejam os mais atuais disponíveis. O Connector para ArcGIS também permite que você tenha uma localização central para todos os seus dados GIS. Seus dados GIS não são mais enterrados ou duplicados em seus servidores. Com o Connector para ArcGIS, seus arquivos estão todos em um único lugar e todos podem acessar os mesmos arquivos.

Razão 4: Reduzir o Risco de RFIs

Se seu projeto é baseado em condições reais, provavelmente ele é muito mais preciso. Isso reduz o risco de RFIs (Pedidos de Informação) e alterar pedidos na fase de construção. Ao basear seus projetos em condições existentes atualizadas, de alta qualidade e inteligentes, o contratante pode confiar na capacidade de construção do projeto, fornecendo melhores estimativas de custo e reduzindo o tempo gasto com RFIs indo e voltando para a equipe de projeto.

Razão 5: É Divertido!

Confira aqui o modelo criado da Torre Eiffel com as informações das condições existentes! Em vez de usar modelos de caixas para representar edifícios, você pode ver como o projeto completo vai realmente ficar. Você pode levar em conta a linha de visão de uma sala específica de um prédio do local. Você pode usar a simulação de mobilidade para ver como os carros e pessoas que viajam diariamente irão interagir ou se uma potencial entrada do estacionamento pode afetar o fluxo de tráfego. Imagine o que você pode fazer com todo o tempo que você economizar no projeto ao ter um modelo de contexto.

 

Traduzido e adaptado de: http://www.infrastructure-reimagined.com/5-reasons-believe-context-modeling/

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'